Publicidade:

Celio Fernando Torres

Respostas no Fórum

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    Posts
  • em resposta a: Isolamento Térmico em Motorhomes. #95044
    Celio Fernando Torres
    Participante

    Obrigado pela dica, Marcos. Isolamento com 25 cm ficaria inviável em um ônibus rodoviário, pois rebaixaria muito a altura interna Vou ver com muito carinho o que diz respeito a isolamento térmico. Talvez poliuretano ou fibra de vidro/rocha sejam mais eficazes do que isopor. Por outro lado, estive pensando em um sobreteto que eu poderia armar sobre o motorhome quando estacionado. Em uma casa que morei no Pará usei um aspersor de irrigação sobre o telhado de uma área de lazer que havia na casa, o que deixava o ambiente mais fresco e a sensação refrescante de que estava chovendo. Abandonei a ideia pelo desperdício de água da trapizonga. Sei lá, vou estudar o tema… Abraços.

    em resposta a: Isolamento Térmico em Motorhomes. #95028
    Celio Fernando Torres
    Participante

    Boa tarde, Edintruder e Marcos! Como pretendo contratar uma empresa para projetar e montar o RV, acho que ela estará atenta aos detalhes das boas práticas de projeto e construção. Lembrem-se que pretendo morar dentro do RV e evitarei lugares muito frios ou muito quentes, então, se o RV for quente como um ônibus normal, ele vai ser quente de tal forma que acho que será complicado ficar dentro dele por, por exemplo, algumas horas durante o dia. Acho que nem sempre encontrarei um lugar sombreado para estacioná-lo. No caso do isolamento térmico, Marcos, é esta impressão que dá: frio no inverno e quente no verão, lá se vai o conforto térmico para se viver dentro de um RV. Nos últimos 20 anos tenho morado em cidades quentes, por conta disto, sempre passei 24 horas por dia no ar condicionado, o que vira um vício! Estou sentindo que RV, como o próprio nome diz, é para recreação, pois a gente só “volta para casa” no fim do dia, cansado. O problema do ar condicionado ou ventilador é a disponibilidade de energia elétrica. Mas vamos lá, vou me divertir pensando num jeito de tornar o RV mais fresquinho, assim, o sonho continuará. Abraços a ambos.

    em resposta a: Proibilção Botijão 2k "liquinho" #94890
    Celio Fernando Torres
    Participante

    Boa tarde! Acho que não há diferença entre manter o botijão em pé ou virado, pois o que determina o estado líquido do gás no interior do botijão é a pressão (pressão de vapor), assim, quando o botijão começar a ser enchido, antes de formar líquido em seu interior, a pressão entre os dois botijões será equalizada. É como encher o pneu vazio de um carro, inicialmente o ar que entra no pneu só serve para expandi-lo, depois que todo o volume do pneu for ocupado, começará a compressão do ar, mantendo o volume e aumentando a pressão. No caso do gás, a determinada pressão, ele é líquido. Dependendo da temperatura, os botijões de gás apresentam pressões da ordem de 6 a 8 atmosferas (6 a 8 kgf/cm²). Espero não ter me estendido demais na explicação.

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)

CAMPINGS EM DESTAQUE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CLASSIFICADOS: