Usar ou não o alternador do carro?
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25 de julho de 2015 às 16:54 #61700rafael mafraParticipante
Justamente as de led que ficam impossíveis comprar por aqui… custa 50,00 a unidade no ML… Obrigado pela dica que consigo as 12v normais aqui em Curitiba.. pelo menos não fico sem enquanto estiverem a caminho da china… Enviado de meu SM-G7102T usando Tapatalk
25 de julho de 2015 às 20:27 #61705GustavoNBloqueadoNão coloca 12v incandescente, Rafael. Elas consomem demais por pouca luz, e é fácil de achar essas de LED. Aqui na cidade tem casa de material elétrico lâmpadas 12v para soquete padrão, de LED (muitos LEDs), por volta de 15 reais.
25 de julho de 2015 às 21:08 #61707Odair TeixeiraParticipanteAcho que incandescente nem acha mais… Enviado do meu iPhone usando Tapatalk[hr] As 110v eu troquei todas por led há 3 anos e estão perfeitas.. Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
25 de julho de 2015 às 21:11 #61708GustavoNBloqueadoNa mesma loja tem incandescente também, 40W, pra quem não tem dó da bateria.. ou pra sorte de quem precisa delas como um resistor de alta potência.
14 de agosto de 2017 às 14:58 #98786Samuel VelosoParticipantePessoal, gostei da ideia do Dardo quanto a um inversor ligado na saída do alternador, para levar 110/220 até o trailer em cabos mais finos, ligando o frigobar. Alguém mais já utilizou? O inversor pode ficar dentro da cabine ou tem que ser no motor, bem próximo do alternador?
14 de agosto de 2017 às 22:19 #98796AlexJoinvilleParticipanteSamuel, manda 12v mesmo, um cabo 16mm resolve, vc vai gastar uns 150,00 de cabo… coloca um relê de 80A ou 100A chaveado por um outro rele temporizado com uns 30 segundos pra liberar a carga pro trailer só depois que o carro já está ligado.. ou liga manualmente com um disjuntor mesmo de 50A e desliga quando vc parar e for dar a partida..
Tem tbm um divisor de carga mas é caro, ele faz isso tudo automaticamente e só manda carga pra bateria do trailer depois que carregar a do veículo.
No meu vou fazer com rele, o mesmo que usei pra fazer a troca automática da entrada de rede no meu trailer, não sei se vc viu no video sobre a instalação elétrica..15 de agosto de 2017 às 11:39 #98820Samuel VelosoParticipantePois é Alex, vi o seu vídeo da apresentação da elétrica. O vídeo da montagem, aquele maior, ainda não vi.
Meu maior óbice é a disponibilidade atual das minhas baterias para ligar o frigobar 110v. Tenho apenas duas estacionárias de 44A, que toca as Lâmpadas 12V, Ventiladores 12V, Bomba 12V, permitindo-me ter iluminação, ventilação e bombear água para o aquecedor de passagem em eventual pernoite em posto antes de chegar aos campings. Aí para frigobar 24h só nos campings mesmo, pois caso contrário acho que minhas baterias atuais iriam sofrer com descargas mais profundas.
Assim, minha intensão de ligar um inversor no carro direto para o trailer é ter a oportunidade de ter uma carga direta para o frigobar, enquanto rodar durante o dia, sem sugar das minhas pequenas baterias kkk ☺. Na pernoite ou quando parado o frigobar ficaria desligado.
Porém, resta saber:
– ESTA LIGAÇÃO É ARRISCADA?
– SOBRECARREGA O ALTERNADOR 90A
– AUMENTA CONSUMO DO DIESEL?Além disso, sabe se eu poderia pegar este ponto 110V no trailer, vindo do carro, e LIGAR O CARREGADOR DE BATERIAS inteligente 10A no outro dia pela manhã quando for rodar? (assim não precisaria puxar outro cabo 16mm lá do carro)
IDEIA DE LIGAÇÃO:
[ALTERNADOR 90A]> [INVERSOR 110V]> [TRAILER]> [FRIGOBAR 110V e CARREGADOR DE BATERIAS 10A]
O que acham?
Desde já agradeço aos companheiros! Samuel16 de agosto de 2017 às 15:25 #98924Odair TeixeiraParticipanteJá fiz isso rodando dois dias sem parar, tocando uma geladeira no Imperial… Mas peguei a alimentação direto do conector bateria/alternador, com um relé pos chave para alimentar somente quando o motor estiver funcionando.
SdsOdair
17 de agosto de 2017 às 17:36 #98944AlexJoinvilleParticipanteOlha só Samuel, segue as 3 alternativas.
1- Vc ligar um inversor no seu carro, com uma chave ou rele pra interromper o consumo da bateria do veículo qdo parado. Só tem que ver se seu inversor vai dar conta de tocar a geladeira e o carregador ao mesmo tempo sem torrar. Lembrando que um inversor de 1000W pro frigobar ja tá no limite, senão é pouco ja que tem os picos de partida do compressor.Nesse caso vc tem que observar que existe uma perda de energia na conversão de 12V pra 110V de cerca de 20 a 30%, ou seja, seu alternador vai trabalhar pra alimentar o inversor e 20% desse trabalho será desperdiçado.
2- Puxar um cabo 16mm lá pro trailer e ligar nas suas baterias, com uma chave ou rele pra desligar qdo parado da mesma forma que o caso 1, só que com o inversor no trailer vc mantem a instalação do trailer com o inversor no lugar e tudo mais, e qdo parado o inversor pode ficar ligado mantendo a geladeira, ao voltar a andar o alternador volta a carregar as baterias do trailer..
3- painel solar, pelo menos um painel de 330W, e mais uma bateria de pelo menos 100A.
No meu trailer tenho um painel solar de 250W que ajuda a manter as baterias carregadas, além de ter 500A de baterias pra durar mais tempo, na instalação já deixei um cabo esperando pra conectar no carro e manter as baterias carregadas enquanto viajo. Só o painel não é auto suficiente por isso vou colocar mais um de 250W.
Sobre o consumo de diesel com certeza vai aumentar um pouco, mas acho que não chega a meio km/l, teria que fazer um teste.18 de agosto de 2017 às 00:57 #98949Samuel VelosoParticipanteOdair Teixeira, obrigado por compartilhar esta sua experiência, muito legal. Vai muito me ajudar a preparar para a próxima viagem.
Alex,
Esta opção do inversor no carro, apenas para o frigobar, eu achei legal. É opção para não sugar direto das baterias, se elas não der conta, e acabar faltando para iluminação e banho.Quanto a perda de 20% +/- do inversor, considerando geladeira 110/220v, ela vai ocorrer de qualquer forma certo? Tanto puxando do alternador quanto da bateria, não é isso?
Para carregar as baterias acho que será melhor o cabo 16mm, como também sugeriu antes. Apensar de haver perda de tensão com o cabo grosso, dever ser menor que pegar o ponto 110 que vai para o frigobar e converter novamente em 12v no carregador de baterias do trailer, eu acho kkk! Além da necessidade de um inversor maior para aguentar o frigobar de +/- 11A DC e o carregador inteligente de 10A. (Lembrando que meu alternador é de 90A, ligado a uma bateria de partida de 78A.)…
Quanto aos investimentos em baterias e placas, já estão nos projetos, para o ano que vem kkkk. Estas soluções acima são paliativas para uma viagem de +- 25 dias que estou projetando pra novembro.
Todavia, em análise a varias informações dos foristas, estou seriamente pensando em adquirir um frigobar 12v. É um bem mais durável que as baterias estacionarias extras, necessárias para compensar as perdas do inversor que sustentaria um frigobar 110/220. Mas de qualquer forma, necessito de mais baterias e placas para tocar demais itens do trailer com mais segurança e conforto.
Alex e Odair, obrigado pelas dicas até aqui meus irmãos! Abração!!!
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