Engate Para Rebocar Trailer / Engate De Rebocar Trailer / Bola de Engate de Aço Inox

Visualizando 10 posts - 11 até 20 (de 41 do total)
  • Autor
    Posts
  • #51467
    Dodge
    Participante

    Essa forjaria aí já me pareceu que dá conta do recado: produto forjado, seguindo norma e com laudo. Diz ali que as esferas altas são para transporte de bicicletas. Para acertar a altura creio eu ser mais aconselhável mexer no suporte, não na esfera. Capitão, vc mora em que bairro? Régis.

    #51470
    Jandir de Teresopolis
    Participante

    Beleza de dicas… Acredito, a princípio, que a esfera de “pescoço” curto é mais forte ( http://www.forjariafersan.com.br/site/index.php/esfera-de-engate-automobilistico ). Tem menos chance de romper (quebrar). E pelo que entendi no site da forjaria, a de “pescoço” longo é feita para quem vai fixar suporte para bicicletas. Vcs acham que estou certo? Acredito também, como o Dodge, que as munhecas dos trailers são para esferas de 50 mm. Alguém sabe a medida? Com relação a altura, o André, que fez o reforço do engate, até me avisou que o certo seria primeiro ter o trailer em mãos, para saber as medidas, e poder até verificar quanto o peso dele fará a suspensão baixar (e outros detalhes….). O problema é que, provavelmente, vou ter que comprar o trailer em outro estado, talvez até em um dos do sul, e vou ter que já rebocar o bichão por mais de 1000 km, logo de cara (Pelotas, por exemplo, fica a cerca de 1.500 km de Teresópolis). Assim, pelo sim e pelo não, resolvi reforçar mesmo sem saber a altura correta, para esta primeira rebocada, e depois, se necessário, modificar o atual ou fazer um novo com a altura correta. E para isso vou precisar também das orientações do pessoal do fórum. Vou entrar em contato agora com a forjaria e posto depois o resultado.

    #51479
    Jandir de Teresopolis
    Participante

    Acabei de fechar negócio para a aquisição de uma da forjaria ( http://www.forjariafersan.com.br/site/index.php/esfera-de-engate-automobilistico ). Ao ligar para lá, fui atendido muito atenciosamente pelo Sr. Arlindo, que me informou que as esferas são feitas por ele em aço carbono ou aço inox. As confeccionadas em aço inox, de “pescoço” curto, afirmou ele, são as mais resistentes, e no teste de tração, que ele tem o laudo, foram aprovadas para rebocar até 6.600kg. Já reservei uma, que vai me sair por R$ 70,00, uma vez que vou buscar lá pessoalmente na quinta de manhã, já que tenho urgência, pois na próxima quarta de noite estou partindo de Teresópolis para o sul (sei lá até onde eu vou… Só sei que a primeira parada vai ser na forjaria, em São Paulo… E vamo que vamo…) para ver vários trailers que estão a venda, e que os proprietários me enviaram fotos que me convenceram de que vale a visita pessoal.

    #51482
    Dodge
    Participante

    Legal, Jandir. Já que vai lá, dá uma conferida nesses laudos. Boa sorte na busca pelo trailer. Abraço, Regis.

    #51483
    Pelagio
    Participante

    Grande Jandir, boa sorte na empreitada.

    #51484
    Capt.A330
    Participante

    Dodge, buenas! Regis, eu moro no Tingui, pertinho do aeroporto do Bacacheri; abraços! Jandir, boa viagem, espero que descobras algo bom e logo estejas “rodanteando” pelas estradas da vida; abraços!

    #51485

    Com certeza essas bolas de pescoço longo é só para os suportes de bikes. Os próprios fabricantes já contra-indicam para rebocar.

    #51486
    Dodge
    Participante

    Aproveitando a postagem para não abrir um tópico novo. Alguém conseguiu informação sobre o lançamento da Duaron, o tal semi pop up? É fabricação deles ou é daqueles importados? Gostaria de ver fotos, mas não encontrei nada. Capitão, somos quase vizinhos, moro no Boa Vista. Sds Régis

    #51491
    Odair Teixeira
    Participante

    Dardo Um engenheiro alemão com quem trabalhei me dizia : It´s all about ABC = Always Be Careful… Separando os temas, em primeiro lugar: Nunca reboque nada de ré. Se usar cabos de aço, prenda algo bem pesado na extremidade do cabo. Em caso de ruptura, evita o efeito chicote. Nunca de trancos em engates de bola. Um engate de bola não foi feito para tomar trancos. Já ouvi casos de morte de amarrarem cabos no engate de bola e darem trancos para desatolarem, aonde a bola se rompe e torna-se um projétil e atinge quem estiver no caminho. Portanto, nada de trancos no engate de bola. Tem outras ferramentas (patescas, anilhas, ganchos forjados etc..) Muito cuidado com cabos de aço. Com relação aos engates de bola: A portaria do DENATRAN ( http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/resolucao197_06.pdf ) regulamenta os engates. Parágrafo Único. A aprovação do produto fica condicionada ao cumprimento de requisitos estabelecidos em regulamento do INMETRO, que deverá prever, no mínimo, a apresentação pela empresa fabricante de engate, de relatório de ensaio, realizado em um protótipo de cada modelo de dispositivo de acoplamento mecânico, proveniente de laboratório independente, comprobatório de atendimento dos requisitos estabelecidos na Norma NBR ISO 3853, NBR ISO 1103, NBR ISO 9187. Portaria do INMETRO 215 http://www.inmetro.gov.br/rtac/pdf/RTAC001155.pdf Para trailers eles devem ter 50mm de diâmetro, serem maciços com aço SAE 1045 forjados Normas vigentes: NBR ISO 3853, NBR ISO 1103, NBR ISO 9187 Até que enfim o Brasil harmonizou os requisitos de desempenho de engate com os europeus. A NBR anterior foi cancelada e a vigente é uma NBR ISO 16122. Todos os fabricantes tem que atender esta norma. Não vos esqueceis que o que tem força de lei são as portarias do INMETRO e não as normas NBR, porém em caso de litígio, a norma vigente pode ser utilizada como embasamento e amparo para decisão judicial. Ou seja, os fabricantes são obrigados a seguir a portaria vigente (que deve estar harmonizada com a norma) e a norma dita os requisitos de desempenho e métodos de ensaio. Quem quiser saber quais são os requisitos para reboques e bolas de engates, Segue a norma ABNT NBR 16122:2012 Data de Publicação : 17/10/2012 Válida a partir de : 17/11/2012 Título : Implementos rodoviários — Esfera de acoplamento para reboques de moradia (trailers) e reboques leves — Dimensões Título Idioma Sec. : Road vehicles — Coupling balls for caravans and light trailers — Dimensions Comitê : ABNT/CB-039 Implementos Rodoviários Nº de Páginas : 4 Status : Em Vigor Idioma : Português Organismo : ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas Preço (R$) : 26,00 Objetivo : Esta Norma especifica as dimensões necessárias para compatibilidade do dispositivo de acoplamento mecânico entre reboques leves, reboques de moradia (trailers) e veículos de tração quando o rebocado está ligado com esfera de acoplamento ao veículo tracionador. O espaço para folga ao redor da esfera de acoplamento objetiva a permitir o acoplamento e desacoplamento aos veículos de tração, e uma operação segura durante o acoplamento e desacoplamento deste dispositivo mecânico. Saludos Odair

    #51492
    Capt.A330
    Participante

    Gente, Odair não existe, pois na realidade Ele é fruto do imaginário popular…Médiuns esotéricos do Tibete, dizem que O Espírito do Odair vaga nas noites de lua cheia nos claustros da Faculdade de Engenharia, aterrorizando os calouros e deixando seus professores numa depressão mais profunda que a Fossa Abisal das Marianas…afff! Alguém mais tem dúvidas? Esse e’ meu irmão de Trailer Turiscar! Abraços!

Visualizando 10 posts - 11 até 20 (de 41 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CLASSIFICADOS: