Usar ou não o alternador do carro?
- Este tópico contém 72 respostas, 24 vozes e foi atualizado pela última vez 5 anos, 4 meses atrás por Marcos Pivari.
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29 de janeiro de 2018 às 09:59 #100982ddtavaresParticipante
Prezados,
Primeiramente, desculpem-me por ressuscitar o tópico. Se isso for contra as regras do fórum, abro outro.
Além disso, muito obrigado a todos pelas informações. Sou mineiro, mas moro em Brasília, e não vejo a hora de conseguir fazer minha casa móvel. Há anos venho lendo o fórum e estou começando a botar no papel as ideias para construir um camper. Depois que mostrei as fotos dos equipamentos da Tischer para a patroa, consegui convencê-la da ideia e o projeto pode se destravar (rs). Os relatos de todos e, principalmente, o passo a passo do Edin com o Cavinete foram muito esclarecedores.
Quanto ao assunto em si, pelo que pude entender, a estrutura de um sistema elétrico com gerador e painel solares seria mais ou menos a da figura abaixo, correto? Se o esquema estiver correto, minhas dúvidas são:
1 – existe um equipamento capaz de identificar as fontes de energia disponível (rede, gerador, alternador e placas solares) e automaticamente selecionar alguma delas?
2 – é necessário ter dois carregadores de bateria (um para rede/gerador e outro para os painéis solares), não seria mais econômico ter um só?
3 – considerando que geradores inverter silenciados são caros demais (o Honda de 2KVA está por volta de R$ 7 mil), para uma situação de falta de rede externa, não seria mais econômico ter um conjunto de baterias mais robusto, carregar as baterias a partir do alternador da picape diesel e rodar o ar condicionado (veja-se o novo Wind Free da Samsung com consumo anunciado de 700w para 9 mil BTU) a partir das baterias?
Abraços,
Danilo29 de janeiro de 2018 às 10:55 #100984Marcos PivariMestreOlá Danilo. Ao contrario, o forum é exatamente para sempre podermos resgatar os tópicos e manter em discussão e atualizacao.
Seja bem vindo e torcemos pelos seus objetivos.
1 – existe um equipamento capaz de identificar as fontes de energia disponível (rede, gerador, alternador e placas solares) e automaticamente selecionar alguma delas?
PArticularmente não sei dizer, mas se tiver acho que deve ser caro. Aguardemos as opiniões de outros foristas.
2 – é necessário ter dois carregadores de bateria (um para rede/gerador e outro para os painéis solares), não seria mais econômico ter um só?
Nao entendi. O gerador possui saída 12V pra essa carga, assim como o sistema solar também. Por último seria legal ter um carregador inteligente para quando estiver na tomada do camping.
3 – considerando que geradores inverter silenciados são caros demais (o Honda de 2KVA está por volta de R$ 7 mil), para uma situação de falta de rede externa, não seria mais econômico ter um conjunto de baterias mais robusto, carregar as baterias a partir do alternador da picape diesel e rodar o ar condicionado (veja-se o novo Wind Free da Samsung com consumo anunciado de 700w para 9 mil BTU) a partir das baterias?
Acho ótima a pergunta. As vezes me questiono se um motor he carro ou caminhonete na marcha lenta não gasta menos combustível que um gerador, mesmo que pequeno. Isto sem falar no custo, espaço e no barulho que eles fazem. No meu trailer não tenho inversor. Tudo nele é 12V e só o ar condicionado é 110v. Aí penso que se eu instalar um inversor parrudo na caminhonete, seria mais “economico” tocar o ar condicionado do que ter um gerador tomando espaço (que nao tenho), fazendo barulho (sempre faz) e ainda gastando mais combustível que o carro ligado.
13 de março de 2018 às 17:33 #101461Renato Fraga NataoParticipanteOlá amigos, esse tópico é antigo mas temos muitas duvidas atuais…
Vou tecer minhas considerações:
Não tem o porque ter algum utensílio eletrico num trailer que não seja 12V.
Hoje em dia compra-se compressores para geladeiras e até mesmo para ar condicionado 12v, com consumo modesto de energia.
Microondas é impossivel ter ele em 12v, e não é qualquer inversor que suporta ele. Entretanto é o equipamento mais dispensável num RV sob meu ponto de vista.Geladeira acho imprescindível estar ligada full time, principalmente durante os deslocamentos.
Normalmente a maioria dos locais onde acampamos tem um terminal para energia eletrica.Diante disso, o reboque receber energia do alternador do carro é algo muito racional, mantém a bateria carregada durante o deslocamento e pode suprir a deficiência da bateria quando ela perder a carga se não houver uma fonte de energia por perto.
MAs é necessário avaliar muito bem como isso deve ser feito, a começar pelas bitolas dos fios e principalmente a tomada que fará a ligação entre o carro e o reboque.
Esse tipo de tomada é utilizado em empilhadeiras eletricas, suportam altissima amperagem, não permitem inversão de polaridade e permitem uma excelente condutividade nos polos.
Outra questão abordada anteriormente, sobre a capacidade em amperes do alternador, entendam que o que carrega uma bateria não é a amperagem, mas sim a voltagem. Portanto, mesmo um alternado de 45 amperes carrega uma bateria com mais de 100 amperes…
Finalizando um separador de baterias é fundamental para impedir que a bateria dos acessórios instalada lá no reboque roube energia da bateria instalada no carro. Este dispositivo deve estar em acordo com o alternador. Nunca usar um de 75 amperes num alternador de 90 amperes por exemplo.
13 de março de 2018 às 18:08 #101462Marcos PivariMestreBacana sua opinião. Ar condicionado, apesar de ver alguns para barcos, nunca vi nenhum RV usando. Já microondas os americanos usam 12V. O problema do quesito geladeira está em as pessoas preferirem gastar numa 12V (o que acho mais racional) do que o custo menor de convencional+inversor.
É uma briga grande…… mas a discussão é o melhor caminho para caminharmos rumo à solução definitiva.
curti seu post
14 de março de 2018 às 21:04 #101469Renato Fraga NataoParticipanteShow Marcos…
Complemento dizendo que não precisa gastar 2 ou 3 mil reais para se ter uma geladeira 12v.
Com 800 reais em média, compra-se um compressor 12v e instala ele em qualquer frigobar ou mesmo geladeira que o indivíduo já possua…
28 de setembro de 2018 às 19:24 #106590ddtavaresParticipantePessoal, estou tentando dimensionar o consumo de um ar condicionado inverter para eventualmente utiliza-lo a partir do banco de bateria.
Nas minhas contas, um ar condicionado inverter de 9 mil BTUs que consome 700W em 220V demandaria 3,18 A.h (talvez 3,5). Numa noite de 8h, seriam uns 28A. Supondo que os demais aparelhos que precisariam ser alimentados num dia, consumiriam uns 60A, o consumo diário “off-grid” daria uns 88A. Correto?
Considerando um limite de descarga de 20%, a capacidade do banco de baterias para funcionar sem prejudicar demais a vida útil das baterias seria de 440A (88/0,20).
Minhas contas estão corretas?
28 de setembro de 2018 às 21:45 #106592Marcos PivariMestreInfelizmente não…. seria um mundo ideal, mas as contas que vc está fazendo valem em A.H para sua voltagem aC, ou seja… 220V. No caso da sua bateria, seus 700W deverão ser divididos pela voltagem 12V para resultar em imensos 58,33A. esta será a amperagem que você descarregará de sua bateria por hora quando ligar seu ar condicionado…..
É por isso que o ar condicionado é um equipamento que nem é considerado no sistema que depende das baterias…….. no caso da geladeira, aí sim serão de 3 a 6 ampéres x hora se ela for 12V….
Já que estou aqui jogando um balde de água fria no que vc está almejando…. não posso me furtar a dizer que, sobre o sistema “inverter”, há pelo menos uma vez que ser considerado o “pico de partida”. Sim…. apesar do sistema “inverter” manter o compressor em baixa rotação enquanto o sistema convencional o desligaria e retoma a rotação gradativamente no momento da religação, o primeiro momento de ligar o aparelho existe o tal pico de partida……..
Sobre a porcentagem do uso das baterias, o caso dos 20% que você está considerando é para as BATERIAS VEICULARES. Portanto, (uma notícia boa pelo menos) se você utilizar baterias estacionárias no RV (que são as adequadas para este tipo de aplicação), você poderá considerar a porcentagem de 80%….. Esta é a grande diferença entre baterias estacionárias e veiculares……. lembrando que baterias estacionárias nao podem ter grandes descargas simultaneas… por isso nao pode utilizá-la para dar a partida num motor.
Saudações campistas!
29 de setembro de 2018 às 11:00 #106612ddtavaresParticipanteOi, Marcos. Obrigado pela ajuda.
Realmente esqueci que no inverter tem a transformação para 12v. De fato, fica impraticável.
Mas se entendi bem, o limite de descarga não indica exatamente possibilidade, mas um referência para manter a vida útil. Ou seja, a estacionária até descarrega mais, mas fazendo isso continuamente, ela também perde vida útil. Pelo menos foi o que entendi dessa página: https://www.minhacasasolar.com.br/produto/bateria-estacionaria-220ah-moura-clean-12mf220-78829
No mais, muito obrigado pela orientação. Aprendo muito com vcs
15 de janeiro de 2019 às 23:01 #134238ricardo rosental pereiraConvidadoBoa noite,estou dando um upgrade em um motohomer que eu adquiri, estou tendo algumas dificuldades quanto a alimentação elétrica do homer (casa) pois antes alimentação do homer era 12v e 110 v com um transformador/inversor de 1000W o carro com alimentação independente de 24v com dois alternadores um para o carro que carrega as duas bateria d 24v do carro e outro de 12v /90 Amp que carrega as duas baterias de 150 Amp do homer (casa).
Antes do upgrade o homer (casa) continha uma geladeira de 180 lts 110v ,um microondas 110v ,toda iluminação da (casa) era lampadas fluorecentes 40w e 12v tomadas de 110v e 12v,liquidificador de 110v, duas tvs 20´´ e uma de 14´´antigas, duas bombas sufos.
Agora com as transformações que já fiz, troquei o Transformador+carregador + inversor GW 4.000 TCI 110/220v 60 Hz 12v ,instalei um freezer 120 lts de 220v,um purificador de água Electrolux 220v, depurador slim 220v,toda iluminação de led , três tvs smart de 32´´ tudo funcionando 100 % e instalei tambem dois ar condicionado Dometic 110v de 13.500 Btus que é a onde estou tendo problema eles só funciona no trafo (rede externa de alimentação),pois a empresa que fez o upgrade e instalou o ar, me informou que não tinha como colocar ele para funcionar no Transformador/inversor para funcionar na bateria porque o alternador não iria aguentar e poderia pegar fogo.
A minha duvida hoje é se eu trocar o alternador de quantos amperes poderia eu colocar ,já encontrei de 120Amp, 150Amp, 200Amp, qual seria o ideal pois as baterias é de 150 Amp cada uma e não são estacionaria.
Lembrando que hoje o ar não funciona quando o carro está em movimento e isso se torna desconfortante pois viajar com a família toda (09)dentro sem o ar funcionar é doido.
Agradeço desde já quem puder me orientar.16 de janeiro de 2019 às 11:34 #134541Marcos PivariMestreOlá Ricardo.
Seguinte. Embora possa haver cálculos que levem ‘a possibilidade real de se tocar seus aparelhos de ar condicionado nos inversores a partir do teu sistema 12V, com ou sem carregamento via alternador, na prática essa ligação não se faz possível. ISto porque resulta em muito consumo, muita carga no alternador, pouca vida util das baterias e etc etc etc. Geralmente quem toca ar condicionado elétrico na estrada, faz isso por meio de gerador. aí sim vc pode tocar o ar condicionado.
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