GustavoN
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GustavoN
BloqueadoBoa noite Charles, Não sei qual o modelo que o Carlos adquiriu, mas podes entrar em contato diretamente com a Eurohome para saber detalhes e condições sobre todos os modelos disponíveis: http://www.eurohome.com.br/ Abraço, Gustavo
GustavoN
BloqueadoEsse é sem dúvida o Guanaco mais bem preso do mundo, Dardo! [emoji1] Brincadeiras a parte, a idéia de usar a redundância pra prender em uma estrutura mais confiável do carro é ótima. Vou providenciar isso assim que possível. Obrigado pela dica.
GustavoN
BloqueadoBoa idéia, Odair. Pra ficar perfeito só faltou colocar um cabo de aço, pra garantir! [emoji1] Obrigado pela tabela, também. Vou verificar a corrente em uso depois que pegar o trailer.
GustavoN
BloqueadoBuenas Marcos, Qual a lei que diz que precisa de corrente? Já vi trailers circulando com cabo de aço, e não achei nada dizendo que é ilegal ainda.
GustavoN
BloqueadoQue eu saiba no Brasil também é aceito o uso de cabos. A nossa legislação também faz referência a Convenção de Viena, que diz o seguinte: 58. Com exceção dos semi- reboques, os reboques que não forem providos de freio automático, a que se refere o parágrafo 16 do presente Anexo, deverão estar providos, além de um dispositivo de acoplamento, de um engate auxiliar (corrente, cabo, etc.) que, em caso de ruptura daquele limite o deslocamento lateral do reboque, e possa impedir a barra de engate de tocar o solo. Quanto a cinta de nylon, realmente não acho que sejam adequadas para esse propósito. Elas tem resistência muito menor a rupturas por calor, fadiga do tempo, e outros problemas que podem ocorrer no caso de um acidente de ruptura do engate, que é o único ponto de se usar esse equipamento.
GustavoN
BloqueadoBem isso, Dardo.. meio atípico, mas achei legal a idéia de pegar um trailer pequeno e mais fácil de achar e com algumas poucas adaptações transformá-lo em uma mini-casa.
16 de outubro de 2015 às 00:38 em resposta a: Turiscar Brilhante SL 478 1981 – História, grandes reformas, reparos, melhorias etc #63610GustavoN
BloqueadoFicou realmente muito bom o resultado, Davi. Parece que acabou de sair da fábrica.
GustavoN
BloqueadoNazareno, Podes experimentar usar um conversor DC-DC step-up, que converta os 12V do alternador para algo em torno do que seria razoável para carregar as baterias em série. Esse aqui converte de 12V para 26V com até 8A, por exemplo: http://www.aliexpress.com/item/x/32309365916.html O ideal seria uns 26.4V para manter a carga o mais próximo do ideal sem danificar, mas com 26V ainda vai ser muito melhor do que chegar com a bateria descarregada. Se decidires tentar, só não esquece de testar bem antes de confiar nele. Além da tensão de saída (com e sem carga), é bom se certificar que o aquecimento está dentro do esperado ao carregar uma bateria descarregada, utilizar cabeamento próprio para a corrente desejada chegue até o trailer ainda com a tensão correta (bom medir quando carregando uma bateria baixa), e certamente utilizar um fusível o mais próximo da saída do alternador possível para diminuir as chances de fogo. É válido lembrar que com 24V a corrente cai pela metade enquanto mantendo a mesma potência, então se houver a possibilidade, seria melhor converter para 24V mais cedo ao invés de levar 12V até o lado da bateria. Também é bom testar se não há corrente reversa pelo conversor quando o carro está desligado. Se houver, ou se não souber como testar, melhor usar um diodo entre o conversor e a bateria para ter certeza que o conversor não está descarregando a bateria.
GustavoN
BloqueadoBom dia Nazareno, Vamos ver a questão em mais detalhe então. Fica mais fácil entender o problema se simplificarmos esse circuito um pouco. Por exemplo, um circuito simples para carregar apenas uma das duas baterias ficaria parecido com isso: [img]http://portal.macamp.com.br/forum/attachment.php?aid=7149[/img] Claro, isso é só para entendimento, pois seria uma péssima idéia carregar uma bateria independente da outra dessa forma. Ainda assim, parece promissor.. a bateria da direita está carregando. Agora basta conectar a outra bateria para que as duas carreguem juntas. Vamos começar conectando somente o positivo do carregador ao positivo da outra bateria: [img]http://portal.macamp.com.br/forum/attachment.php?aid=7150[/img] Ops.. baixamos a tensão da rede para 12V pois há somente uma bateria em série com o circuito, e temos dois curtos circuitos! E infelizmente esses curtos não podem se desfazer simplesmente utilizando diodos, porque o caminho que a corrente está percorrendo está correto. O problema todo é causado pela corrente passando onde indicado pela seta rosa.. porém, essa é exatamente a ligação que torna o circuito das baterias serial.. removendo ela temos um circuito paralelo, e a tensão permaneceria nos 12V com indicado. Há uma outra solução para esse problema: pode se utilizar dois carregadores 12V completamente independentes: [img]http://portal.macamp.com.br/forum/attachment.php?aid=7151[/img] Muita atenção para que os carregadores não sejam aterrados, do contrário se estabelece um curto através da terra em comum de ambos! Embora isso funcione, é uma grande complexidade para nenhum benefício. Os carregadores precisam sempre ser ligados juntos e fornecer cargas semelhantes para que as baterias permaneçam com a mesma tensão. Muito mais fácil, mais barato, e mais confiável utilizar um carregador 24V de verdade. Quanto a idéia de montar um inversor, só vale a pena entrar nessa se for por diversão, aprendizado, ou negócio, e eu não me enquadraria em nenhuma das três categorias no momento. Conseguir as peças certas no Brasil não é barato nem fácil.. por vezes espero até 6 meses para componentes chegarem, e as vezes não chegam. Montar um inversor também é uma grande responsabilidade.. a tensão que se trabalha causa fogo ou destroi o que está conectado com facilidade, e equipamentos comerciais minimamente adequados tem diversos modos redundantes de proteção, como curto circuito, temperatura excessíva, carga excessiva, tensão mínima e máxima, etc. Isso tudo pesa o suficiente pra brincadeira perder a graça pra mim. Quanto aos testes com os nossos equipamentos, está tudo instalado e funcionando bem. Assim que pegarmos ele e eu tiver a oportunidade de passar algum tempo observando, vou fazer alguns testes mais realistas de consumo do trailer e produção de energia das placas. Grande abraço, Gustavo
GustavoN
BloqueadoBom dia Nazareno, Vamos ver a questão em mais detalhe então. Fica mais fácil entender o problema se simplificarmos esse circuito um pouco. Por exemplo, um circuito simples para carregar apenas uma das duas baterias ficaria parecido com isso: [img]http://portal.macamp.com.br/forum/attachment.php?aid=7149[/img] Claro, isso é só para entendimento, pois seria uma péssima idéia carregar uma bateria independente da outra dessa forma. Ainda assim, parece promissor.. a bateria da direita está carregando. Agora basta conectar a outra bateria para que as duas carreguem juntas. Vamos começar conectando somente o positivo do carregador ao positivo da outra bateria: [img]http://portal.macamp.com.br/forum/attachment.php?aid=7150[/img] Ops.. baixamos a tensão da rede para 12V pois há somente uma bateria em série com o circuito, e temos dois curtos circuitos! E infelizmente esses curtos não podem se desfazer simplesmente utilizando diodos, porque o caminho que a corrente está percorrendo está correto. O problema todo é causado pela corrente passando onde indicado pela seta rosa.. porém, essa é exatamente a ligação que torna o circuito das baterias serial.. removendo ela temos um circuito paralelo, e a tensão permaneceria nos 12V com indicado. Há uma outra solução para esse problema: pode se utilizar dois carregadores 12V completamente independentes: [img]http://portal.macamp.com.br/forum/attachment.php?aid=7151[/img] Muita atenção para que os carregadores não sejam aterrados, do contrário se estabelece um curto através da terra em comum de ambos! Embora isso funcione, é uma grande complexidade para nenhum benefício. Os carregadores precisam sempre ser ligados juntos e fornecer cargas semelhantes para que as baterias permaneçam com a mesma tensão. Muito mais fácil, mais barato, e mais confiável utilizar um carregador 24V de verdade. Quanto a idéia de montar um inversor, só vale a pena entrar nessa se for por diversão, aprendizado, ou negócio, e eu não me enquadraria em nenhuma das três categorias no momento. Conseguir as peças certas no Brasil não é barato nem fácil.. por vezes espero até 6 meses para componentes chegarem, e as vezes não chegam. Montar um inversor também é uma grande responsabilidade.. a tensão que se trabalha causa fogo ou destroi o que está conectado com facilidade, e equipamentos comerciais minimamente adequados tem diversos modos redundantes de proteção, como curto circuito, temperatura excessíva, carga excessiva, tensão mínima e máxima, etc. Tudo isso tem que ser implementado, o que pesa bastante pra brincadeira perder a graça. Quanto aos testes com os nossos equipamentos, tudo instalado e funcionando bem. Assim que pegarmos ele e eu tiver a oportunidade de passar algum tempo observando, vou fazer alguns testes mais realistas de consumo do trailer e produção de energia das placas.
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