Blue Camping 728×90

motor home invel

Este tópico contém respostas, possui 6 vozes e foi atualizado pela última vez por  Daniel Felisbino 2 anos, 11 meses atrás.

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 33 do total)
  • Autor
    Posts
  • #46055 Resposta

    alamo
    Participante

    boa noite!!! tenho um motor home invel carro este que comprei a pouco tempo levei cerca de oito (8) meses reformando foi feito quase tudo novo inclusive o motor, mais tenho duvida a respeito do sistema de arrefecimento do motor. ele tem radiador dianteiro e motor traseiro como os originais mais e acho que ele arma a ventoinha só chegando ao vermelho do marcador de temperatura mais não ferve.informo ainda que o motor e o do santana 1.8 álcool gostaria aqui de consultar alguns amigo a respeito do a sunto fico muito grato com a ajuda de todos sem mais um grande abraço aos amigos do fórum.

    Nautika 728×90

    #62660 Resposta

    Daniel Felisbino
    Participante

    Porque você não coloca um radiador la atras ao lado do motor é muita água pra bomba tocar. Esses dias levei um carro q tenho num auto elétrico porque eu achava que ele não armava o ventilador do radiador, pra minha surpresa ele só arma aos 92 graus e é normal do carro e eu não sabia, eles mediram a temperatura pela mangueira com um termômetro infravermelho, pode ser que a água esteja na temperatura certa, mas o ponteiro esteja descalibrado, ou seja, tem diferença na voltagem que ele recebe do sensor do motor, pode acontecer.

    #62667 Resposta

    Edintruder
    Participante

    Alamo, nesse caso específico creio que devas colocar a válvula termostática do motor a gasolina, pois a distância do radiador prejudica muito o arrefecimento. Te dou alguns conselhos para evitares problemas: – Uso de liquido de arrefecimento. Não usa água pois água ferve. – Instala um sensor de nível no reservatório, o santana GLS creio que tinha esse sistema. Sempre que baixar o nível no reservatório tem que acusar no painel pois esse é o principal motivo de sobreaquecimento em motor traseiro com radiador dianteiro. – Válvula termostática do AP a gasolina, pois o motor a álcool gera muita caloria e soma-se cerca de 6 metros extra de tubulação, somado com a circulação de ar menor que no motor dianteiro, é interessante que a água circule pelo radiador mais cedo. – Manutenção do sistema de arrefecimento sempre em dia. Motor novo com selos e juntas novas já é um bom começo. – Marcador de temperatura do motor. Na Kombi, por exemplo, só tem uma luz que indicava o superaquecimento, porém não tem como observar a temperatura antes de superaquecer, sendo assim, se no teu caso for dessa forma, corre para instalar um termômetro para o motor. Espero ter ajudado.

    #62672 Resposta

    alamo
    Participante

    caro amigo Edintruder fico feliz com seus comentário pois muito me ajudou,não estou usando válvula termostática, uso liquido porem 50% vou estalar sensor de nivel no reservatório o sistema de arrefecimento e zero o motor e zero e o marcador de temperatura e analógico porem como este carro ficou parado por cerca de 5 anos acredito que pode estar descalibrado,vou resolver o problema com a ajuda dos amigos e depois informarei como ficou agradeço mais uma e um grande abraço.


    caro amigo Daniel felisbino agradeço a sua valiosa contribuição para comigo ja pensei em colocar o radiador atras porem gostaria de manter a originalidade do carro mais caso contrario vou colocar atras,como ressaltei a ventoinha arma mais já no vermelho porem não chega a ferver como tenho certeza se o marcador de temperatura esta preciso tenho que ter certeza que ele estar marcado certo,como moro em uma cidade pequena no interior estou com dificuldade para fazer o teste sem mais agradeço a sua valiosa ajuda e quando resolver o problema informarei no fórum.

    #62675 Resposta

    Edintruder
    Participante

    Alamo, coloca a válvula termostática de volta. Não é bom rodar sem ela. O motor só não ferve por conta de estares usando o líquido de arrefecimento corretamente, se estivesse com água pura o motor poderia ter ido para o lixo. O sensor é difícil descalibrar, mas não é impossível… Não existe nenhuma bomba de água auxiliar elétrica para esse tipo de sistema? Ela seria acionada juntamente com a ventoinha. Outro detalhe, coloca além da válvula termostática do motor a gasolina, coloca o cebolão da ventoinha do modelo a gasolina. O sistema de arrefecimento irá reagir um pouco mais cedo aumentando a tolerância de superaquecimentos.

    #62680 Resposta

    GustavoN
    Bloqueado

    Buenas pessoal, Eu entendo pouco ou quase nada de mecânica, mas fiquei curioso quanto aos comentários de distância do radiador. Por que diminuiria a eficiência da resfriamento o fato do radiador estar mais distante? Teoricamente, assumindo que a bomba seja corretamente dimensionada, o fato do radiador estar mais longe não deveria fazer diferença na pior hipótese, e na melhor hipótese deveria até mesmo ajudar na verdade, já que a distância extra dá mais tempo e superfície para o líquido resfriar, que é o papel do radiador. Há algum detalhe que eu não estou percebendo?

    #62681 Resposta

    Edintruder
    Participante

    Gustavo, na prática tem um fluxo mais lento na circulação da água justamente pela distância. Como a bomba de água é a mesma para um sistema menor, essa maior distância e volume de água geram um arrasto maior que reduz a eficiência. Então quando colocar uma válvula termostática de abertura um pouco mais cedo, irá abrir mais que a válvula de motor a álcool, reduzindo o arrasto inicial que a própria válvula gera. Vale apontar que em muitos motores a válvula não apenas libera a passagem de água como ela também direciona a água. Alguns motores superaquecem sem a válvula termostática, como exemplos os motores dos Ladas, o Maxion HSD, o PowerStroke International, e vários outros. Daí temos outro ponto a avaliar, originalmente o sistema de arrefecimento foi projetado para um motor 1.6 da kombi ou para o próprio 1.8 a álcool? Para entenderes do teu jeito, é como ligar uma estufa de 1000W 127v numa extensão de fio 1,5mm de 50 metros em vez de ligar direto na tomada. Porém se o radiador era para o motor 1.6 e foi colocado um 1.8, é como trocar a estufa de 1000w e por uma de 1600w na mesma extensão, enquanto no mínimo se trocaria por outra extensão de 2,5mm. A sugestão que eu dei equivale a aumentar a voltagem de modo a reduzir a amperagem do sistema, tipo, transformar de 127 para 220volts. As Kombis a diesel inicialmente sofreram com esse problema, justamente por serem fracas demais com o 1.6, daí o pessoal fazia a “salada de frutas” e transformava para 1.9, porém a maior carga térmica não era dissipada pois o sistema não foi projetado para essa carga térmica extra. Nas atuais kombis 1.4 o sistema é muito sensível ao nível de água. Se baixar um pouco o nível do mínimo a luz do painel acusando superaquecimento acende quando o motor é exigido. Quer dizer, isso aconteceu comigo a 140km/h. Notei que forçando vazia acima dos 130km/h ela aquecia. Quando olhei o nível da água estava com o reservatório quase seco, coisa que não altera nada num sistema comum de motor dianteiro e ciclo de resfriamento pequeno. Mas acho que o sistema de radiador dianteiro é mais conveniente do que o radiador enclausurado junto do motor. Vou apontar ainda que esse tipo de problema ainda surgiu nas primeiras L200 Sport HPE com câmbio automático em 2004. Aumento de carga térmica sem o aumento do radiador. Lembrei que nos Tempra 2.0 16v também superaqueciam pois o radiador não dava conta.

    #62682 Resposta

    GustavoN
    Bloqueado

    Obrigado pelas explicações, Ed. Entendo os problemas que colocas, e parece muito claro que daria problema se aumentasse a carga térmica sem aumentar a capacidade de refrigeração, e acho que daria problema também se colocasse o radiador junto ao motor atrás, já que aumentaria o calor e diminuiria bastante a passagem de ar. Porém, acredito que seria possível mover o radiador para frente sem maiores problemas. A diferença de pressão desde que o radiador fique no mesmo nível da bomba não deveria ser tão maior, usando-se tubulação compatível. Isso seria o equivalente a usar condutores compatíveis, no teu exemplo do aquecedor. Se alguém medir isso na prática, eu teria curiosidade de ver os dados.

    #62684 Resposta

    alamo
    Participante

    bom dia!! caro amigo EDINTRUDER mais uma vez estou aqui para agradecer ao amigo as considerações a intuito de me ajudar como relação ao meu carro,como você falou vou colocar a válvula termostática do motor a gasolina pois com certeza vai abrir mas cedo,informo ainda que o sensor que estou usando e o que já veio no carro 86/76 e pelo que tudo indica o sistema não e 100/100 por causa da distancia entre o motor e o radiador,como seria tão bom se pudesse colocar uma bomba intermediaria. mais fico mais uma vez muito grato por seus esclarecimento um grnade abraço.


    bom dia!! amigo GUSTAVON venho aqui agradecer por participar do assunto, e com o mesmo objetivo de tentar me ajudar para que junto possamos resolver as duvidas. emfim a questão dos problemas, fico muito satisfeito que quando nos aqui do fórum sempre encontramos pessoas com um único objetivo ajudar uns aos outros sem mais um forte abraço.

    #62712 Resposta

    Anônimo

    Alamo bom dia, no you tube tem um cara que tinha uma kombi a diesel, e conseguiu resolver o problema de super aquecimento do motor, colocando um radiador maior, deu tão certo que resfriou demais. Estou te mandando o link dele para vc dar uma olhada. Um grande abraço. https://www.youtube.com/watch?v=NhSv8dsLWWM

Vettura 728×90

PARTICIPE DO FORUM PELO FORMULÁRIO ABAIXO. SE QUISER SER MAIS PARTICIPATIVO, CADASTRE-SE CADASTRE-SE AQUI

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 33 do total)
Responder a: motor home invel

You can use BBCodes to format your content.
Your account can't use Advanced BBCodes, they will be stripped before saving.

Sua informação:




To better explain your question or answer, you can upload some screenshots.

CLASSIFICADOS: