Capt.A330
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Capt.A330Participante
Odair, muito bom o teu material de referencia! Gostei mesmo, da’ uma ótima base e compreensão da matéria em questão, em especial o penúltimo, da Solus, das pág. 6, 11 e 17, entre outras. Eu achei mesmo que meu aerofolio diminuiu o arrasto, e em especial, reduziu as oscilações do “Guanaquito” nas turbulências geradas por grandes veículos; talvez você não perceba tanto em função do Imperial ser mais pesado, e por tanto, mais firme nesse quesito. Gostei muito o Matheus e o Marcos ter abordado este tema junto comigo, Leandro e você, pois produz um desafio mental muito interessante, além de ser algo muito pratico e útil, e especialmente eu, me sinto feliz de ter abordado, de maneira teórica e pratica, um tema que pode ser bastante útil para a nossa comunidade de campistas. Grande abraço para todos e bom fim de semana.
Capt.A330ParticipanteOlá Matheus, obrigado pela referencia; de fato, não se encontra muito material ao respeito, embora no que você achou sobre o fluxo de ar no “YouTube”, pode perceber que um deflector como o que eu fiz, realmente direciona de maneira conveniente a corrente de ar, de tal modo que diminui o arrasto gerado sobre a parte frontal do Trailer. Claro que dispor de um túnel de vento seria o ideal, como feito no projeto e desenvolvimento de aeronaves, mas os custos são proibitivos; para o calculo de máxima performance, debe existir os cálculos correspondentes, ao final tudo e’ física aplicada, sobre a largura, grau de inclinação, comprimento, etc., para que o “wind deflector” seja plenamente aproveitado, mas penso que estes refinos aerodinâmicos sejam difícil de alcançar, e demandem muito estudo e testes para relativamente pouco ganho significativo. De qualquer modo, se for possível lograr melhoras com relativo pouco custo (este e’ meu intuito), será ótimo! Estão abertas os debates! Grande abraço, Matheus!
Capt.A330ParticipanteODAIR, NAO É VINGANÇA, NÃO….:D:D Serio mesmo, achei as fotos muito boas, em especial essas dos rochedos de Teófilo Otoni; é que eu tenho a fotografia como hobby, e curto isso. E já que estou pedindo, que achas (quando sobrar tempo, claro!), de contar a viajem com detalhes, pois eu sou igual a você, gosto dos detalhes técnicos, onde sempre se aprende mais com a experiencia de outros. Por exemplo, ótima tua ideia do tanque de água cheio para abaixar o CG, eis uma coisa que eu não lembrei…:desconfiado: Abraços!
Capt.A330ParticipanteParabéns Odair, lindo o relato e melhor ainda as fotos! Gostei mesmo! Legal como você se virou nas manobras; um dia eu chego lá! Tem mais fotos? Abraços!
Capt.A330ParticipanteBuenas; Odair, fico feliz que estas bem, embora o que Tu querias era continuar de ferias:demais:. Odair, viajei com pouca agua no tanque, pois a viajem era de um dia só, e levei o necessário só para usar o banheiro e agua para as pias, aprox. 30 lts.; usei o max. de libras permitida pelos pneus, para a carga max., que no meu caso é de 65 psi; a vel. media foi de 80 kms./h, com 100 e até 110 kms/h em uma ultrapassagem, e sim, vai mais fotos; abraços! Bem, sobre o “wind deflector”: é um projeto simples, que montei a partir de experiência aeronáutica, com conhecimentos gerais sobre aerodinâmica, e observação de diversos projetos similares, obtidos da internet, em especial de matérias de USA e UK (tem para vender nos sites de campismo desses e outros países), alem da observação de modelos na Argentina, onde são mais populares, em razão dos ventos fortes da Patagonia,e a ampla utilização dos Trailer, quando comparados conosco, em especial com carros menores. A utilização depende do tipo de rebocador, sendo os mais indicados os veículos de teto alongado, como as peruas, monovolumes, furgões, SUV, etc, e nas camionetas, as que tem cúpula ate o limite da carroceria, pois quanto mais perto o aerofólio do Trailer, melhor rendimento aerodinâmico terá. A ideia é simples, resulta em direcionar o fluxo de ar que “corre” sobre o teto, e desviar lo suavemente para cima do teto do Trailer, de maneira tal que o Trailer vai no “vácuo” do rebocador, reduzindo bastante o impacto do ar no Trailer, gerando menor arrasto aerodinâmico, em especial com fortes ventos de proa, e dissipa em parte as correntes de ar semi laterais produzidas pelas passagens de veículos de grande porte que geram turbulência no rebocado. A ter em conta, o aerofólio não debe ultrapassar a largura do teto, para não cometer uma infração penal, e a curvatura que acompanha o formato da cabine, caso esta seja ligeiramente arredondada, serve para direcionar o fluxo de ar em parte para as laterais do Trailer. O angulo debe ser exato para o modelo de carro e Trailer a ser rebocado, para não ser perdida a eficiência; como falei anteriormente, um angulo muito aberto, fara que o fluxo de ar se choque com a fronte de Trailer, e muito fechado, sera um freio aerodinâmico para o rebocador, e também para o Trailer, pois vai gerar turbulência na fronte do mesmo. A medição do angulo de incidência foi fácil; coloquei um taco de madeira no teto da camioneta, e outro exatamente igual no teto do”Guanaquito”,onde termina a curva da parte frontal, e coloquei entre os tacos, uma ripa bem reta, e logo a seguir, medí o angulo formado pelo taco do teto da camionete e a ripa, com um transferidor comum, desses escolares; simples, porem preciso. A seguir, falei com um senhor que faze portões, grades, divisórias metálicas, etc., que embora uma pessoa simples, é muito habilidosa, e que conheço já faz vários anos; o difícil foi ele entender o quê e para quê eu queria isso! Quando eu desenhei e ele viu, ficou muito feliz! Bem, eu fiz com 8 parafusos, em pares, um na frente do outro,e coloquei uma borracha entre a capota e o defletor, e arruelas de borracha, metal e porca do lado de dentro da capota; sobre a capota, eu não me preocupei muito se a força exercida pelo impacto do ar iria rasgar a fibra, pois fibra é barata de se arrumar; sobre o teto do carro, o ideal seria prender o aerofólio a um rack, para não danificar o mesmo. O interessante é que debe ser fácil de colocar e tirar (nos dias que coloquei o defletor antes da viagem, muita gente debe ter coçado de mim, pelo “ridículo” do “cara” que debe pensar que sua camioneta é um Formula 1!) Eu optei por fazer metálico, com chapa fina galvanizada e pintura preta fosca, para abaratar os custos (custo total, 130 R$), já que era (e é!) experimental, mas imagino que pode se fazer de fibra, para quem sabe trabalhar a mesma. Como um “plus”, o aerofólio ajuda a manter a parte superior da frente do Trailer mais limpa, em especial dos insetos que impactam e grudam nela. Eu experimentei o mesmo na estrada, primeiro sem o Trailer, até a vel. de 120 kms/h, para ver se não teria reações adversas, e se manteve firme; não recomendo exceder muito esta vel., para não forçar a base do aerofólio contra o teto. Jairo estava comigo indo até Itú, sem o “Guanaquito”, na Castelo Branco, a 120 kms/h, e ele também não percebeu nenhum comportamento diferente com a camioneta. Repito, é um artificio simples, não esperem o consumo cair 30% ou mais, nem deixar de ter um pendulo a 130 kms/h; porem, ele ajuda, e por pouco que seja, é um projeto “green”, pois reduze a emissão de carbono na medida que reduze o consumo de combustível. Bem, por enquanto é isso; espero ter sido útil, sei que meu projeto é simples, e qualquer colega pode melhorar, e muito, o mesmo, e acho muito bom o fato de tentar aprimorar cada vez mais, pois todos sairemos ganhando, a cada novo melhoramento de eficiência no aerofólio que alguem conseguir. Estou aberto as criticas, ideias, e principalmente, aos conselhos de como melhorar meu artificio; a cont., as fotos; um grande abraço a todos! [hr] A pedidos, outras fotos do passeio.:D:D[hr] Tinha esquecido; a parte frontal do toldo, alem de gerar arrasto, quando chove na estrada, ajunta agua na parte frontal, e se não for aberto para secar, vai umedecer e manchar.:desconfiado: Eu cortei um cano de alumínio fino, deses que se usam para saída de calor do aquecedor de passagem, entre outros, o corte no meio, de cima para baixo, e o moldei para fechar um pouco a frente do toldo, e como é cortado, na hora de estender o toldo, você simplesmente o desloca para baixo um pouco da haste; custo de aprox. 20 R$. Simples e econômico, e presta um bom serviço. Abraços!
Capt.A330ParticipanteBoa noite a todos; Jairo, obrigado, abraços! Carlo, obrigado,e tens razão, poderia ser pior! Abraços! Leandro, muito obrigado; o aerofolio o fiz com 8 parafusos, para poder tirar fácil quando não estou rebocando; de fato, como você diz, na Europa, 90% dos caminhões construídos, vem de fabrica com o deflector. Após mais de 12.000 hrs. de vôo, aprendi que aerodinâmica realmente importa, e bolei um jeito simples, porém apurado de calcular o angulo de incidência, tendo em conta as alturas do Trailer e da camionete, o fluxo de ar resultante, e a minha conta deu 38 graus, e assim foi feito. Os resultados são muito animadores, pois reduzi o consumo em aprox.11/12%, e se sente muito pouco quando sou ultrapassado por veículos grandes, e atingi 110 kms./h sem percepção de pêndulo. Insisto, os trailistas da Argentina o tem utilizado muito, com ótimos resultados; penso que posso aprimorar o deflector, mas por enquanto, estou muito conforme com os resultados. Grande abraço!
Capt.A330ParticipanteObrigado Green, realmente o RV241 é um lugar muito tranquilo, gostei muito de passar esses dias lá; o Trailer que se vê na minha quarta foto, ao fundo, é o Vila Rica do Jairo, uma beleza! E de Odair, tem noticias, sabem si chegou bem na Baía? Imagino que debe estar jogado na areia, curtindo sombra e caipi…oooppps!, água fresca, e não debe ter sinal de 3G ou WiFi para entrar em contato; seguramente na volta, teremos notícias. Mais umas fotos do “Guanaquito”. Grande abraço!
Capt.A330ParticipanteGreen, tu gosta mesmo de trocadilhos infames…nisso que da´torcer para time ruim :D:D Abraços!
Capt.A330ParticipanteBoa tarde Matheus, desculpa a demora em responder, mas estava “correndo” com os últimos preparativos antes da viagem que vou fazer na Segunda-feira de Curitiba para Araçariguama,SP, com o Trailer, para passar 4 dias no Camping RV, junto com o Trailer de meu amigo e colega de profissão, Jairo, também integrante do Fórum MaCamp. Sobre os pneus, acho que vale a ideia de experimentar os sem-camara (tube-less), que são superiores em muito, aos diagonais, na minha modesta opinião; estou usando os sem câmara no “Guanaco”, e o resultado, a priori, é muito bom, e estes pneus, servem também nas rodas dos nossos Turiscar, pois se adaptam as rodas antigas, como as nossas; seria questão de perguntar para quem constroem Trailer, como a Pingo, ou Motor Trailer. No que puder ajudar, conta comigo. Ontem consegui fazer o balanceamento dos meus (até que enfim!), e acho que ficaram muito bem; todos eles precisaram de chumbo para correger, e um deles, inclusive, estava mal montado, e “cavalgava” bastante, coisa que só vi na hora do balanceamento; recomendo fazer, achei os resultados bem interessantes. Debaixo, as fotos do evento. Grande abraço!
15 de janeiro de 2013 às 23:31 em resposta a: Férias de Verão 2012/2013 – Para onde cada um vai? #49036Capt.A330ParticipanteQue bom Odair, curte muito a viagem! Esperamos as fotos; abraços!
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