GustavoN
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4 de agosto de 2015 às 02:33 em resposta a: Camionete com Furgão folha dupla em fibra para camping #61989
GustavoN
BloqueadoObrigado!
GustavoN
BloqueadoMuito bom ver o projeto andando tão saudável, Ed. A chuva pelo jeito te botou pra dentro de casa mas não conseguiu te atrapalhar muito. Grande abraço, Gustavo
GustavoN
BloqueadoPoxa, muito bonito. Acho que eu nunca vi um desses na rua. Grande escolha, Paulo. Abraço, Gustavo
GustavoN
BloqueadoBuenas Carlos, Eu acredito que dure bastante. O problema é na hora da troca.. primeiro tem que haver um mecanismo para saber o quanto tem, e depois tem que decidir: se estiver a 1/3 da carga, será que vai dar? Se trocar, o que faz com a sobra? Nós não usamos o P13 em casa, então mesmo em casa não dá pra simplesmente trocar por um mais cheio antes de sair sem botar o restante fora. Quanto a usar GNV na cozinha e aquecedor, eu não sei dizer quais os problemas, mas acho que mesmo que seja aceitável seria inviável aqui no Brasil pela pouca disponibilidade. Abraço, Gustavo
GustavoN
BloqueadoPra mim a maior vantagem é poder dividir a carga em dois com uma válvula automática que força o descarregamento de um antes do outro. Dessa forma é bastante conveniente de andar sempre acima de meia carga sem desperdícios.. esvaziou um, troca na primeira chance. Pergunta pros experientes: como vocês fazem para não ficar sem gás nas viagens? Abraços, Gustavo
GustavoN
BloqueadoEssa idéia é boa, Ed. Não faria isso toda hora, mas a mangueira acabaria com o medo de viajar e não encontrar reposição. Vou voltar a pensar mais seriamente em colocar 2 botijões menores, um de cada lado da caixa, e uma conexão automática entre eles. Obrigado! Gustavo
GustavoN
BloqueadoBuenas Dardo! Eu pensei em colocar dois botijões menores também, com uma válvula automática entre eles. Isso facilitaria bastante a troca do botijão, e otimizaria o uso da carga até o final. O que eu fico com medo é a questão de disponibilidade.. em uma viagem longa, qualquer canto vende esses de 13kg. Abração, Gustavo
GustavoN
BloqueadoPor curiosidade, segue o gráfico de corrente vs. tempo de descarga para uma bateria de 115Ah em C/20 (assumindo k=1.15): [img]http://portal.macamp.com.br/forum/attachment.php?aid=6461[/img]
GustavoN
BloqueadoPor curiosidade, segue o gráfico de corrente vs. tempo de descarga para uma bateria de 115Ah em 20/C (assumindo k=1.15):
GustavoN
BloqueadoBuenas Lsmjunior, Se tu realmente quiseres limitar a corrente, eu explico quais componentes vais precisar e a forma de ligar eles, mas antes disso eu vou tentar te covencer que essa não é a melhor forma de fazer o teu sistema funcionar. A capacidade das baterias na verdade depende da corrente de descarga sendo utilizada. Esse fenômeno é conhecido como Lei de Peukert, e uma das equações úteis derivadas da fórmula que o Peukert apresentou é a seguinte: t = H (C/(I H))^k Onde C é a capacidade nominal da bateria, H é o número de horas de descarga para que a capacidade nominal seja válida, I é a corrente de descarga real desejada, k é uma constante que depende do tipo de bateria utilizada, e o resultado t dessa fórmula te diz quantas horas na verdade essa bateria vai durar com essa corrente I. Os fabricantes em geral não fornecem a constante k para a bateria, mas no manual com frequência vem alguns exemplos do tipo “Se descarregar em X horas a capacidade é Y.”. Com esses dados dá pra calcular o valor aproximado dessa constante, e extrapolar para qualquer carga. Pras minhas baterias o k é 1.15, que é bem razoável para chumbo-ácido (quanto mais alto pior). Então, vamos fazer de conta que tu tens uma bateria com k = 1.15 também, com uma capacidade de 115Ah a C/20, e vamos considerar que tu tens uma geladeira de 180W que precisa de 15A em 12V, e vamos chutar que com as perdas/inversor/picos/etc isso chegue a 18A quando ligada. Pela fórmula acima essa bateria só aguenta uma carga constante desse tipo por aproximadamente 5.4h, ou uma capacidade total de 97Ah. Agora, pra ficar fácil a conta vamos dizer que a geladeira fique somente 1/3 do tempo ligada, e vamos dizer que no resto do tempo a carga seja de 3A devido ao inversor/luzes/tv/etc. Isso seria um gasto de (18 x 1/3 + 3 x 2/3) = 8Ah. Então, essa bateria seguraria uma carga desse tipo em torno de 97Ah/8A = ~12h. E isso com uma descarga profunda da bateria, o que reduz a vida útil dela e agrava ainda mais o problema (aumenta o k, na prática). Agora se ao invés de uma bateria de 115Ah utilizar duas baterias de 180Ah com um total de 360Ah a C/20, pela mesma fórmula essas duas baterias segurariam os 18A por ~20h, ou uma capacidade exatamente 360Ah devido a descarga ser feita nos C/20. Isso segura a média de 8Ah por ~45h. 3.7x melhor, apesar das baterias terem aparentemente só 3.1x mais capacidade. Também uma vida útil maior devido a descarga mais lenta e de menor profundidade. Além disso, com esses 360Ah uma carga de 120A é C/3 assumindo que a fonte consiga fornecer isso a 1.7V (carregador a 13.2V – bateria a 11.5V = 1.7V). Isso parece muito alto mas uma vez que a tensão vai se manter constante a corrente deve descer em seguida, a medida que a diferença de tensão entre a bateria e a fonte for descendo também. Isso deve manter a bateria a uma temperatura suficientemente baixa sem qualquer controle adicional de corrente. O peso em torno de 90kg seria meio complicado para um trailer, mas a princípio não deve ser um grande problema para um ônibus. Dito isso tudo, é muito importante medir a tensão, corrente, e temperatura do conjunto real em funcionamento, pois esses valores são todos teóricos e dependem dos detalhes reais da bateria, da fonte, e da carga. Abraço, Gustavo
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