Capt.A330
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Capt.A330Participante
O meu ‘post” sobre o defletor aerodinâmico: Bem, sobre o “wind deflector”: é um projeto simples, que montei a partir de experiência aeronáutica, com conhecimentos gerais sobre aerodinâmica, e observação de diversos projetos similares, obtidos da internet, em especial de matérias de USA e UK (tem para vender nos sites de campismo desses e outros países), alem da observação de modelos na Argentina, onde são mais populares, em razão dos ventos fortes da Patagonia,e a ampla utilização dos Trailer, quando comparados conosco, em especial com carros menores. A utilização depende do tipo de rebocador, sendo os mais indicados os veículos de teto alongado, como as peruas, monovolumes, furgões, SUV, etc, e nas camionetas, as que tem cúpula ate o limite da carroceria, pois quanto mais perto o aerofólio do Trailer, melhor rendimento aerodinâmico terá. A ideia é simples, resulta em direcionar o fluxo de ar que “corre” sobre o teto, e desviar lo suavemente para cima do teto do Trailer, de maneira tal que o Trailer vai no “vácuo” do rebocador, reduzindo bastante o impacto do ar no Trailer, gerando menor arrasto aerodinâmico, em especial com fortes ventos de proa, e dissipa em parte as correntes de ar semi laterais produzidas pelas passagens de veículos de grande porte que geram turbulência no rebocado. A ter em conta, o aerofólio não debe ultrapassar a largura do teto, para não cometer uma infração penal, e a curvatura que acompanha o formato da cabine, caso esta seja ligeiramente arredondada, serve para direcionar o fluxo de ar em parte para as laterais do Trailer. O angulo debe ser exato para o modelo de carro e Trailer a ser rebocado, para não ser perdida a eficiência; como falei anteriormente, um angulo muito aberto, fara que o fluxo de ar se choque com a fronte de Trailer, e muito fechado, sera um freio aerodinâmico para o rebocador, e também para o Trailer, pois vai gerar turbulência na fronte do mesmo. A medição do angulo de incidência foi fácil; coloquei um taco de madeira no teto da camioneta, e outro exatamente igual no teto do”Guanaquito”,onde termina a curva da parte frontal, e coloquei entre os tacos, uma ripa bem reta, e logo a seguir, medi o angulo formado pelo taco do teto da camionete e a ripa, com um transferidor comum, desses escolares; simples, porem preciso. A seguir, falei com um senhor que faze portões, grades, divisórias metálicas, etc., que embora uma pessoa simples, é muito habilidosa, e que conheço já faz vários anos; o difícil foi ele entender o quê e para quê eu queria isso! Quando eu desenhei e ele viu, ficou muito feliz! Bem, eu fiz com 8 parafusos, em pares, um na frente do outro,e coloquei uma borracha entre a capota e o defletor, e arruelas de borracha, metal e porca do lado de dentro da capota; sobre a capota, eu não me preocupei muito se a força exercida pelo impacto do ar iria rasgar a fibra, pois fibra é barata de se arrumar; sobre o teto do carro, o ideal seria prender o aerofólio a um rack, para não danificar o mesmo. O interessante é que debe ser fácil de colocar e tirar (nos dias que coloquei o defletor antes da viagem, muita gente debe ter coçado de mim, pelo “ridículo” do “cara” que debe pensar que sua camioneta é um Formula 1!) Eu optei por fazer metálico, com chapa fina galvanizada e pintura preta fosca, para abaratar os custos (custo total, 130 R$), já que era (e é!) experimental, mas imagino que pode se fazer de fibra, para quem sabe trabalhar a mesma. Como um “plus”, o aerofólio ajuda a manter a parte superior da frente do Trailer mais limpa, em especial dos insetos que impactam e grudam nela. Eu experimentei o mesmo na estrada, primeiro sem o Trailer, até a vel. de 120 kms/h, para ver se não teria reações adversas, e se manteve firme; não recomendo exceder muito esta vel., para não forçar a base do aerofólio contra o teto. Jairo estava comigo indo até Itu, sem o “Guanaquito”, na Castelo Branco, a 120 kms/h, e ele também não percebeu nenhum comportamento diferente com a camioneta. Repito, é um artificio simples, não esperem o consumo cair 30% ou mais, nem deixar de ter um pendulo a 130 kms/h; porem, ele ajuda, e por pouco que seja, é um projeto “green”, pois reduze a emissão de carbono na medida que reduze o consumo de combustível. Bem, por enquanto é isso; espero ter sido útil, sei que meu projeto é simples, e qualquer colega pode melhorar, e muito, o mesmo, e acho muito bom o fato de tentar aprimorar cada vez mais, pois todos sairemos ganhando, a cada novo melhoramento de eficiência no aerofólio que alguém conseguir. Estou aberto as criticas, ideias, e principalmente, aos conselhos de como melhorar meu artificio; grande abraço a todos!
Capt.A330ParticipanteNão Leandro, na boa, entendi o que você diz! Realmente você tem razão, pode ter sido o deslocamento de peso, mas realmente, não lembro; vou equilibrar o peso para a prox. viagem, e se puder, pesar de novo. Pensando bem, do lado esq., tem o ar cond., o fogão, micro-ondas e principalmente, a pia de mármore, e esto deve ser o diferencial…vou tentar calcular melhor e deslocar o que puder de peso para a direita. Grande abraço Leandro!
Capt.A330ParticipanteGreen, que bela lembrança! E me diga, quem que é o coitado do piá na foto com a camisa do Verdão?:D:D Pobrezinho, destinado a ser sofredor…:D: (teu passado te condena:D:D:D) Brincadeirinha Green, o que realmente importa são as fotos dessa época que jamais esquecemos; vou ver se “desenterro” algumas fotos mias; abraços!
Capt.A330ParticipanteCurva fechada demais? Não entendi, Leandro..Você diz que pode o peso ter se deslocado por causa da força centrífuga gerada numa curva “apertada”? Acho que não foi o caso, pois lembraria…realmente, não lembro; abraços!
Capt.A330ParticipanteAté Tu, Brutus?…:D:D…bem, falando serio, achei muito interessante pesar o Trailer, pois embora tenha pouca diferença de peso a mais do lado esq.,serve para futuramente, equilibrar a carga, de jeito tal que os pneus suportem cargas equivalentes; falando nisso, como os meus pneus são indicados para a ” Grand Best A”, tem na lateral o peso máximo e as libras de pressão indicadas para o mesmo, no caso, 65 psi, e esta tem que ser as psi utilizadas, para a correta utilização do pneu, além de ficar mais leve para rebocar. Eu até fiquei cismado do “Guanaquito” ficar “pulando” demais, mas como Odair e Sua esposa constataram na viagem, quando chegamos no camping, e mesmo na volta em Curitiba, todas as coisas estavam no seu lugar, nada quebrado, sinal que não ficou “duro” demais, e também a estabilidade não foi prejudicada. Abraços!
Capt.A330ParticipantePessoal, as fotos do “Wind deflector” já desmontado da camionete; agora, vai ficar guardado até a prox. viagem:demais:. Abraços!
Capt.A330ParticipanteGente, que coisa feia! O pior que é verdade:D:D:D. Eu peso 40 kg. mais que minha esposa, mais 40 kg do peso da bateria da camioneta, que é bem deslocada para a esq., mais o peso do sist. de tração 4×4 da Mitsu, levemente deslocado para a esq., mais o peso dos meus pecados…dá aprox. 700kg!:D:D. Abraços!
Capt.A330ParticipanteMarcos, Green, buenas! Dá sim para fazer o deflecto para teu carro e do Green; o aerofólio debe ir desde rente ao teto, usando o rack do carro, até ficar levemente acima do objeto em questão, seja barraca o estepe, e o ganho aerodinâmico vai ser percebido no consumo, especialmente. Me avisa se puder ajudar com mais detalhes. Abraços![hr] Odair, eis o meu sistema de alijamento (Fuel Jettison System):D:D, mas estou pensando em anexar uma mangueira de 1 m. de comprimento, lisa, que possa prender com um suporte ao piso do “Guanaquito”, para não ter que manobrar para parar exatamente acima do “hole” do “shit dumping” Abraços!
Capt.A330ParticipanteOdair, tem razão sobre os engates rápidos, vou montar a mangueira que levo nas viagens, com o de plastico, que já comprei; obrigado pela dica e grande abraço!
Capt.A330ParticipanteOdair, beleza de fotos:no “Guanaquito”, tenho algo bem parecido com teu sistema de descarga (vou tentar lembrar de tirar fotos do meu sistema para te enviar), mas se me permites uma sugestão, o engate rápido para a entrada de água, eu o fiz com terminais metálicos, pois lembro de que quando usava a “Vap” para lavar a Triton, os terminais plásticos não suportavam a pressão por muito tempo, embora a pressão da água que usamos no Trailer, e’ menor, a bem da verdade; talvez eu esteja exagerando mesmo:-/ Abraços!
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