GustavoN
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GustavoNBloqueado
Oi Andre, Mas com 400Ah (que deve dar mais de 100kg, ugh) daria pra rodar um dispositivo de 5.6A ininterruptamente por 36h, sem recarga. Haverão mais coisas consumindo além da geladeira, mas a geladeira também não vai rodar ininterruptamente. Considerando que vão haver placas solares fornecendo energia e recarregando as baterias durante o dia, não deveria ser necessário tudo isso. O ideal é dimensionar o sistema para que as placas solares reponham energia suficiente durante um dia para que o sistema não pare. Dessa forma as baterias só precisam ter capacidade suficiente para atender a picos, a carga da noite, e períodos de uso com sombra.
GustavoNBloqueadoPode ir tranquilo sim. O camping é muito bem protegido pela geografia e pela mata da região. Essa foto abaixo foi tirada algumas semanas atrás quando estivemos lá a passeio (note a tenda armada): [attachment=5381]
GustavoNBloqueadoOlá Jeff, Legal seu objetivo. Por favor nos envie novidades conforme seu projeto for evoluindo. Tem bastante gente aqui (incluindo eu) que curte essas histórias. Quanto a geladeira, uma alternativa moderna ao gás é conseguir uma geladeira 12V e um ou dois painéis solares pra recarregar as baterias durante o dia. Dá pra virar 24h com a geladeira ligada dessa forma, e tem a vantagem de ser auto-suficiente se for bem dimensionado. Porém, o projeto como um todo certamente vai sair bem mais caro que instalar uma geladeira a gás, principalmente se a instalação em sí já está pronta, como é o caso das Safari. Então talvez valha mais a pena negociar com o Andre.
GustavoNBloqueadoBuenas, Dardo! Verdade, eu estou até gostando que esse início foi meio lento, porque do contrário não teria conseguido acompanhar e conversar tanto durante o processo como acabamos fazendo. E obrigado pela dica do material anti-fogo. Já estava um pouco preocupado com relação aquela parte interna estar embaixo do estofamento, e isso pode amenizar o problema. Vou conversar com eles a respeito. A geladeira é a de 12/24V da Refrinautica, de 290L, com compressor da Danfoss. A carcaça é uma Consul CRP28. Algo a se observar é que, ao contrário do que diz no site e foi comentado anteriormente aqui no forum, o Artur da Refrinautica não está mais trabalhando com o módulo de energia que aceita 110/220V automático. Ele é 12/24V automático, somente. Pra mim isso não foi problema porque minha idéia já era trabalhar com 24V direto de qualquer forma, mas é bom ter em mente que com esse módulo não rola ligar direto no 110/220V sem um transformador. Abração, Gustavo
GustavoNBloqueadoOlá pessoal, Ontem fiz mais uma visita para acompanhar o progresso do trailer. Seguem algumas fotos: [attachment=5376] [attachment=5377] [attachment=5378] [attachment=5379] Os eletrodomésticos já chegaram quase todos, inclusive a geladeira 12V: [attachment=5380] A lavadora de 3kg da Eletrolux e as placas solares devem chegar essa semana, e as baterias quase consegui fechar negócio ontem, mas no final vieram duas baterias diferentes uma da outra, e também achei as de 105Ah muito pesadas. Essa semana decido, mas provavelmente serão duas de 55Ah, pra começar (vou usar 24v). O inversor/carregador/etc que encomendei da China já era pra estar aqui, mas deu algum rolo na entrada e parece que vão devolver. Vou ter que ver com a DHL o que houve essa semana. E segue a função…
GustavoNBloqueadoMuito obrigado novamente pelas dicas, Dardo. Vou ver se encontro algum fornecedor local ou se vou ter que mandar vir.
GustavoNBloqueadoShow de bola, Dardo. Espero que o RS tenha os tratado bem!
GustavoNBloqueadoOlá Dardo, Odair, Obrigado pelas considerações. Eu já havia lido a thread toda, e também a thread indicada pelo Ed e o estudo sobre o Diesel. Muito interessantes todas as colocações. Aprendi bastante. Quanto a mais água vs. mais tempo no tanque, é realmente um problema. Ainda não sei bem o que vou fazer a respeito. Quanto a troca de filtro de combustível em toda a manutenção preventiva, não lembro de ter visto isso, mas é uma boa idéia. Vou fazer isso. Quanto ao Teccom 10, não ficou claro pra mim se há uma vantagem real para motores modernos, ou se os estudos realizados eram em cima dos motores orientados para o Diesel com maior lubricidade. Ao menos pela água e ação bactericida, teoricamente deveria ajudar os motores modernos também. Vocês conseguem notar alguma diferença prática no uso? Assumindo que não tenha nenhum contra (além do preço, claro), vou usar também.
GustavoNBloqueadoPergunta para o pessoal entendido no assunto: para uma camionete moderna que funciona principalmente como um veículo tracionador, e que se usa uma vez por semana em média (quando não em viagem), qual seria a melhor estratégia para manter o motor em bom estado? Ouvi falar em manter o tanque cheio para diminuir a quantidade de água formada no tanque. É isso? Alguma outra dica?
GustavoNBloqueadoMuito bom esse estudo, Ed. Interessante também o biodiesel só adicionar lubricidade significante até os 3%.
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