Freios a disco no Turiscar Imperial
- Este tópico contém 34 respostas, 10 vozes e foi atualizado pela última vez 8 anos, 11 meses atrás por leandrovaranda.
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17 de dezembro de 2015 às 22:37 #65493FenelonParticipante
Leandro, é isso aí, faz tudo como descrevestes, a frenagem também não fica prejudicada em curvas. Você pode também ajustar o controlador para que ao frear o trailer inicialmente freie um pouco mais forte e equalize logo em seguida, isso ajuda a minimizar o retardo causado pelas linhas de freio que são longas e finas. A questão de poder frear somente o trailer é muito útil para controlar situações de pêndulo ou instabilidades pois faz com que o conjunto alinhe novamente, quando se aciona manualmente o freio do trailer o controlador aciona as lanternas de freio nos dois veículos. A instalação é de dificuldade média, retira-se o cilindro mestre da bequilha. fixa-se a bequilha (terminam os trancos) e conecta-se o atuador no tubo que vinha do cilindro mestre. O atuador passará a ser o cilindro mestre acionado pelo controlador que fica no rebocador. Depois são conexões hidráulicas para adaptar e elétrica no trailer e no rebocador Eu liguei o meu atuador na bateria do trailer e coloquei uma tomada a mais na camionete somente para o freio, esta interliga a bateria do trailer ao sistema da camionete e então as duas carregam juntas. Outro acessório que instalei foi um breakaway switch, é um interruptor que fica próximo a bequilha e tem um cabo de aço preso ao veículo. Em caso de desengatar o trailer freará sozinho usando sua bateria, evitando assim que em uma situação destas o trailer saia sem rumo e freio ou ainda atropele o rebocador. Ao colocar o atuador você fica sem freio de mão, para isso coloquei um cabo com um interruptor de pressão na ponta que aciona o atuador, para deixar travado coloquei uma válvula de esfera (semelhante a essas que se usa na entrada dos aquecedores de água a gás) entre o atuador e o sistema de freio do trailer, quando quero deixar travado por algum tempo fecho a válvula, se quero liberar o freio é só abrir. Coloquei um cabo comprido para alcançar até as rodas, facilita para sangrar e ajustar os freios. Vou postar fotos em breve; atualmente estou em viagem a trabalho e só irei no trailer que está em gramado para o natal. Fenelon[hr] Alguém sabe como posso fazer para mudar a primeira letra do meu nome para maiúscula aqui no Macamp? Já tentei editar no painel de controle mas não encontrei uma opção para mexer no nome. No Tapatalk está em maiúsculo
20 de dezembro de 2015 às 14:12 #65546leandrovarandaParticipanteDepois posta umas fotos do sistema, onde instalou o módulo do carro e no trailer. Nunca vi um desses no Brasil
26 de dezembro de 2015 às 13:10 #65620FenelonParticipanteLeandro, Estas são as fotos do sistema, o controlador coloquei no lugar do cinzeiro da hilux, e o atuador na caixa do gás que mandei aumentar. Para a conexão utilizei duas tomadas, uma para sinalização do trailer e outra para o freio e carga de bateria. O bloquinho Preto com um cabinho de aço espiralado vermelho é a breakaway switch. A válvula de esfera pequena na foto das linhas de freio é o freio de mão.
26 de dezembro de 2015 às 23:59 #65627leandrovarandaParticipanteFicou muito bom, parece até acessório original da Hilux. Uma outra vantagem desse sistema é justamente o que mostrou na última foto, a possibilidade de usar um distribuidor de peso e “sway control”. Deve ficar muito bom ara rebocar mesmo nas adversidades. Como fez para diferenciar qual conector macho vai em qual fêmea?
27 de dezembro de 2015 às 11:51 #65629FenelonParticipanteUm conector é preto o outro prata. Enviado de meu SM-A300M usando Tapatalk
27 de dezembro de 2015 às 13:26 #65632FenelonParticipanteAgora em fevereiro vou testar o distribuidor de peso, acho que vou ter de passar o engate do trailer para cima para que o conjunto todo não fique muito baixo. Quando tirar o trailer da casinha aqui do camping vou poder medir direito. Ainda não havia postado foto do trailer, aí vai
4 de janeiro de 2016 às 22:29 #62406Odair TeixeiraParticipanteBelo trailer Fenelon! Parabéns ! Com os “improvements”, vc tem o trailer Turiscar mais ajustado para viagem que eu conheço . Eu tentei aumentar a tulha do meu imperial tb, mas a qualidade do trabalho ficou pior do que aquilo que o gato joga areia em cima . O fibreiro era um mal educado e a oficina dele parecia uma borracharia abandonada. Daqui a algum tempo terei que refazer… Abraços Odair Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
4 de janeiro de 2016 às 23:26 #62408FenelonParticipanteObrigado Odair, Gosto de buscar modificações que agreguem segurança e conforto. Esta caixa foi feita na sinostrailer a partir da original, houve uma infiltração no início prontamente corrigida por eles. A caixa maior me permitiu colocar o botijão de gás, uma bombona de 20L d’água, o atuador do freio, as mangueiras, um gerador de 2,6 kva, e outras tralhas. O tamanho não atrapalha as manobras. Gosto muito de suas postagens sempre dentro das práticas de boa engenharia. Aliás quando comprei este trailer estava em dúvida se a hilux automática puxaria bem. Foi com uma filmagem sua no YouTube puxando o imperial que tive certeza que daria certo, valeu. Estou pensando em reprogramar a injeção da hilux no futuro, tens algum conhecido que tenha feito?
5 de janeiro de 2016 às 09:49 #58895Odair TeixeiraParticipanteFenelon Minha preocupação com a caixa maior era colocar muito peso na lança, já que o peso da bequilha do Imperial é bem grande, passando dos 200 kg.. Eu comprei um gerador de 2,8Kw Toyama e colocar na tulha deixaria ainda mais pesado, aumentando a flexão das longarinas da lança. Com relação à reprogramar o módulo da Hilux Diesel ou colocar um “piggy back” tipo Unichip ou Nascarchips, eu conheço alguns donos que fizeram. Uns estão felizes e outros voltaram atrás, pq o consumo aumentou e fazia muita fumaça, além dos freios durarem menos . O que dizem é que até 200 cv esta alteração não afeta a durabilidade. Eu consultei a Toyota é logicamente eles não recomendam. Particularmente, acredito que a potência e torque oferecidos pelos pôneis malditos são suficientes, se utilizados com calma. Minha maior preocupação é o superaquecimento do fluido do câmbio, que sofre muito quando não é ventilado. Eu já tive um episódio subindo a Imigrantes num dia de muito calor e trânsito muito congestionamento, onde a luz de alerta acendeu. Como o trocador de calor do câmbio fica embaixo do chassi, do lado do câmbio e não tem ventoinha, se estiver sob muita carga e sem ventilação, o fluido esquenta mesmo. Na revisão, eu pedi para a toyota trocar o fluido. Eles falaram que não precisava, mas insisti. Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
5 de janeiro de 2016 às 21:24 #65762FenelonParticipanteOdair, Realmente o aumento da caixa aumenta o peso na bequilha, para diminuir este efeito coloquei o estepe do trailer embaixo na parte traseira. O gerador que comprei é um kipor, pesa em torno de 25kg. Agora com o sistema de distribuição de peso isto deve se equalizar. Penso em aumentar um pouco o torque para conseguir manter melhor velocidades acima dos 80 km/h quando o conversor de torque está bloqueado. Já tive um episódio de aquecimento maior da transmissão subindo para gramado em segunda marcha (60 – 70km/h), não chegou a alarmar mas a troca de marchas ficou um tanto estranha antes de esfriar. Acho que o radiador a que te referiste é o do retorno do diesel para o tanque, o radiador da transmissão é conjugado com o do motor com a entrada e saída bem embaixo (difícil de ver). Já fizeste descarbonizacao do coletor de admissão da hilux? Estou pensando em fazer. Segue foto do gerador. [attachment=8125]
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