GustavoN
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GustavoN
BloqueadoBuenas Lsmjunior, Se tu realmente quiseres limitar a corrente, eu explico quais componentes vais precisar e a forma de ligar eles, mas antes disso eu vou tentar te covencer que essa não é a melhor forma de fazer o teu sistema funcionar. A capacidade das baterias na verdade depende da corrente de descarga sendo utilizada. Esse fenômeno é conhecido como Lei de Peukert, e uma das equações úteis derivadas da fórmula que o Peukert apresentou é a seguinte: t = H (C/(I H))^k Onde C é a capacidade nominal da bateria, H é o número de horas de descarga para que a capacidade nominal seja válida, I é a corrente de descarga real desejada, k é uma constante que depende do tipo de bateria utilizada, e o resultado t dessa fórmula te diz quantas horas na verdade essa bateria vai durar com essa corrente I. Os fabricantes em geral não fornecem a constante k para a bateria, mas no manual com frequência vem alguns exemplos do tipo “Se descarregar em X horas a capacidade é Y.”. Com esses dados dá pra calcular o valor aproximado dessa constante, e extrapolar para qualquer carga. Pras minhas baterias o k é 1.15, que é bem razoável para chumbo-ácido (quanto mais alto pior). Então, vamos fazer de conta que tu tens uma bateria com k = 1.15 também, com uma capacidade de 115Ah a C/20, e vamos considerar que tu tens uma geladeira de 180W que precisa de 15A em 12V, e vamos chutar que com as perdas/inversor/picos/etc isso chegue a 18A quando ligada. Pela fórmula acima essa bateria só aguenta uma carga constante desse tipo por aproximadamente 5.4h, ou uma capacidade total de 97Ah. Agora, pra ficar fácil a conta vamos dizer que a geladeira fique somente 1/3 do tempo ligada, e vamos dizer que no resto do tempo a carga seja de 3A devido ao inversor/luzes/tv/etc. Isso seria um gasto de (18 x 1/3 + 3 x 2/3) = 8Ah. Então, essa bateria seguraria uma carga desse tipo em torno de 97Ah/8A = ~12h. E isso com uma descarga profunda da bateria, o que reduz a vida útil dela. Bom, agora vamos analizar um outro cenário: vamos calcular
1 de agosto de 2015 às 10:34 em resposta a: Camionete com Furgão folha dupla em fibra para camping #61907GustavoN
Bloqueadofnaraujo, qual o nome da empresa, por favor? Não tenho interesse nesse momento, mas pode aparecer depois ou alguém mais pode querer entrar em contato. Abraço, Gustavo
GustavoN
BloqueadoShow de bola o serviço Ronald, parabéns ao teu pai. Ficou visivelmente melhor. Abraço, Gustavo
GustavoN
BloqueadoObrigado, Dayam. Como comentei no outro tópico, aqui está um diagrama simplista (depois de finalizado envio um detalhado) do sistema de energia que estou tentando fazer funcionar no trailer: [align=center] Carregador Solar | 110/220V Externo —— Fonte —————— Inversor —— 220V Estabilizado | Baterias | 12V [/align] Há uma série de detalhes para cuidar quando montando esse sistema, mas o objetivo é que o trailer fique todo com 220V estabilizado, mesmo para os aparelhos mais pesados, e a fonte pode ser ligada ou desligada sem afetar o funcionamento dos equipamentos. Com a fonte ligada ou com sol, a bateria é carregada desde que a tensão e corrente disponíveis seja maior de que o necessário para o consumo do momento. Se for menor, a lógica inverte e a bateria passa a fornecer a energia necessária para que tudo continue funcionando sem soluços. Então, parou em qualquer lugar, 220V funcionando normal. Precisa de ar condicionado e há uma tomada disponível, pluga sem olhar que o sistema se adapta sem ligar ou desligar nada. Essa é a teoria, e até agora parece que vai dar certo. Vamos ver se consigo colocar pra funcionar.
GustavoN
BloqueadoObrigado Carlos, Um diagrama simplista (depois de finalizado envio um detalhado) do sistema que estou tentando colocar no lugar é: [align=center] Carregador Solar | 110/220V Externo —— Fonte —————— Inversor —— 220V Estabilizado | Baterias | 12V [/align] Todo 220V interno vem do mesmo lugar, todo estabilizado de forma automática, a fonte pode ser ligada e desligada sem afetar o circuito 220V de forma alguma, e a carga da bateria é feita automaticamente sempre que houver sol ou a fonte estiver ligada.
GustavoN
BloqueadoEd, fundo de quintal é elogio. Poucas pessoas tem a capacidade e a força de vontade de fazer qualquer coisa no fundo do quintal, que dirá algo tão complexo e trabalhoso quanto um trailer. Se alguém te disser que é de fundo de quintal, responde “Com orgulho!”. Eu tenho inveja (da branca!
. Grande abraço, Gustavo
GustavoN
BloqueadoBuenas Odair, Isso certamente deve ser considerado, mas deve ser incluído nessa conta o uso de energia solar e/ou eólica. Em ocasiões onde o ar condicionado não está sendo utilizado é possível fazer com que o sistema seja 100% mais eficiente, reduzindo a zero o uso de energia externa mesmo no camping. Até mesmo com o ar condicionado em uso, na verdade, haverão ocasiões em que o uso de energia externa será menor do que seria se o sistema estivesse conectado diretamente, com a fonte fornecendo somente a diferença necessária. Dito isso, de fato o sistema precisa ser preparado com cuidado para evitar problemas. Continuo estudando e fazendo testes para ter certeza do que está sendo colocado no lugar, e mesmo assim ainda existe a possibilidade da prática esconder algumas surpresas que a teoria não mostrou. Grande abraço, Gustavo
GustavoN
BloqueadoBuenas Carlos, Existem algumas razões interessantes para utilizar esse tipo de sistema. Por exemplo, é mais barato, mais leve, liberdade grande de tensão da rede (existem fontes que aceitam 90V sem problemas, simplesmente baixando a corrente fornecida), melhor uso de energias renováveis mesmo quando no camping (sol, vento), esquenta menos para carregar a bateria (fontes chaveadas são mais eficientes), facilita o desenvolvimento de sistemas completamente autônomos, etc. Dito isso, existem muitos cuidados a serem tomados, e desvantagens óbvias também. Lsmjunior, eu não recomendo essa configuração. O problema mais óbvio é a fonte super-dimensionada para a capacidade da bateria, o que tem o potencial de fritar a bateria quando voltando de descargas mais profundas. Para solucionar isso, ou controla a corrente de carga, ou aumenta o banco o suficiente para que a corrente máxima seja aceitável. Essa segunda possibilidade normalmente é difícil para um trailer devido ao peso, mas para um ônibus 30kg é troco (peso aproximado pra 115Ah). Na verdade, eu recomendaria aumentar a capacidade de qualquer forma, para melhorar a autonomia com esses equipamentos. Recomendo fortemente a leitura do artigo sobre fontes chaveadas que escrevi aqui no forum antes de embarcar nessa: http://portal.macamp.com.br/forum/showthread.php?tid=5857 Também, se quiseres acompanhar vários testes sendo feitos com uma configuração similar, dá uma olhada no tópico sobre o nosso trailer, começando por volta da página 12: http://portal.macamp.com.br/forum/showthread.php?tid=5161 Abraços, Gustavo
GustavoN
BloqueadoMais uma atualização no artigo, com notas sobre os cuidados a serem tomados quando a carga é conectada paralelamente a bateria (o caso usual em RVs) e também vários detalhes novos sobre o ajuste de tensão e corrente recomendados.
GustavoN
BloqueadoLeandro, Sem brigas, sem confusão, e sem enrolação. Objetivamente:
leandrovaranda wrote:127 V é formado por uma fase 220 V e um NeutroIncorreto. A diferença de potencial entre uma fase 220V e um neutro é de 220V. Se ligar um equipamento 127V dessa forma, ele queima.
leandrovaranda wrote:220 V monofásico é formado por uma fase 380 V e um NeutroIncorreto. A diferença de potencial entre uma fase 380V e um neutro é de 380V. Se ligar um equipamento 220V dessa forma, ele queima.
leandrovaranda wrote:Para aparelhos 110 V e 380 V não erro, mas o 220 V já complica. Vamos considerar o básico, um aparelho 220 V com 2 fios. Você pode ter os dois fios sendo FASE 220 V, como pode ter um fio FASE 380 V e um NEUTRO.Incorreto. A diferença de potencial entre dois fios fase 220V é de 380V, e a diferença entre um fio fase 380V e um fio neutro é de 380V. Se ligar um equipamento 220V dessa forma, ele queima. Esse são os pontos importantes no contexto desse forum. Não vou comentar sobre tua questão para evitar mais confusão. Abraços, Gustavo
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