Publicidade:

Relatos de Viagens Não Acampando.

Visualizando 9 posts - 71 até 79 (de 79 do total)
  • Autor
    Posts
  • #59770
    leandrovaranda
    Participante

    Considerando que em outros relatos o Dardo já disse que as vezes se chega no posto e não tem combustível para vender, foi sim muita aventura chegar lá na reserva :D Mas sei que o Dardo planeja tudo muito bem, até já relatou que não precisou recorrer a galão nas últimas vezes.

    #59779
    Capt.A330
    Participante

    Buenas! Leandro, pode parecer que eu fui tolo ou, no minimo, imprudente em fazer esta viagem de El Calafate até Perito Moreno com o combustível perto do limite, mas como disse antes, eu realizei um bom planejamento, que incluía: 1- Saber a distancia certa a ser percorrido até meu destino de reabastecimento, no caso Bajo Caracoles; se chegasse lá e não tivesse combustível, tinha autonomia suficiente para chegar em Perito Moreno; a pergunta que me fiz: “…e se em Perito Moreno não tiver combustível?” Acontece que pelo meu conhecimento da região, eu sabia que Perito Moreno fica a só 166 km. de Las Heras http://binged.it/1BlvS2z , um dos maiores locais produtores de petróleo da Argentina http://es.wikipedia.org/wiki/Ciudad_de_Las_Heras , e, via de regra, o lugar é um polo petroleiro que abastece toda a região com sobras. 2- Saber muito bem o consumo real do carro na velocidade media que manteria. 3- Ter um plano “A”; chegar em Bajo Caracoles; Plano “B”; chegar em Perito Moreno; Plano “C”, chegar em Los Antiguos, e plano “D”, chegar em Chile Chico, noutro pais, com restrições diferentes quanto ao abastecimento. Rota planejada: http://binged.it/1JR5k0h Então, temos: -distancia de El Calafate até Bajo Caracoles: aprox. 500 km. -distancia de El Calafate até Perito Moreno: Aprox. 630 km. -Capacidade do tanque do Doblò : 60 lts (no caso do meu carro, aprox 63 lts. enchendo até a “boca”) – consumo diversas vezes checado: aprox. 13 kms/litro a 80 kms/h com gasolina de alto octanagem e sem álcool; 12 km/litro para meus cálculos conservativos. -Vamos às contas: Até Baixo Caracoles: 500 km dividido por 12 km/litro de consumo= 41, 66 litros (42 litros conservativo)= chegava com 18 litros no tanque, considerando que só tivesse 60 e não 63 litros de capacidade. Ate Perito Moreno, sem reabastecer em Bajo Caracoles: 630 km (na realidade, 627, 8 km.), dividido por 12 km/litro= 52,5 litros necessários para chegar em Perito Moreno, o que me deixava 7,5 litros (10,5 na meu carro) ao chegar no destino, o que me daria mais 90 km. de autonomia, mais do que suficiente para chegar em Los Antiguos, a só 58 km., e a 72 km. de Chile Chico, no Chile. Alternativas: http://binged.it/1JR5wwx Como podes ver, meu caro, eu planejei o melhor que podia, com a minha modesta experiencia em navegação aérea e terrestre de mais de 25 anos, mais o conhecimento relativamente completo do consumo da maquina que operava, mais o conhecimento da topografia do caminho (para saber se teria muitas subidas ou obstáculos que modificasse minha autonomia), mais a informação do pessoal do lugar que percorria costumeiramente essa estrada sobre a falta de combustível em Bajo Caracoles, Perito Moreno, Los Antiguos e Chile Chico, e ainda a climatologia, para saber se nesta época do ano, os ventos me seriam adversos ou favoráveis. Então, Leandro, quando eu comentei publicamente no Fórum sobre a viagem, jamais teria incentivado a outras pessoas que pretendem realizar este percurso, uma “aventura suicida”; podes crer que jamais seria tão inconsequente ou leviano. Grande abraço. Dardo.

    #59798
    leandrovaranda
    Participante

    Dardo, não desconfiei de você não, nem acho que estaria incentivando alguém a arriscar ficar parado no meio do deserto. Se achou ofensivo meu comentário por favor me desculpe, não foi minha intensão, comentei em tom de brincadeira mesmo. Se quiser posso editar meu comentário ou até excluir ele. Não quero que fique chateado comigo.

    #59799
    GustavoN
    Bloqueado

    Independente de qualquer desconfiança (que realmente não faria sentido dados os inúmeros relatos bem sucedidos), a descrição do processo de cálculo e das várias alternativas de emergência foi ótima para quem quiser fazer o mesmo roteiro, ou mesmo para quem quiser replicar o processo em outra rota e se safar de uma grande fria (talvez literalmente! [emoji2] ). Obrigado, Dardo!

    #59800
    Capt.A330
    Participante

    Leandro, sossega, sem problemas, claro que não fiquei chateado; realmente, eu esqueço que as vezes, quem ler estos tópicos, ainda não detêm a experiencia de quem já percorreu essas estradas diversas vezes, e na verdade, pode parecer que estou “chutando” valores ou exagerando, mas, de verdade, quando se viaja para lugares desérticos, você tem que ter muita informação (ou experiencia e informação), pois em caso dum problema mecânico (ou de saúde), sempre tem que estar preparado para contingencias, ou até mesmo emergências, como fazemos na aviação. Também lembro que tem muita gente com MH, como meu amigo Laranjeira, para citar só hum, que tem no seu diário de bordo mais viagens do que eu para aquelas bandas. Mesmo aqui no Brasil, se você pretende, por exemplo, fazer uma navegação para o Jalapão, ou para a região amazônica e não se preparar bem, quanto à água, comida e combustível, dentre outros, também pode estar em problemas, e rapidinho; por isso, nada como um bom planejamento,tanto faz se nunca foi lá, quanto se já conhece o lugar; as emergências acontecem quando menos esperamos. Leandro, lembra que sou um dos poucos que te conhece pessoalmente, você é amigo e companheiro de MaCamp. Grande abraço! Dardo.

    #59809
    Capt.A330
    Participante

    Bem, para encerrar a viagem de 2007, de Curitiba para a Patagonia Austral, as ultimas fotos da viagem: Doblò desbravando a Ruta 40 Sur. 1068.jpg ======================================================================================== Chegando em Los Antiguos no entardecer; à direita da foto, o Lago Buenos Aires. 1079.jpg ======================================================================================== O rio que irriga as fazendinhas produtoras de frutas; a cor escura das margens, é por causa das cinzas vulcânicas. 1094.jpg ======================================================================================== Informação de Los Antiguos: tem este nome, porque os antigos (antiguos) povoadores indígenas, escolhiam esta região, que tem um micro clima temperado, para passar sua velhice, com abundante caça e água doce. Quando os brancos chegaram, enxergaram seu potencial para o cultivo de frutas como maça, peras, ameixas, e principalmente, cerejas, tanto que Los Antigos é a capital nacional da cereja em Argentina. http://es.wikipedia.org/wiki/Los_Antiguos http://www.interpatagonia.com/losantiguos/ Lugar onde se realiza a festa da cereja, em Janeiro 1105.jpg ======================================================================================== A cidadezinha de Los Antiguos, muito agradável e bonita. 1106.jpg ======================================================================================== Fomos visitar uma fazendinha de produção de frutas, e você podia colher o que quisesse, pagava (mais barato que no mercado), e comia lá mesmo, fresquinha, levando para Hotel o que não comia na hora; quase passamos mal de tanto comer…Beti atacando as ameixas… 1127.jpg ======================================================================================== E as peras… 1133.jpg ======================================================================================== E as maças… 1134.jpg ======================================================================================== E ainda tinha umas poucas cerejas pretas, as maiores e mais doces…que saudades! Isso me lembra quando Neivinha foi conosco pela primeira vez para Bariloche e experimentou cerejas coletadas na hora, e nozes da Patagônia…quase passou mal, comemos vários quilos de cerejas num dia só… 1129.jpg ======================================================================================== Lago de sal perto de Las Heras. 1158.jpg ======================================================================================== Fim da viagem de 2007. Dardo.

    #59815

    hhmmmmm cerejasssss…..

    #64367
    Portuga
    Participante

    Que viagens de sonho. Feitas em família certamente tiveram um sabor ainda mais especial. Parabéns!

    #64659

    Os relatos do Dardo são sempre dez pra se seguir

Visualizando 9 posts - 71 até 79 (de 79 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.

CAMPINGS EM DESTAQUE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CLASSIFICADOS: