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Montar um Motorhome em Sprinter Longa com Janelas

  • Este tópico contém 13 respostas, 8 vozes e foi atualizado pela última vez 5 anos, 4 meses atrás por Renato Pinto.
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  • #92697
    jrprince
    Participante

    Boa tarde Pessoal,

    Em primeiro lugar quero elogiar os comentários nos Posts, vejo que este fórum é de ótimo nível e pretendo contribuir bastante no que puder.

    Estou montando este post porque sempre fui apaixonado por viagens, já pensei em ter um Veleiro mas desisti depois de alugar alguns e ver que não e meu forte (Moro em São Paulo e tinha que viajar até a costa primeiro, pra depois começar a minha viagem, além dos demais custos de estaleiro, marinheiro, etc…), depois resolvi pensar em ter um avião pra viajar (comecei a tirar carteira de piloto e cheguei a fazer 25 horas de voo), mas vi tbm que era uma viagem meio solitária, um avião pra família toda não é barato, tem uma manutenção bem cara e não da pra ir pra qualquer lugar.

    Então, aluguei alguns motorhomes e me apaixonei, eu levo a família toda (tenho 2 filhas pequenas) e a viagem sempre começa quando eu ligo o motor. Posso ir pra qualquer lugar e ele ser o meu “veiculo” de viagens no final de semana. Mesmo quando a viagem é pequena (como ir de São Paulo para Piracicaba comer uns peixes) você não se preocupa se vai voltar ou se simplesmente vai pra outro lugar.

    Agora vem o objetivo do post, quero montar o meu Motorhome e estou em busca do melhor carro. Pensei em um furgão e de todos os que eu vi, achei a Sprinter CDI 415 ou 515 com rodagem dupla a melhor, este carro esta quase definido mas tenho umas duvidas principais e gostaria da ajuda de quem conhece:

    1. Quero um veiculo com rodagem dupla pela segurança e tambem por carregar mais peso na estrutura. Mesmo o motorhome ocupando apenas 50% da capacidade do carro. A 415 2010 esta por volta de R$ 60.000,00 e achei com 80 mil KM rodados (editei essa parte, tinha colocado 800mil).

    2. O veiculo sendo um caminhão (no documento), percebi que ele se transformará em Motor-Casa, então, como será para até 4 passageiros eu posso dirigir com categoria B ou C? A minha hj é “D” mas minha esposa e B.

    3. Fui pra Paraty e percebi que a estrada de Cunha chega na serra e tem uma placa “PROIBIDO TRANSITO DE CAMINHÕES”. Isso que dizer que o Motor-Casa sendo Veiculo Pesado também não poderá trafegar? Ou porque ele era um caminhão? Percebi que uma Perua também vira Motor-Casa quando se transforma, eis a dúvida. Não quero ter um carro com rodagem limitada em alguns lugares. O mesmo se aplica na Marginal em SP. Sofro as condições e limitações de caminhões?

    3. Comprando uma Sprinter 415 extra longa com teto alto para 19 lugares, eu ganho muito espaço interno nessa versão com vidros nas laterais e bancos. Alguém sabe se é possível retirar os vidros ou fazer um motor-home em um Furgão de passageiros com vidros? Estou preocupado com o acabamento se eu retirar os vidros, senão, compro uma menor sem vidros.

    4. Eu montando um com um marceneiro e projetos buscados na Internet, alguém conhece o caminho para eu regularizar ou será impossível regularizar um Motor-home feito no modo auto-construção?

    No mais, quero agradecer novamente e todas as peças para ele eu estou comprando nos EUA e também no Alibaba. Pra terem uma ideia eu trouxe uma pia, boiler de agua quente e muitos acessórios por 15% do preço que estão pedindo aqui no Brasil. Pelas minhas contas vou gastar 50% montando com 75% de peças importadas. Sempre estou viajando para EUA e Argentina e cada viagem eu trago uma peça nova.

    Abraços!

    Renato.

    #92698

    Olá Renato. Primeiramente seja muito bem vindo. Queremos muito alguns posts seus com seu aprendizado.

    Sobre construir o próprio motor home ainda tem muito, mas o cerco das resoluções e normas está cada vez mais fechado. Qualquer carro com certos itens e instalações de casa já o caracterizam como motor casa. E para isso precisa de Cat e homologação no Inmetro para poder documentar. Também qualquer carro por menor que seja que especifique a palavra motor casa no documento ja o torna veículo pesado. Pasme! Até mesmo a menor das carretinhas tb torna um carro de passeio um veículo pesado.

    Falado isso vamos aos fatos do exemplo da Serra de cunha. Atualmente ela é proibida para ônibus e caminhões. Então na teoria um motor casa poderia trafegar, mas na prática dificilmente uma autoridade permitiria. Mas isso tb é relativo, pois na lei orgânica já aprovada via diário oficial, não são permitidos veículos pesados lá, ou seja, basta modificar a sinalização para que sequer um Fiat uno rebocando uma carreta de jet ski possa subir ou descer. Nos fizemos esse percurso no mês passado de trailer, mas só pq a sinalização ainda não proibia. Vale dizer que o passeio foi lindo.

    (Veja reportagem): Clique aqui

    Falei tudo isso, pois opino pessoalmente que escolha um motor home que lhe agrade e atenda de muitas formas não se apegando nesse quesito e se for fabricado por uma empresa especializada seria anda melhor….

    Queremos saber mas de vc, amigo. Bem vindo

    #92702
    jrprince
    Participante

    Obrigado pela resposta Marcos. Deixa eu me apresentar melhor:

    Sou engenheiro em Telecomunicações, trabalho a mais de 10 anos com Fibra Óptica e Equipamentos de TI, fiz alguns anos de Mecatrônica, depois programação de circuitos e hoje estou na área financeira.

    Casado a 4 anos, tenho uma filha de 3 e outra de 18 meses e uma esposa que me acompanha para qualquer lugar.

    Não sou do tipo que fica em casa, já viajei muito quando solteiro pra muitos países e particularmente tinha/tenho receio de viajar no Brasil, geralmente os turistas são esfolados no preço e as estradas não ajudam, sem contar os diversos perigos ocultos). Estou me acostumando (tentando) agora e quero levar a família junto, gerar lembranças (como dizem os intelectuais, “O papel do Pai é gerar recordações e memória para os filhos).

    Pretendo nessa construção desenvolver coisas novas e postar o resultado aqui. Por exemplo, estou trabalhando no aquecimento do boiler de água quente através do cano de escapamento do veiculo, em meus testes mantive a agua do boiler a 90C (poderia até ser mais) e ela permaneceu assim por quase 18 horas (Graças ao Boiler), isso garante água quente a noite toda e aquece quando o carro esta em movimento com o motor ligado. O custo de implementação é muito baixo. Depois posto o projeto.

    Quero também implementar uma Cama de casal com uma beliche intertravada, ou seja, ela vai estar na perpendicular, a cama de baixo por baixo da cama de casal e a de cima por cima, ambas avançando uns 40CM a area da cama de casal. Não vi nenhum MH com esse sistema de montagem e conheci ele em alguns mini-hoteis na china (Quartos para 4 pessoas com 5m²).

    Já ví que a receptividade no site é ótima. Espero colaborar com o que eu puder.

    Abraços.

    #92703

    Renato, bem vindo ao time, contamos com você, abs.

    #92705
    Capt.A330
    Participante

    Buenas Renato, seja muito bem-vindo!
    Meu caro, teria muitas coisas para te dizer sobre tua ideia do MH, más acho que Marcos já resumiu praticamente tudo; eu ainda acrescentaria duas ideias, a saber:
    1- Pensar em comprar um MH “pelado” e refazer à gosto e vontade, renovando tudo com tempo, e trocando todas as peças de maior ou menor desgaste por novas, ou,
    2- pensar seriamente na ideia dum Trailer, que esteja em bom estado de estrutura, e refazer ele a novo do teu jeito.
    Provavelmente você já pensou nestas opções; se não, vai a ideia.
    Grande abraço!

    Dardo.

    #92717
    Carlos Fanara
    Participante

    [quote quote=92703]Renato, bem vindo ao time, contamos com você, abs.

    [/quote]

    Bom Dia Renato,

    Meu nome é Carlos Fanara, tenho 44 anos e moro em Niterói RJ.

    Tenho exatamente o mesmo projeto em mente para realizar daqui há um ano quando estarei prestes a me reformar na Marinha de Guerra, sou oficial na marinha desde 1995 e cursei a área de mecânica naval. Em paralelo a isso, durante minhas viagens sempre comprei muitas ferramentas pois sou adepto ao DIY (do it yourself) sempre falo com minha esposa “eu conserto” pois aí tenho um álibi para comprar mais uma ferramenta kkkk. atualmente não tenho viajado muito mas sempre que posso tb vou comprando peças para meu futuro MH.

    Tenho um trailer KC 450 1989 que comprei por um bom preço e reformei por uns dois anos trabalhando somente aos domingos quando a família não me requisitava e avalio que adquiri uma boa experiência com essa reforma.

    Já tenho tanque de água, inversor 3000W, tranformador 3000va, carregador de baterias 80A, frigobar+compressor 12V, teto solar e ventilação para o banheiro, controlador de carga solar, mais algumas miudezas que tb vou comprando no AliExpress usando um “caixa dois” kkkkk

    Tb já fiz uma viagem inesquecível de MH pela Califórnia em julho de 2014 e aprendi muito nela pricipalmente que o frio é cruel no MH peguei 1ºC na madrugada sem saber como ligar a calefação

    Califórnia de MH

    Quanto ao projeto acho a melhor opção uma sprinter furgão de 14,5m3 415 ou 515. Quanto ao rodado duplo tenho duvidas quanto a necessidade e quanto ao pagamento de pedagio (fica mais caro????) além do maior espaço interno ocupado pelo para lamas principalmente na área do futuro banheiro, pretendo uma já de frente nova e com airbag e abs por questões óbvias.

    Recentemente vi um layout bem interessante de uma sprinter sem a cama tradicional do fundo e sim com um sofá grande no sentido longitudinal que vira um boa cama.

    Tb vi num site americano umas “janelas” provavelmente de acrilico que aumentam uns 20 cm o comprimento da cama quando usada na transversal. Eu tenho 1,80 m e ficaria com a cabeça e os pés batendo nas laterais sem essas “janelas”

    Em relação ao aquecimento de água devo ficar mesmo com o bolier a gás de baixa pressão da lorenzetti 7,5 litros.

    no mercado livre tem este interessante mas com preço salgado:

    boiler nautico

    Abraço

    Carlos Fanara

    #93238
    estevaoz
    Participante

    Olá pessoal, também tenho essa vontade de montar um MH em um furgão.

    Recentemente já tinha comentado em outros tópicos sobre alguns furgões mais antigos, mas, eis que surgem algumas dúvidas: Vale a pena colocar todo esse peso em um furgão? Não ficará muito pesado para serras ou lugares mais acidentados?

    Sou Estudante de Engenharia Civil, também sou adepto do DIY, pretendo eu mesmo reformar o furgão, adoraria trocar ideias com o pessoal do fórum.

    #93310
    jrprince
    Participante

    Pessoal,

    É incrivel a receptividade e a intenção de ajudar de todos. Agradeço muito! Fico horas lendo os outros Posts e vejo que esse “bom ar” torna o ambiente muito agradável.

    Bom, depois de pesquisar muito e andar com Motohormes grandes eu preferi começar com um menor, uma Sprinter 515 com rodagem dupla. Meu pai já foi por muitos anos caminhoneiro e o único pedido dele foi que tivesse rodagem dupla, então, sem discutir eu aceitei o pedido.

    Estou agora em uma busca minuciosa para procurar uma empresa que faça a conversão, levando em consideração a qualidade, processos e procedimentos. Tanto a nível de segurança como acabamento.

    Encontrei no final a CVE Chapecó, estamos em negociação e acredito que vou pra lá daqui alguns dias fechar o projeto.

    Alguém já fez uma transformação com eles ou podem me passar alguma referência? Se puderem, pode ser no reservado mesmo.

    Um detalhe, estive em uma loja de Motorhomes em São Paulo e conheci 2 casais de caravanistas, me impressionei com a receptividade, é a mesma passada aqui no site. Tenho certeza que serei muito feliz passeando por ai com vcs! Abraços e só tenho a agradecer.

    Renato.

    #93315
    Capt.A330
    Participante

    Buenas Renato!
    Sobre a determinação de fazer teu MH numa empresa homologada, é a decisão certa, pois como diz Marcos, é mandatório ter o Cat e homologação no INMETRO, além de ter Engenheiros que tenham calculado diversas variáveis sobre estabilidade, distribuição de peso, operacionalidade dos sistemas, etc.
    Também, como teu Pai diz, concordo que seja melhor num veiculo deste porte, a utilização de rodado duplo traseiro, pois embora paga um pouco mais de pedágio e gasta dois pneus a mais, isto é muito pouco comparando com a segurança do rodado duplo, ao ter muita mais superfície de apoio para melhorar a estabilidade, além de distribuir melhor o peso e não sobrecarregar os pneus de rodado simples.
    No que puder ajudar, conta com a gente; grande abraço!

    Dardo.

    #93353
    estevaoz
    Participante

    Bem vindo Renato,

    eu já vi fotos de alguns MH da CVE, nunca vi pessoalmente somente por fotos. Mas, eu acho o acabamento e equipamentos usados pela Euro Home superiores..

    Da uma olhada no site da Euro Home, eles tem um ótimo MH..

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