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Trailer Karmann Ghia KC-380 Cheetah – 1º trailer – reformando devagar

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Este tópico contém respostas, possui 8 vozes e foi atualizado pela última vez por Calegari Calegari 1 ano, 4 meses atrás.

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  • #91547

    titanium
    Participante

    Boa noite pessoal!

    Tudo bem?

    Eu e minha esposa somos cadastrados há algum tempo no MaCamp, mas utilizávamos o site mais para buscar rotas de passeios e campings recomendados.

    Gostamos muito de viagens off-road, apoiados por uma viatura 4×4.
    Mas gostamos mesmo é de viajar, independentemente de on ou off road!
    😀

    Semana passada, inesperadamente, fomos surpreendidos pelo meu sogro e, por acaso, pintou esse trailer aqui em Brasília/DF.

    É um Karmann Ghia modelo KC-380, ano 89.
    Ele está bem judiado!
    Mas foi muito bem recebido aqui em casa e até apelido a esposa já deu: Algodão Doce!

    Enfim, com ele inauguramos uma fase de viagens com mais conforto! Mas não abandonaremos por completo as barracas de chão, pois elas serão utilizadas nos passeios off-road onde o trailer não tiver condições de ir (com segurança).

    Bom, o trailer precisa de reforma completa.
    MAS, no primeiro momento, faremos apenas uma revisão geral para que ele rode! E rode muito! rsrsrs.. então teremos que, na primeira fase da reforma, deixar ele operacional! Pronto para ir a qualquer lugar e com todos os componentes internos funcionando.

    NO Segundo momento, que não temos a menor estimativa de quando isso irá ocorrer, faremos uma reforma geral nele. Bem nos moldes que alguns amigos foristas daqui já encararam! E, claro, tudo no esquema DIY! Primando pelo baixo custo, simplicidade e qualidade!

    😀

    Toda ajuda É MAIS que bem-vinda!

    … já já posto as fotos!

    Abraços!

    Motor Trailer 728×90

    #91548

    Uau… Já damos os parabéns de antemão. Principalmente por não abandonar o campismo nômade, que é sem dúvida a forma mais próxima da natureza de se hospedar….. Aguardamos as fotos…

    Marcos Pivari - CEO e Editor do MaCamp

    #91551

    titanium
    Participante

    Muito obrigado Marcos!

    Aí estão as fotos que tirei dos detalhes do Trailer…
    Como falei, alguns serão priorizados para a 1ª fase. Outros terão de aguardar um pouco (muito) mais.. rsrsrsrs
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    #91552

    Eduardo Vivan
    Participante

    Olá, parabéns pela aquisição, também tenho um karmanguia, porém vai ter trabalho para os reparos a ser feito, mas realizar isso é muito prazeroso, ainda mais podendo fazer por conta própria e com o capricho, tome cuidado com a vedação dele e se tiver infiltrações, será uma das primeiras coisas a ser feitas para não deteriorar o interior, seu trailer esta muito original, parabéns!!

    #91577
    Odair Teixeira
    Odair Teixeira
    Participante

    Parabens pela aquisição.

    O mais importante é estruturalmente ele estar íntegro. Assim vc pode viajar sem se preocupar do jeito que ele está.
    A estética é algo secundário (pelo menos pra mim).
    Faça uma lista das verificações que precisam ser feitas na estrutura (chassi, suspensão, freios) e calafetação para não deixar mais a água infiltrar. A água é um vilão silencioso.

    O resto vai fazendo aos poucos. Se vc gosta de meter a mão na massa, terá horas de diversão.

    Qualquer duvida, pergunte pro Marcos Pivaro, por que ele tem um similar.

    Abraços

    Odair

    #91578

    titanium
    Participante

    Olá, parabéns pela aquisição, também tenho um karmanguia, porém vai ter trabalho para os reparos a ser feito, mas realizar isso é muito prazeroso, ainda mais podendo fazer por conta própria e com o capricho, tome cuidado com a vedação dele e se tiver infiltrações, será uma das primeiras coisas a ser feitas para não deteriorar o interior, seu trailer esta muito original, parabéns!!

    Muito obrigado EDUARDO! Valeu!

    Então… você saberia dizer como faço para recuperar o freio inercial do karmanghia?
    Se tiveres pelo menos algumas fotos aí do sistema para eu comparar com o meu já seria ótimo!
    Pois é… vedação é o tendão de aquiles mesmo!
    Alguma dica?

    Parabens pela aquisição.
    
    O mais importante é estruturalmente ele estar íntegro. Assim vc pode viajar sem se preocupar do jeito que ele está.
    A estética é algo secundário (pelo menos pra mim).
    Faça uma lista das verificações que precisam ser feitas na estrutura (chassi, suspensão, freios) e calafetação para não deixar mais a água infiltrar. A água é um vilão silencioso.
    
    O resto vai fazendo aos poucos. Se vc gosta de meter a mão na massa, terá horas de diversão.
    
    Qualquer duvida, pergunte pro Marcos Pivaro, por que ele tem um similar.
    
    Abraços
    
    Odair

    Muito obrigado ODAIR!!

    Justamente… eu penso que a estética é secundária… preciso deixar ele seguro para viajar e com a vedação em dia!
    😀

    Bom, pensando em:
    1 – Passar na Vistoria do Detran: revisar elétrica da parte externa.

    2 – Realizar fase 1 da reforma:
    2.1 – Lavagem da parte inferior do trailer para tirar pó e verificar melhor o estado do chassi e peças de suspensão e freios.
    2.2 – Revisão de cubos de rodas (lubrificação com graxa sabão de lítio e b. de molibidênio + substituição de rolamentos + retentores).
    2.3 – Revisão geral do sistema de freios (verificação das sapatas, burrinhos, cabeamento e regulagens).
    2.4 – Revisão da suspensão (basicamente verificar se os amortecedores já são de dupla ação e substituir conforme o caso).
    2.5 – Selagem completa da cabine do trailer (preciso concluir essa etapa até outubro/2016, quando as chuvas retornam a Brasilia).
    2.6 – Substituição ou reparo dos janelões dianteiro e traseiro (com reforço da estrutura de madeira que fixa a janela, pois a traseira está podre).
    2.7 – Verificação e reparo da Geladeira, Aquecedor à gás, Fogão/forno e bomba dágua.
    2.8 – Limpeza e reparo do Porta Potti.
    2.9 – Vedação do banheiro, para evitar infiltrações quando do banho.
    2.10 – Fabricação de todas as cortinas do trailer (blackout + vual).
    2.11 – Substituição das capas dos estofados por umas com tecido respirável e resistente à água (tipo aquablock)
    2.12 – Verificação completa da eletrica interna + instalação de bateria estacionária (ainda a dimensionar) + eventuais inversores + projeto carga da bateria pelo alternador + alguma outra coisa simples e barata que surja no caminho…
    2.13 – limpeza geral do trailer por dentro (esse passo será um dos primeiros, mas só lembrei de registrar por aqui).
    2.14 – Substituição do miolo da parte superior da porta de entrada (por um compensado naval de madeira resistente a agua – não é pinus).
    2.15 – Substituição do trinco da porta de entrada (o que está lá quebrou a maçaneta que abre por dentro). Quero ver uma barata que eu possa trancar por dentro, que tenha chave e que seja segura.
    2.16 – Substituição do pano preto da beliche (o que sustenta os colchões). Substituirei por um tecido com RipStop que tenho aqui em casa. Também preto. Mas a ideia é que fique mais cumprido (ponta a ponta).
    2.17 – Substituição das portas de madeira dos armários que não estejam em bom estado (com trincas).
    2.18 – Reforma do móvel de madeira que sustenta a geladeira (a parede esquerda desse móvel parece que está quebrada e a geladeira afundou).

    Bom, a 2ª fase da reforma ainda vai demorar… mas, basicamente, é algo mais estrutural… Depois de curtirmos bastante o trailer, vamos pensar em desmontar todo e refazer tudo que não estiver bom! Pintar inteiramente ele e, se necessário, modernizar o sistema de freios dele para uns elétricos com controle de “trailer sway” eletrônico (tem uns módulos nos EUA que fazem isso).

    Mas isso tudo está bem distante e não dá para pensar muito nessa fase..

    Por enquanto agradeço aos amigos caravanistas que puderem passar algumas recomendações para vedação da carroceria (fissuras no aluminio) e emendas.

    Também gostaria de saber:
    – quais rolamentos e retentores são utilizados nos cubos de roda do Karmannghia? São iguais a algum carro nacional?
    – o amortecedor horizontal do sistema de freios inercial é o mesmo da f-1000, como nos Turiscar?
    – Compensa adicionar uma caixa servida e uma caixa de detritos ao trailer (caso não consiga recuperar o portapotti penso em colocar um sanitário fixo + caixa detritos homemade). A dúvida é: compensa mudar logo de cara esse sistema?
    – É possível revisar e/ou reparar o aquecedor a gás original?
    – É difícil revisar e/ou reparar a geladeira à gás? Devo tomar algum cuidado especial?

    Eita! Acabei escrevendo um mundo de coisas!

    Agradeço quem tiver a paciência de ajudar… em paralelo, estou pesquisando bastante no fórum.. mas é que essas dúvidas estão difíceis de sanar por meio da pesquisa..

    Forte abraço a todos!

    #91580
    Carlos Fanara
    Carlos Fanara
    Participante

    Boa Noite Amigo,

    Há uns 3 anos fiz uma reforma no meu kc 450 e tenho alguma experiencia sobre os Kc.

    – quais rolamentos e retentores são utilizados nos cubos de roda do Karmannghia? São iguais a algum carro nacional?

    São da Kombi 5 furos

    – o amortecedor horizontal do sistema de freios inercial é o mesmo da f-1000, como nos Turiscar?

    Não sei te dizer, mas os amortecedores da rodas são da kombi cliper

    – Compensa adicionar uma caixa servida e uma caixa de detritos ao trailer (caso não consiga recuperar o portapotti penso em colocar um sanitário fixo + caixa detritos homemade). A dúvida é: compensa mudar logo de cara esse sistema?

    Eu comprei outro porta potti modelo curve, o meu trailer era roda quadrada e tinha um vaso de louça jogando os detritos para o tanque que era originalmente para água potável retirei esse tanque e fiz outro de aço inox para água potável;

    – É possível revisar e/ou reparar o aquecedor a gás original?

    retirei o meu original e coloquei um lorenzetti bp750 (se não me engado) funciona muito bem

    – É difícil revisar e/ou reparar a geladeira à gás? Devo tomar algum cuidado especial?

    Aqui no fórum tem um tópico de um amigo que fez a reforma da geladeira.

    Dentre outras modificações,

    -coloquei 4 janelas laterais que mandei fazer na celeste vidros de Caxias do sul
    -troquei a pia para granito, torneira da pia e do banheiro,
    – troquei os puxadores dos armários e tb os amortecedores das portas-
    troquei o 4 travessões que servem de “alicerce” para as paredes para Ipê ao invés de pinus (estavam podre)

    e mais algumas coisas,

    se quiser me passe seu whatsapp que quando tiver um tempinho no final de semana te passo algumas fotos.
    Foram muitos sábados e domingos de reforma mas fiz com muita satisfação e carinho.

    Grande a braço

    Carlos Fanara

    #91581

    titanium
    Participante

    CARLOS FANARA,

    MUITO Obrigado por compartilhar sua experiência!
    Já ficam aqui anotadas no tópico para eu ir consultando no decorrer da reforma!

    Legal!

    Agradeço se puderes enviar fotos da sua reforma!
    Especial dúvida onde fixar a caixa de detritos e água servida.. ainda pensando se vale a pena.. se não ficaria muito pesada!?

    Em tempo, vou procurar o tópico da reforma da geladeira à gás.

    Você poderia me enviar fotos do seu sistema de freios (engate) para eu conferir se o nosso está ok??

    Abraços!

    #91582

    Fanara…. Poste as fotos por aqui. Assim todos poderão conferir. As informações importantes pro amigo acima serão imprescindíveis para o fomento do trailismo no BRasil…. abração

    Marcos Pivari - CEO e Editor do MaCamp

    #91585
    Carlos Fanara
    Carlos Fanara
    Participante

    Bom dia Marcos e Titanium,

    Postarei sim as fotos aqui no fórum ainda neste fim de semana,

    grande abraço

    Fanara

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