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GustavoN

Respostas no Fórum

Visualizando 10 posts - 31 até 40 (de 455 do total)
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  • em resposta a: alternado instalado no trailer #65845
    GustavoN
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    É um diodo, Leandro. Mas não se pode usar ele com controlador solar, porque a tensão precisa poder passar nas duas direções. A noite o controlador usa carga da bateria para continuar funcionando. No cabo que vem do alternador é uma boa, mas isso independe de ter uma segunda fonte. A idéia é não descarregar a própria bateria.

    em resposta a: Placa Fotovoltaica. #65844
    GustavoN
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    Muito obrigado, Dardo, vou anotar aqui para as colações futuras que com certeza aparecerão. Eu gosto muito de trabalhar com silicone, mas ele não funciona tão bem como cola. Um detalhe que esqueci de perguntar: qual foi o controlador de carga que vocês optaram?

    em resposta a: Placa Fotovoltaica. #65833
    GustavoN
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    Ah, entendi agora.. quando dizes parte frontal te referes ao parafuso frontal de ambos os perfís. Faz sentido. Eu achei que tinham prendido o perfil antes, e depois a placa em cima do perfil, o que possibilitaria acertar a travessa mesmo que ela não estivesse no extremo do perfil. Mas agora entendi.. Quanto a cola ou parafuso, entendo o medo. Quando o Paulo da Sinostrailer me explicou que o suporte da placa seria “fibrado” em cima do teto também fiquei surpreso e receoso. Eu certamente não ficaria tranquilo em simplesmente colar no teto. Agora fiquei mais curioso.. depois me conta o nome da cola, por favor.

    em resposta a: Placa Fotovoltaica. #65831
    GustavoN
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    Sobre as placas flexíveis, um outro problema com elas é onde colocá-las. Placas solares esquentam, muito.. quanto mais calor, menor a eficiência. E se tratando de um trailer, também tem que se levar em conta o conforto termico embaixo da placa. O Polini e o Dardo acertaram, deixando um espaço entre as placas e o teto do trailer e possibilitando a ventilação.. bom para a placa e para o sujeito suando embaixo. Por curiosidade, aqui vai uma foto termal do teto do trailer que tirei algum tempo atrás, mostrando bem a estrutura e o efeito do material isolante:

    em resposta a: Placa Fotovoltaica. #65830
    GustavoN
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    Polini, uma questão que não entendi: no Guanaquito a placa foi instalada ao comprido, e houve a sorte de acertar duas travessas de madeira. No Papaléguas, pelo que dizes parece que a parte frontal ficou na travessa enquanto a posterior ficou fora. Porém, olhando as fotos, a impressão é que no Papaléguas a placa ficou de lado. Nesse caso as travessas de sustentação no teto do trailer não ficariam perpendiculares as estruturas de metal instaladas? Talvez eu não tenha entendido a foto? Sobre as placas flexíveis, um outro problema com elas é onde colocá-las. Placas solares esquentam, muito.. quanto mais calor, menor a eficiência. E se tratando de um trailer, também tem que se levar em conta o conforto térmico embaixo da placa. O Polini e o Dardo acertaram, deixando um espaço entre as placas e o teto do trailer e possibilitando a ventilação.. bom para a placa e para o sujeito suando embaixo. Também há a questão do material que protege os componentes da placa da umidade e da sujeira. Placas tradicionais tem um vidro temperado de boa qualidade que tornam elas duráveis e de fácil limpeza. Não sei como essas placas flexíveis são acabadas em cima, mas é muito provável que não seja equivalente. Por curiosidade, aqui vai uma foto termal do teto do trailer que tirei algum tempo atrás, mostrando bem a estrutura e o efeito do material isolante: [img]http://portal.macamp.com.br/forum/attachment.php?aid=8134[/img]

    em resposta a: Fotos acamps antigas #65827
    GustavoN
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    Muito legal, Pelagio. Vocês devem ter ótimas lembranças de todas essas acampadas em família. Grande abraço, Gustavo

    em resposta a: Puxando um Trailer, seu carro está apto ? #65824
    GustavoN
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    O efeito pêndulo realmente deve reduzir bastante, mas não entendo porque o banheiro na posição traseira seria muito relevante. Minha intuição é que o banheiro deve ser uma das partes mais leves do trailer hoje em dia, com vasos plásticos, um box de banho vazio, e com ausência de tulhas que possam carregar peso. O problema maior provavelmente é a cozinha (fogão, microondas, geladeira, talheres, etc), a parte elétrica do trailer (baterias, conversor), o gás, e as máquinas de ar condicionado, se for o caso. Há uns tempos estava falando com um amigo norte americano que tem trailer, e ele estava me dizendo que realmente as rodas na traseira ajudam bastante (segundo ele é lei os eixos na parte de trás), porém o peso em cima do carro realmente tem que ser levado em consideração. Por isso, é muito comum o uso de engates com distribuição de peso, e ele mesmo precisa usar um desses com o trailer dele de médio porte. Ainda assim, não resolve o problema por completo, mas ajuda. Ele também se mostrou surpreso que ainda usamos esses trailers com eixos centrais, pois se puxa “com qualquer carro” (palavras dele), mas de forma potencialmente insegura. Sem analisar o mérito da colocação, me parece que a intuição de que eixos atrás aumentam significativamente o peso sobre o engate e sobre o rebocador procede. Por curiosidade, a lógica dos engates com distribuição de peso é essa: [img]http://portal.macamp.com.br/forum/attachment.php?aid=8133[/img]

    Edintruder wrote:
    Evandro, se estiveres usando o engate original da L200 terás problemas sim, porém se estiveres usando um engate mais forte, não tem o que te preocupar. Um detalhe dos trailers da Apolo é que usam o banheiro no limite traseiro, concentrando bastante peso atrás dos eixos, dessa forma pode parecer que é muito pesado sobre o engate, mas na prática não deve ser muito diferente. O que me parece, é e o efeito de pêndulos nessa configuração se reduz bastante.

    em resposta a: Puxando um Trailer, seu carro está apto ? #65823
    GustavoN
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    O efeito pêndulo realmente deve reduzir bastante, mas não entendo porque o banheiro na posição traseira seria muito relevante. Minha intuição é que o banheiro deve ser uma das partes mais leves do trailer hoje em dia, com vasos plásticos, um box de banho vazio, e com ausência de tulhas que possam carregar peso. O problema maior provavelmente é a cozinha (fogão, microondas, geladeira, etc), a parte elétrica do trailer (baterias, conversor), o gás, e as máquinas de ar condicionado, se for o caso. Há uns tempos estava falando com um amigo norte americano que tem trailer, e ele estava me dizendo que realmente as rodas na traseira ajudam bastante (segundo ele é lei os eixos na parte de trás), porém o peso em cima do carro realmente tem que ser levado em consideração. Por isso, é muito comum o uso de engates com distribuição de peso, nesse estilo: [attachment=8133]

    Edintruder wrote:
    Evandro, se estiveres usando o engate original da L200 terás problemas sim, porém se estiveres usando um engate mais forte, não tem o que te preocupar. Um detalhe dos trailers da Apolo é que usam o banheiro no limite traseiro, concentrando bastante peso atrás dos eixos, dessa forma pode parecer que é muito pesado sobre o engate, mas na prática não deve ser muito diferente. O que me parece, é e o efeito de pêndulos nessa configuração se reduz bastante.
    em resposta a: Placa Fotovoltaica. #65822
    GustavoN
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    Robson, estou copiando a resposta abaixo, mas no futuro por favor não faça a mesma pergunta em vários tópicos. Pode se ligar várias fontes no mesmo circuito, mas o resultado não é o intuitivo, no sentido de que as fontes não “colaboram” simplesmente. Se uma fonte fornecer 14.5V e a outra fornecer 12.5V, para a segunda fonte a tensão externa está 2V acima do que ela estaria fornecendo, então o caminho natural da corrente seria entrar na fonte e não sair. Porém, no caso específico que perguntas isso não deve ser um problema. Um controlador de carga solar já precisa ser naturalmente preparado para que a tensão externa da bateria possa ser mais alta do que ele é capaz de fornecer naquele momento dado a quantidade de sol disponível, e esses controladores também costumam ser inteligentes o suficiente para não torrar uma bateria que está com a carga alta, então quando o alternador estiver ligado o carregador solar simplesmente vai cortar o fornecimento solar ao perceber a tensão externa está alta demais. Ao cortar o alternador, caso a disponibilidade solar seja alta o suficiente, ele pode complementar a carga ao perceber que a tensão baixou. Mas também existe a possibilidade que os dois colaborem em algumas situações. Na verdade, que os três colaborem: se ligares algo com um consumo muito alto (um microondas ligado do inversor, por exemplo), a demanda de corrente provavelmente vai aumentar tanto que a tensão nos condutores vai baixar e o fluxo das três fontes (bateria, solar, alternador) será de saída. Claro, assumindo que todas tenham carga naquele momento.

    em resposta a: alternado instalado no trailer #65821
    GustavoN
    Bloqueado

    Pode se ligar várias fontes no mesmo circuito, mas o resultado não é o intuitivo, no sentido de que as fontes não “colaboram” simplesmente. Se uma fonte fornecer 14.5V e a outra fornecer 12.5V, para a segunda fonte a tensão externa está 2V acima do que ela estaria fornecendo, então o caminho natural da corrente seria entrar na fonte e não sair. Porém, no caso específico que perguntas isso não deve ser um problema. Um controlador de carga solar já precisa ser naturalmente preparado para que a tensão externa da bateria possa ser mais alta do que ele é capaz de fornecer naquele momento dado a quantidade de sol disponível, e esses controladores também costumam ser inteligentes o suficiente para não torrar uma bateria que está com a carga alta, então quando o alternador estiver ligado o carregador solar simplesmente vai cortar o fornecimento solar ao perceber a tensão externa está alta demais. Ao cortar o alternador, caso a disponibilidade solar seja alta o suficiente, ele pode complementar a carga ao perceber que a tensão baixou. Mas também existe a possibilidade que os dois colaborem em algumas situações. Na verdade, que os três colaborem: se ligares algo com um consumo muito alto (um microondas ligado do inversor, por exemplo), a demanda de corrente provavelmente vai aumentar tanto que a tensão nos condutores vai baixar e o fluxo das três fontes (bateria, solar, alternador) será de saída. Claro, assumindo que todas tenham carga naquele momento.

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