GustavoN
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GustavoN
BloqueadoFizemos mais uma visita nesse final de semana passado, e encontramos o rapaz todo lixado coitadinho, ainda com a fibragem das cantoneiras em finalização: [attachment=6581][attachment=6582][attachment=6585] O para-choque e a pingadeira estão fibrados no local: [attachment=6588] A parte inferior já está praticamente toda lixada, pintada, e “pichada”: [attachment=6583][attachment=6584] As três caixas (limpa, servida, negra) estão prontas e sendo encaminhadas para o lugar: [attachment=6586][attachment=6587] E o restante da parte hidráulica está indo para o lugar também, com o aquecedor já totalmente instalado, os devidos furos já todos feitos para a passagem dos canos, e as duas bombas (quente/fria) indo pro lugar: [attachment=6589][attachment=6590][attachment=6592] Em casa, seguem diversos testes de carga com os equipamentos eletrônicos e teste dos equipamentos de medição de corrente e tensão que pretendo instalar: [attachment=6594] A fonte chaveada é de boa qualidade, mas uma surpresa negativa é que ela não consegue manter a tensão estável, apesar de ser “ajustável”. Isso não deve ser um grande problema para o uso que pretendo fazer, mas por segurança ela deve ficar em uma tensão mais baixa que eu gostaria de utilizar. Se isso não der certo vou ter que abrir a fonte e adicionar um sistema de controle automático de tensão mais efetivo. O amperímetro analógico da foto funciona bem, mas o outro de maior capacidade é de péssima qualidade. Estou pensando em fazer um sistema microcontrolado com um display para mostrar as correntes, e já aproveitar para colocar um termômetro digital no mesmo sistema para ver a temperatura de alguns pontos diferentes do sistema. Além de melhor precisão, isso vai economizar bastante espaço no painel de controle, que já está ficando bem restrito. Seguimos trabalhando…
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BloqueadoFizemos mais uma visita nesse final de semana passado, e encontramos o rapaz todo lixado coitadinho, ainda com a fibragem das cantoneiras em finalização: [attachment=6581][attachment=6582][attachment=6585] O para-choque e a pingadeira estão fibrados no local: [attachment=6588] A parte inferior já está toda lixada e praticamente toda lixada, pintada, e “pichada”: [attachment=6583][attachment=6584] As três caixas (limpa, servida, negra) estão prontas e sendo encaminhadas para o lugar: [attachment=6586][attachment=6587] E a parte hidráulica está toda indo para o lugar também, com o aquecedor já totalmente instalado, os devidos furos já todos feitos para a passagem dos canos, e as duas bombas (quente/fria) indo pro lugar naquele momento: [attachment=6589][attachment=6590][attachment=6592] Em casa, seguem diversos testes de carga com os equipamentos eletrônicos e teste dos equipamentos de medição de corrente e tensão que pretendo instalar: [attachment=6594] A fonte chaveada é de boa qualidade, mas uma surpresa negativa é que ela não consegue manter a tensão estável, apesar de ser “ajustável”. Isso não deve ser um grande problema para o uso que pretendo fazer, mas por segurança ela deve ficar em uma tensão mais baixa que eu gostaria de utilizar. Se isso não der certo vou ter que abrir a fonte e adicionar um sistema de controle automático de tensão mais efetivo. O amperímetro analógico da foto funciona bem, mas o outro de maior capacidade é de péssima qualidade. Estou pensando em fazer um sistema microcontrolado com um display para mostrar as correntes, e já aproveitar para colocar um termômetro digital no mesmo sistema para ver a temperatura de alguns pontos diferentes do sistema. Além de melhor precisão, isso vai economizar bastante espaço no painel de controle, que já está ficando bem restrito. Seguimos trabalhando…
GustavoN
BloqueadoEsse valor da Procel é baseado no kWh mensal, Daniel. Já é a média. Melhor que isso só medindo o consumo em uso do conjunto verdadeiro.
GustavoN
BloqueadoBuenas Ronald, Para um cálculo adequado só medindo o consumo dos teus equipamentos e o teu uso, mas vou tentar fazer alguns chutes para ajudar como der. Usando a média da Procel, uma geladeira dessas deve consumir uns 7Ah sozinha de média. Adicionando mais uns 2Ah para as perdas do inversor, e chutando mais uns 4Ah de média durante umas 6h do dia para o uso da bomba, luzes, e algum outro equipamento, daria uma média de 10Ah durante as 24h do dia, o que é um bocado. Estipulando uma média de 5h de sol bom durante o dia, seria necessário cobrir esse uso e repor a demanda das outras 19h durante esse período, ou algo em torno de 48Ah de carga. Isso daria perto de 580W, mas chutando 40% de perdas pela posição das placas, sujeira, fiação, etc, daria em torno de 1000W, o que é um bocado de equipamento solar. Além disso, ainda precisaria de um banco de baterias razoável para absorver essa carga de forma saudável. A sugestão do Rafael procede: para autonomia total seria melhor pensar em uma geladeira 12V e um sistema em que o inversor ficasse geralmente desligado. Com isso os números devem cair pela metade mais ou menos.
GustavoN
BloqueadoParece ter ficado muito bom o trabalho hidráulico, e bonitas as escolhas pro interior, Rodrigo. Ficamos aguardando mais fotos. Grande abraço, Gustavo
GustavoN
BloqueadoOpa, legal Dardo! Depois nos conta o que tu fez pra conseguir parar o Marcos. Precisou de barricada? [emoji1]
GustavoN
BloqueadoBuenas Dardo, Odair, Obrigado pelos dados. Isso ajudou na decisão de utilizar dois botijões de 5kg. Contei os detalhes aqui: http://portal.macamp.com.br/forum/showthread.php?tid=5161&pid=22951#pid22951 Abraços! Gustavo
GustavoN
BloqueadoObrigado Gian. Aproveitando então, seguem alguns detalhes diversos dos últimos dias. O primeiro ponto legal que finalmente resolvemos essa semana é o estacionamento do trailer. Depois de meses aguardando por alguma desistência, finalmente conseguimos uma vaguinha naquele estacionamento que mencionei há tempos atrás. Só pra lembrar, a foto original: [attachment=6467] Esse local é bom por vários motivos: todos são RVs, fica relativamente próximo ao centro porém em uma BR de entrada da cidade, relativamente barato pelo benefício, e com guarda em tempo integral. Outra coisa que ficou pronta essa semana passada é a caixa de fibra das baterias. Ela vai ficar praticamente acima do eixo, abaixo da máquina de lavar, dentro do armário na foto: [attachment=6468][attachment=6469][attachment=6470] A parte aberta é fechada com uma tampa e duas borboletas. O último tópico diz respeito a nossa conversa de ontem aqui no forum sobre a questão dos botijões de gás. Depois de conversar com o Paulo da Sinostrailer para ter certeza que não haveria nenhum problema por eles, resolvi colocar em prática uma idéia que eu tinha já há algum tempo: usar dois botijões de gás ao invés de um. Ao contrário do que possa parecer, nesse caso a idéia não é maior autonomia. Na verdade o plano é até mesmo andar com menos gás geralmente, utilizando dois botijões de 5kg cada. O objetivo real é facilitar a troca do gás com menos desperdícios e de forma que tenhamos sempre meia carga pelo menos. Para esse fim, vamos utilizar uma válvula reguladora automática: [attachment=6465] Essa válvula funciona da seguinte forma: quando o cilindro primário atualmente apontado pelo comutador esvazia, o indicador central fica vermelho e a válvula passa a consumir o cilindro secundário automaticamente. Na próxima oportunidade se faz a troca do cilindro vazio por um cheio e se gira o comutador para o outro lado, para que a relação primário/secundário se inverta. Ou seja, o novo cilindro cheio fica de secundário e o que estava sendo consumido continua como primário até que ele se esvazie por completo. Para viagens muito longas, também pode se utilizar cilindros de 8kg, para um total de 16kg, e vou combinar de preparar o local de instalação para que fique espaço suficiente até mesmo para um cilindro de 13kg, para uso somente em caso de emergência em alguma cidade do interior onde não se ache os outros cilindros menores. Na hora da recarga de gás as empresas autorizadas aceitam troca entre cilindros de 5kg, 8kg, e 13kg sem qualquer custo, então fica bem fácil utilizar cilindros diferentes dependendo da situação. Por curiosidade, alguns números sobre os tipos de botijão: [img]http://portal.macamp.com.br/forum/attachment.php?aid=6466[/img] A tara e consequentemente o peso total são aproximados. O custo obviamente vai variar dependendo do local e vai ficar desatualizado com o tempo.
GustavoN
BloqueadoObrigado Gian. Aproveitando então, seguem alguns detalhes diversos a mais dos últimos dias. O primeiro ponto legal que resolvemos essa semana finalmente é o estacionamento do trailer. Depois de meses aguardando por alguma desistência, finalmente conseguimos uma vaguinha naquele estacionamento que mencionei há tempos atrás. Só pra lembrar, a foto original: [attachment=6467] Outra coisa legal que ficou pronto essa semana passada é a caixa de fibra das baterias. Ela vai ficar praticamente acima do eixo, abaixo da máquina de lavar, dentro do armário na foto: [attachment=6468][attachment=6469][attachment=6470] O primeiro diz respeito a nossa conversa de ontem aqui no forum sobre a questão dos botijões de gás. Depois de conversar com o Paulo da Sinostrailer para ter certeza que não haveira nenhum problema por eles, resolvi colocar em prática uma idéia que eu tinha já há algum tempo: usar dois botijões de gás ao invés de um. Ao contrário do que possa parecer, nesse caso a idéia não é maior autonomia. Na verdade o plano é até mesmo andar com menos gás geralmente, utilizando dois botijões de 5kg cada. O objetivo real é facilitar a troca do gás com menos desperdícios e de forma que tenhamos sempre meia carga pelo menos. Para esse fim, vamos utilizar uma válvula reguladora automática: [attachment=6465] Essa válvula funciona da seguinte forma: quando o cilindro primário atualmente apontado pelo comutador esvazia, o indicador central fica vermelho e a válvula passa a consumir o cilindro secundário automaticamente. Na próxima oportunidade se faz a troca do cilindro vazio por um cheio e se gira o comutador para o outro lado, para que a relação primário/secundário se inverta. Ou seja, o novo cilindro cheio fica de secundário e o que estava sendo consumido continua como primário até que ele se esvazie por completo. Para viagens muito longas, também pode se utilizar cilindros de 8kg, para um total de 16kg, e vou combinar de preparar o local de instalação para que fique espaço suficiente até mesmo para um cilindro de 13kg, para uso somente em caso de emergência em alguma cidade do interior onde não se ache os outros cilindros menores. Por curiosidade, alguns números sobre os tipos de botijão: [attachment=6466]
GustavoN
BloqueadoObrigado Gian. Aproveitando então, seguem alguns detalhes diversos a mais dos últimos dias. O primeiro diz respeito a nossa conversa de ontem aqui no forum sobre a questão dos botijões de gás. Depois de conversar com o Paulo da Sinostrailer para ter certeza que não haveira nenhum problema por eles, resolvi colocar em prática uma idéia que eu tinha já há algum tempo: usar dois botijões de gás ao invés de um. Ao contrário do que possa parecer, nesse caso a idéia não é maior autonomia. Na verdade o plano é até mesmo andar com menos gás geralmente, utilizando dois botijões de 5kg cada. O objetivo real é facilitar a troca do gás com menos desperdícios e de forma que tenhamos sempre meia carga, pelo menos. Para esse fim, vamos utilizar uma válvula reguladora automática: [attachment=6465] Essa válvula funciona da seguinte forma: quando o cilindro primário para onde o comutador está apontando esvazia, o indicador central fica vermelho e a válvula passa a consumir o cilindro secundário.
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