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Usar ou não o alternador do carro?

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  • #61075
    Edintruder
    Participante

    Carlos, creio que esse deverá dar conta sim, suprindo um consumo básico de iluminação e bomba de água.

    #61090
    GustavoN
    Bloqueado

    Carlos, com algum receio vou te contar o que vou fazer no nosso trailer que está em construção, porque tua situação é semelhante a nossa em alguns aspectos. Digo com receio porque sempre há algum risco de algo dar errado, seja durante a instalação, ou com equipamentos que não tem a qualidade que deveriam ter, e eu me tornar responsável por problemas. Também, apesar de eu ter exeutado testes “em laboratório” com um carregador e fonte locais, ainda não deu tempo de ver como o sistema vai se comportar com o passar do tempo. De qualquer forma, vou te contar caso queiras embarcar na experiência comigo. Tu já tens um carregador de baterias no teu trailer, pois tens uma placa solar. Placas solares são notavelmente instáveis quanto ao fornecimento de energia, então não só tens um carregador de baterias, mas tens um que sabe controlar a carga da bateria dadas diferentes condições de consumo e de fornecimento de energia por parte das placas. Isso é melhor do que a maioria dos carregadores de bateria sabem fazer. Então, o que eu pretendo fazer é comprar o que é conhecido no Brasil como uma fonte chaveada (tradução pobre de “switched-mode power supply”, que faz referência a alta frequência com que funcionam essas fontes) que forneça 11-14.4V (ajustável), e vou ligar ela na entrada do carregador solar, junto com a entrada das placas. Como vantagens desse sistema, uma fonte chaveada é muitas vezes mais leve e mais barata do que um carregador de baterias de potência equivalente. Também é muito comum essas fontes serem bi-volt automático. Por exemplo, em uma busca rápida do Mercado Livre encontrei esse aqui na faixa dos 10A por R$29, ajustável e com bi-volt automático (atenção: isso não é uma recomendação.. não conheço pessoalmente): http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-670165260-fonte-chaveada-12v-10a-120w-p-cftv-fita-led-som-automotivo-_JM Então a idéia é ligar a saída de uma dessas fontes em paralelo com a entrada das placas, e ajustar a tensão até que a corrente desejada passe pelo controlador solar. Um detalhe a cuidar é observar se haverá qualquer tipo de aquecimento das placas solares enquanto a fonte estiver ligada. Se isso ocorrer, quer dizer que as placas estão aceitando a passagem de corrente reversa, e indica que deverá ser instalado um diodo adequado na saída da placa para evitar o desgate prematuro. Essa situação não é diferente de se ter duas placas ligadas em paralelo, o que é comum. Se uma das placas estiver na sombra ou tapada, ela não deve deixar passar corrente reversa também.. se passar, precisa do diodo para bloqueio. Se tiveres um multímetro a mão e souberes como usar, também dá para medir para ver se há passagem de corrente ou não. Se não souberes muito bem como usar, melhor só ver pelo aquecimento mesmo, para evitar problemas muito maiores gerados por um curto. Esse mesmo efeito também é possível do lado oposto: a fonte precisa ter proteção contra corrente reversa, ou então um diodo deve ser colocado na saída dela para evitar que a tensão mais alta das placas ocasione corrente reversa na fonte. Note que mesmo que não exista corrente circulando pela fonte, é possível que ela seja danificada pela tensão mais elevada, pois é possível que o capacitor que é usado na saída para ajudar a manter a tensão DC estável pode não comportar a tensão fornecida pelas placas. Para ter certeza é necessário saber detalhes das placas e da fonte utilizados. Um outro risco desse projeto é que as fontes chaveadas tem o chamado “ripple effect” – pequenas e rápidas alterações de tensão, devido a forma como elas funcionam. Isso vai ser menor em uma boa fonte, e maior em uma fonte de pior qualidade. É difícil prever se isso vai afetar de alguma forma o carregador solar sem saber como é construído, mas pelo menos na teoria não deveria, pois as variações devem ser muito pequenas comparadas com a base da tensão. Outro risco é que uma fonte chaveada é algumas ordens de magnitude mais complexa que um carregador tradicional de baterias, que faz pouco mais do que retificar a saída de um transformador. Mais complexidade, mais problemas. De qualquer forma, eu vou arriscar pelo benefício potencial.

    #61096
    carlosfanara
    Participante

    Gustavo, Tb tenho uma placa solar 240W ligada a um carregador MTT de 30A, tenho tb uma fonte 12V eletrônica de 60A, já fiz uma experiência semelhante porém usando uma chave de 2 posições ou seja ou o carregador foi alimentado pela placa solar ou pela fonte. Funcionou bem o carregador solar sendo alimentado pela fonte 12V (na verdade tive que ajustar para quase 13V). Ainda não tive “coragem “de colocar em paralelo (que seria a sua idéia) pois a voltagem de saida da placa (não me lembro exatamente mas as vezes era muito superior aos 12 v da fonte), esse desbalanceamento eu acredito que causaria danos aos componentes eletro-eletrônicos. Se fizer seu teste, poste a sua experiência. Abraço Carlos Fanara

    #61097
    GustavoN
    Bloqueado

    Então.. estás com tudo na mão pra fazer isso. Se a fonte que tens na mão não tiver proteção contra corrente reversa (dá pra ver abrindo a fonte ou questionando o fabricante), basta botar um diodo adequado na saída dela, antes da conexão em paralelo com a placa. Isso vai evitar que uma placa solar de tensão elevada possa danificar a fonte. Outra vantagem dessa configuração é que a placa tendo tensão mais alta vai acabar alimentando o carregador sempre que tiver sol, ao invés de utilizar energia do camping. De qualquer forma, usando a chave de duas posições também resolveria o problema. Por que tu abandonou essa conifguração e estás indo atrás de um carregador tradicional? Talvez eu não tenha entendido o problema.

    #61105
    carlosfanara
    Participante
    GustavoN wrote:
    Então.. estás com tudo na mão pra fazer isso. Se a fonte que tens na mão não tiver proteção contra corrente reversa (dá pra ver abrindo a fonte ou questionando o fabricante), basta botar um diodo adequado na saída dela, antes da conexão em paralelo com a placa. Isso vai evitar que uma placa solar de tensão elevada possa danificar a fonte. Outra vantagem dessa configuração é que a placa tendo tensão mais alta vai acabar alimentando o carregador sempre que tiver sol, ao invés de utilizar energia do camping. De qualquer forma, usando a chave de duas posições também resolveria o problema. Por que tu abandonou essa conifguração e estás indo atrás de um carregador tradicional? Talvez eu não tenha entendido o problema.

    Na verdade tb estou fazendo algumas experiências mas tenho outro carregador convencional (30A)para carregar minhas baterias, acredito que partir do momento que tenho energia de terra ( como falamos na marinha) não teria necessidade ter a placa solar (energia de bordo) no circuito , posso usar o 220v (passando pelo transformador estabilizador)ou 110v direto nos meus equipamentos (frigobar, tv, microondas e iluminação etc) e mais o carregador para as baterias. O unico problema é que eu mesmo estou fazendo essa instalação e como sou meio bagunceiro só eu vou poder operar os dijuntores kkkk Obs: Estou no fim de minha reforma parcial e no dia 17 ierei inaugurar o trailer lá em Cabo Frio no camping do clube militar. Abç Carlos Fanara

    #61106
    GustavoN
    Bloqueado

    Está quase então, Carlos! Não deixe de nos contar como foi a estreia. Meu objetivo quanto a parte elétrica do trailer é um pouco diferente: a energia externa pode não estar disponível, ou ser de péssima qualidade, e ainda pode ser cobrada a parte como é comum em vários campings. Quanto menos depender dela melhor, e quanto menos e mais leves os equipamentos, mais sobra para as caixas de vinho. :)

    #61110
    Jandir de Teresopolis
    Participante

    Caramba, lendo os posts acima, vejo como não sei nada mesmo. Mas o bom é que estou aprendendo. Muito boas as exposições acima… Parabéns a todos!!!

    wanderlei oliveira souza wrote:
    Ola Jandir, em primeiro lugar agradeço as palavras de incentivo, estou quase pronto para ter um trailler, tenho visto vários, que os preços variam de R$ 22.000, a 40.000,00, e a gente que não conhece ainda fica numa duvida tremenda do porque da diferença, mas, no momento cérto passarei a vcs quem sabe alguem me de uma luz para não entrar numa fria hhehhe, escuta vc diz que instalou alternador de F 1000 e esta satisfeito, veja bem o meu carro que pretendo usa-lo como tracionador é uma Silverado da Chevrollet Ano 99, 6 cilindros, motor MWM em linha, com turbo e intercoller, a minha pergunta é a seguinte sera que o meu carro n alternador não tem a mesma potencia de transmição de energia como o F 1000, pois o meu motor é praticamente o mesmo da F 250 4×4. Ai eu não precisaria trocar o alternador para fazer o sistema de carga para baterias estacionarias como vc fez, eu fico vendo o seu tracionador po meu ele é igualzinho ao meu, cabine dupla branco e caçamba fechada que uso como porta malas, diga-se de passagem o carro é uma cavala, iguinorancia em tração, ainda mais que a minha esta com cardão curto e as pontas de eixo reforçadas etc, é qto. ir a um VQQ, a hora que o pessoal estiver ou no CCB de Ubatuba ou em algum camping de Itu ou São Roque como moro na Capital de SP, fica fácilpara dar um pulo num bate e volta tomar uma cervinha e conhecer o pessoal e tambem trailler, po será um prazer e satisfação insofismável podes crer, e ao Ronald em relação as suas palavras a reciproca é verdadeira Ir.’.- A todos vcs um T.’.F.’.A.’.

    Quero aqui me desculpar com o amigo Wanderlei por não ter visto esta postagem antes. E quero me desculpar também com todos por uma falha minha em uma postagem anterior, aqui mesmo neste tópico. Eu tenho o trailer há um (01) ano, mas me esqueci que há cerca de dez (10) tinha trocado o alternador original da EFE por um de um carro importado, que comprei no ferro velho na época [size=small](não me lembro qual era o carro de onde ele foi retirado)[/size], com amperagem muito maior. Wanderlei, se puder, poste umas fotos de sua Silverado, e apareça em algum encontro ou VQQ anunciado aqui no MaCamp, como falou o Ronald. Na parte técnica, eu admito que não sou muito bom. Sei apenas o que tenho no trailer, mas admito que quase nada foi feito por mim [size=small](não tenho capacidade para tanto)[/size]. Tive que pagar para fazerem. Mas lendo sempre o MaCamp, acho que um dia vou acabar me arriscando a fazer alguma coisa. [video=youtube]https://www.youtube.com/watch?v=zIDe2Bb7FOg[/video] [size=large]Este e muitos outros vídeos sobre campismo, você pode assistir clicando [/size] [size=x-large]AQUI[/size][size=large].[/size] [size=xx-small].[/size]

    #61116
    Edintruder
    Participante

    Ainda bem que o Gustavo vai me visitar no sábado! Vou perguntar um monte de coisas para ele, pois to vendo que eu também não sei nada desse assunto! kkkk

    #61123
    GustavoN
    Bloqueado

    Vai ser um prazer ajudar como eu puder, Ed, mas também tenho muito a aprender. Eletrônica é um hobby que brinco quando dá tempo entre o trabalho e os demais hobbies.

    #61424
    Carlos Santi
    Participante

    kkkkkkkk! Meus conhecimentos de eletrônica se resumem às leis de Ohm e Kirchoff (nem sei se é assim que se escreve) e mais nada. Nem vou tentar entender o que disseram o Gustavo e o Carlos, mas só pela paciência deles, já agradeço muito!! Acabei pesquisando um pouco mais e lendo os blogs dos meus amigos velejadores, resolvi comprar um carregador um pouco mais “inteligente” e me decidi por um Truecharge de 150W, que ainda nem recebi. Não sei nem qual é a potência da minha placa solar, mas ainda não fiquei sem luz, bomba e TV na garagem de casa e agora o trailer está coberto por telhas!! Antes de ligar o positivo da caminhonete, vou carregar a bateria totalmente com o novo carregador e testar uma noite inteira com a geladeira ligada no inversor. Se aguentar, para mim está bom por enquanto. Depois de algumas acampadas avalio melhor o que vou instalar. Estou mais para o Jandir, entre fazer sozinho e pagar para fazer, fico com a segunda opção kkk.

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