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GustavoN

Respostas no Fórum

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  • em resposta a: Camionete com Furgão folha dupla em fibra para camping #61989
    GustavoN
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    Obrigado!

    em resposta a: Fabricando o próprio Trailer #61988
    GustavoN
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    Muito bom ver o projeto andando tão saudável, Ed. A chuva pelo jeito te botou pra dentro de casa mas não conseguiu te atrapalhar muito. Grande abraço, Gustavo

    em resposta a: Apresentação Paulo Rocha #61983
    GustavoN
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    Poxa, muito bonito. Acho que eu nunca vi um desses na rua. Grande escolha, Paulo. Abraço, Gustavo

    em resposta a: O que você fez no seu trailer hoje? #61967
    GustavoN
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    Buenas Carlos, Eu acredito que dure bastante. O problema é na hora da troca.. primeiro tem que haver um mecanismo para saber o quanto tem, e depois tem que decidir: se estiver a 1/3 da carga, será que vai dar? Se trocar, o que faz com a sobra? Nós não usamos o P13 em casa, então mesmo em casa não dá pra simplesmente trocar por um mais cheio antes de sair sem botar o restante fora. Quanto a usar GNV na cozinha e aquecedor, eu não sei dizer quais os problemas, mas acho que mesmo que seja aceitável seria inviável aqui no Brasil pela pouca disponibilidade. Abraço, Gustavo

    em resposta a: O que você fez no seu trailer hoje? #61962
    GustavoN
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    Pra mim a maior vantagem é poder dividir a carga em dois com uma válvula automática que força o descarregamento de um antes do outro. Dessa forma é bastante conveniente de andar sempre acima de meia carga sem desperdícios.. esvaziou um, troca na primeira chance. Pergunta pros experientes: como vocês fazem para não ficar sem gás nas viagens? Abraços, Gustavo

    em resposta a: O que você fez no seu trailer hoje? #61960
    GustavoN
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    Essa idéia é boa, Ed. Não faria isso toda hora, mas a mangueira acabaria com o medo de viajar e não encontrar reposição. Vou voltar a pensar mais seriamente em colocar 2 botijões menores, um de cada lado da caixa, e uma conexão automática entre eles. Obrigado! Gustavo

    em resposta a: O que você fez no seu trailer hoje? #61953
    GustavoN
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    Buenas Dardo! Eu pensei em colocar dois botijões menores também, com uma válvula automática entre eles. Isso facilitaria bastante a troca do botijão, e otimizaria o uso da carga até o final. O que eu fico com medo é a questão de disponibilidade.. em uma viagem longa, qualquer canto vende esses de 13kg. Abração, Gustavo

    em resposta a: Esquema elétrico Motorhome em construção #61941
    GustavoN
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    Por curiosidade, segue o gráfico de corrente vs. tempo de descarga para uma bateria de 115Ah em C/20 (assumindo k=1.15): [img]http://portal.macamp.com.br/forum/attachment.php?aid=6461[/img]

    em resposta a: Esquema elétrico Motorhome em construção #61940
    GustavoN
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    Por curiosidade, segue o gráfico de corrente vs. tempo de descarga para uma bateria de 115Ah em 20/C (assumindo k=1.15):

    em resposta a: Esquema elétrico Motorhome em construção #61934
    GustavoN
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    Buenas Lsmjunior, Se tu realmente quiseres limitar a corrente, eu explico quais componentes vais precisar e a forma de ligar eles, mas antes disso eu vou tentar te covencer que essa não é a melhor forma de fazer o teu sistema funcionar. A capacidade das baterias na verdade depende da corrente de descarga sendo utilizada. Esse fenômeno é conhecido como Lei de Peukert, e uma das equações úteis derivadas da fórmula que o Peukert apresentou é a seguinte: t = H (C/(I H))^k Onde C é a capacidade nominal da bateria, H é o número de horas de descarga para que a capacidade nominal seja válida, I é a corrente de descarga real desejada, k é uma constante que depende do tipo de bateria utilizada, e o resultado t dessa fórmula te diz quantas horas na verdade essa bateria vai durar com essa corrente I. Os fabricantes em geral não fornecem a constante k para a bateria, mas no manual com frequência vem alguns exemplos do tipo “Se descarregar em X horas a capacidade é Y.”. Com esses dados dá pra calcular o valor aproximado dessa constante, e extrapolar para qualquer carga. Pras minhas baterias o k é 1.15, que é bem razoável para chumbo-ácido (quanto mais alto pior). Então, vamos fazer de conta que tu tens uma bateria com k = 1.15 também, com uma capacidade de 115Ah a C/20, e vamos considerar que tu tens uma geladeira de 180W que precisa de 15A em 12V, e vamos chutar que com as perdas/inversor/picos/etc isso chegue a 18A quando ligada. Pela fórmula acima essa bateria só aguenta uma carga constante desse tipo por aproximadamente 5.4h, ou uma capacidade total de 97Ah. Agora, pra ficar fácil a conta vamos dizer que a geladeira fique somente 1/3 do tempo ligada, e vamos dizer que no resto do tempo a carga seja de 3A devido ao inversor/luzes/tv/etc. Isso seria um gasto de (18 x 1/3 + 3 x 2/3) = 8Ah. Então, essa bateria seguraria uma carga desse tipo em torno de 97Ah/8A = ~12h. E isso com uma descarga profunda da bateria, o que reduz a vida útil dela e agrava ainda mais o problema (aumenta o k, na prática). Agora se ao invés de uma bateria de 115Ah utilizar duas baterias de 180Ah com um total de 360Ah a C/20, pela mesma fórmula essas duas baterias segurariam os 18A por ~20h, ou uma capacidade exatamente 360Ah devido a descarga ser feita nos C/20. Isso segura a média de 8Ah por ~45h. 3.7x melhor, apesar das baterias terem aparentemente só 3.1x mais capacidade. Também uma vida útil maior devido a descarga mais lenta e de menor profundidade. Além disso, com esses 360Ah uma carga de 120A é C/3 assumindo que a fonte consiga fornecer isso a 1.7V (carregador a 13.2V – bateria a 11.5V = 1.7V). Isso parece muito alto mas uma vez que a tensão vai se manter constante a corrente deve descer em seguida, a medida que a diferença de tensão entre a bateria e a fonte for descendo também. Isso deve manter a bateria a uma temperatura suficientemente baixa sem qualquer controle adicional de corrente. O peso em torno de 90kg seria meio complicado para um trailer, mas a princípio não deve ser um grande problema para um ônibus. Dito isso tudo, é muito importante medir a tensão, corrente, e temperatura do conjunto real em funcionamento, pois esses valores são todos teóricos e dependem dos detalhes reais da bateria, da fonte, e da carga. Abraço, Gustavo

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