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GustavoNBloqueado
Isso, e acho que o motivo é basicamente o mesmo: a bateria mais fraca não consegue acompanhar a que estava em melhor estado, o que acelera ainda mais a sua deterioração. Porém, não creio que a posição da bateria afete a questão, ou resolva o problema. Em uma ligação em série, a voltagem e corrente total serão os mesmos independente da posição das baterias. Esse site aqui é muito bom para esses assuntos: http://batteryuniversity.com/learn/article/serial_and_parallel_battery_configurations
GustavoNBloqueadoOlá pessoal, Só uma observação: não se liga baterias de capacidade diferente em série. Isso faz com que a mais fraca descarregue em excesso.
GustavoNBloqueadoOlá Roberto, Se for um multímetro comum, esses 250V podem não ser um grande problema. Todos os multímetros mais baratos medem os picos da onda AC, que nos 220V deveria ir de +311V a -311V aproximadamente, e informam a média das leituras. Esse procedimento informa o valor RMS correto somente se a onda for uma senóide perfeita, o que muitas vezes não ocorre, principalmente se for uma rede sobrecarregada como a de muitos campings. Para medir a tensão RMS sendo fornecida pela rede é necessário um multímetro “true RMS” (de R$150 pra fora hoje em dia), que analisa a onda em detalhe ao invés de assumir um formato específico. Claro, na dúvida o melhor é não arriscar.
NasEstradasdoPlaneta wrote:Acabei de rodar por mais de 11 campings em Minas Gerais.Todos 110, e um com opção de 220, mas mandando 250. Como sempre testo antes com o milímetro, optei por usar o trafo e virar o 110/para 220 antes de minha Central, que até faz esta função, mas vibra muito. E como ela não corrige sobretensão, o trafo ajudou muito. Show de matéria e muito oportuna.GustavoNBloqueadoMuito boa essa thread mesmo. Estou começando agora nos motores a diesel e esse é um universo novo a aprender. Obrigado pelo link.
GustavoNBloqueadoSem problemas, André, e obrigado pelo interesse. Isso, aquela branca. Um pouco foi ela que nos escolheu, acho. Foi um bom negócio que apareceu na hora certa, e acabamos não indo mais a fundo nas outras opções por conta disso.
GustavoNBloqueadoLegal, André! Dado a popularidade do macamp, e quão pequena é a comunidade de casas móveis no Brasil, eu estava até achando estranho não dar nenhuma coincidência desse tipo. O trailer do teu pai estava ficando bonito. Depois manda umas fotos pra gente conferir o resultado final! Quanto ao nosso veículo tracionador, é uma S10 diesel. Contei o processo de aquisição dela para este fim como parte do relato, se tiveres curiosidade: http://portal.macamp.com.br/forum/showthread.php?tid=5161&pid=18466#pid18466
GustavoNBloqueadoMuito obrigado por tudo, Dardo, e fico feliz que o churrasco tenha tido um boa conclusão. Na próxima vez que vieres por essas bandas vamos fazer outro. Claudio, fico feliz que esteja sendo útil, e por favor fique a vontade para entrar em contato comigo ou com o forum se precisares de algo.[hr] Pessoal, gostaria de compartilhar mais um detalhe a respeito daquele trailer da Apolo que parecia uma boa opção. Um dos motivos pelos quais não fomos em frente na negociação com o Marcelo nesse trailer é que tive a impressão que o chassis dele estava levemente torto quando foi apoiado após o estacionamento e desengate. Cheguei a comentar com o Dardo por telefone que não tinha certeza se era só impressão minha, se era defeito de fabricação da Apolo, ou se era maleabilidade natural do material. Na dúvida, não quis levantar essa bandeira para não queimar a marca indevidamente, mas fiquei inseguro. Bom, ainda bem que não levantei a bandeira, pois estaria fazendo uma injustiça com a Apolo. O trailer não tem defeito de fabricação. Na verdade existem algumas fotos no Facebook mostrando que ele sofreu um acidente bem razoável, e foi reformado. O trabalho ficou bom, e a aparência dele é de novo, mas o chassis ainda está um pouco torto, como pode se verificar ao vivo e mesmo pelas fotos: [attachment=5333] [attachment=5334] [attachment=5335] [attachment=5336] Ainda pode ser um bom negócio, mas não pelo preço que está sendo pedido, e precisa ser vistoriado por algum especialista nessa área para ter certeza que o alinhamento do chassis não foi comprometido. Pela conversa que tive com a Sinostrailer, eles não tem idéia do que houve com o trailer, e nunca fizeram uma vistoria mais séria, provavelmente porque é semi-novo e está muito bonito. Vou entrar em contato com eles para informar sobre essa situação, para que ninguém compre gato por lebre. Ainda sou bastante grato ao Marcelo pela oportunidade de dirgir o trailer, mas um pouquinho mais de honestidade na apresentação do negócio seria adequado.
GustavoNBloqueadoObrigado Dardo, e muito bom proveito na churrascada. E concordo contigo, considero um elogio também! Bom, esse é um bom momento para contar essa parte decisiva da história, pois acabamos de concluir uma fase importante. Como vou explicar, apesar de ficar claro o rumo que tomou a história, ainda vão ter algumas coisas legais para contar no futuro. Na continuação, descemos de Canela para visitar a Sinostrailer novamente no dia seguinte. Chegamos por volta das 16:30, e o Marcelo já estava lá com o trailer da Apolo. O Marcelo foi muito gentil, e nos apresentou todos os detalhes do trailer por dentro e por fora: [attachment=5318] [attachment=5319] [attachment=5320] [attachment=5321] O Marcelo o utilizava principalmente para eventos dos quais fazia parte, e está querendo vender para adquirir um motorhome que tenha espaço para cavalos. Ele é completíssimo, e estava tão bonito e inteiro ao vivo quanto tinhamos visto nas fotos. Tinha apenas pouquíssimos detalhes relevantes que pudessmos notar, como um pneu levemente rasgado, e a portinhola da cozinha externa estava entrando água (não um grande problema, pois não parecia ser de madeira internamente). Bom, e tinha um outro detalhe não tão pequeno: o preço é razoável, em 103 mil reais. Precisaríamos negociar, mas não estava fora da realidade. Para fechar com chave de ouro, o Marcelo me incentivou a dar uma volta com o trailer. Expliquei que não podia porque ainda estava providenciando a adaptação de um engate de melhor qualidade na S10, e ele prontamente ofereceu o seu próprio carro para darmos uma volta. Resisti no início, mas depois me arrependi a aceitei a oferta, pois seria uma oportunidade única de antecipar como seria dirigir com um trailer de grande porte antes de investir em um. A experiência foi muito boa, e recebi uma aula do próprio Marcelo sobre como controlar o trailer adequadamente. Agradecí bastante o Marcelo na ocasião, logo após o evento, pois fiquei de fato surpreso com a atitude dele. Não sei se eu teria feito o mesmo, confiando em alguém desconhecido com meu Land Rover e com um trailer de 6 metros atrás sem experiência alguma, e em horário de muito movimento! Uma lição, dupla. Bom, esse trailer era agora uma possibilidade real em nossas mentes. Mas tinhamos uma carta na manga para conversar com o Paulo e a Elisa, da Sinostrailer: na noite anterior, haviamos lembrado que aquele trailer que eles tinham começado a montar para eles próprios, estava agora parcialmente parado e sem um destino claro. Será que eles teriam interesse em nos vender e finalizar o projeto sob encomenda? Só para lembrar, o trailer é um antigo Vila Rica do qual foi aproveitado somente o chassis, e contará com uma série de modernizações incluindo fibra ao invés de alumínio: [attachment=5322] [attachment=5323] [attachment=5324] [attachment=5325] [attachment=5326] Essa era uma ótima forma de unirmos tudo de bom que vimos, e ainda por cima fazer o trailer na empresa em que nos sentimos mais a vontade. Detalhamos o projeto para eles, e explicamos quais os detalhes que eram importantes para nós, e quais detalhes gostaríamos que eles fizessem o que achassem melhor pois certamente a experiência deles resultaria em algo superior. Eles entederam, e demonstraram interesse na idéia. Porém, ainda não conseguimos fechar nada nesse dia pois o movimento na Sinos era muito grande devido as muitas manutenções que estavam em andamento para o feriado de Páscoa. Então, só pedimos que pensassem na idéia com carinho e nos dessem retorno quando algo fosse decidido a respeito. E assim fomos pra casa, com duas boas possibilidades, uma da Apolo, e outra da própria Sinostrailer. Ficamos sem retorno algum por vários dias, e na semana seguinte um fato interessante apareceu: um trailer Diamante, no Rio de Janeiro, aparentemente em um estado muito bom: [attachment=5327] [attachment=5328] [attachment=5329] Entrei em contato com o José Henrique, dono do trailer, que me passou que apesar do trailer estar anunciado por 72 mil reais online, ele o vendería por 60 mil pois não tinha interesse em ter lucro no negócio e não queria que viessem reclamar de problemas futuros. Claro, essa conversa não inspira muita confiança, e poderia ser apenas uma forma suave de informar que haviam problemas. Então solicitei mais fotos do trailer, e também de sua documentação. Na tarde, recebi as fotos, e não havia nada de muito feio que pudesse ser apontado de imediato. A vedação externa, como ele mesmo havia informado, parecia um pouco velha e sem cuidado, o que poderia ser um sinal de infiltração e de custo alto para reparo. Porém, era difícil de ter certeza por telefone. Começei a pensar se uma viagem ao Rio para ver o trailer ao vivo seria possível. Cheguei até a conversar com o Dardo para ver se havia alguém conhecido na área, que pudesse rebocar o trailer para um local de armazenamento se o negócio fosse concretizado. Porém, embora estivessemos estudando essa possibilidade, as duas outras possibilidades ainda eram reais, e nossa preferência entre todas elas ainda era fechar aquele trailer com a Sinostrailer. Então, antes de investir muita energia nessa nova frente, entrei em contato com a Elisa, da Sinostrailer, e expliquei o que estava ocorrendo, e indicando que ainda gostariamos de fechar com eles. Uma hora depois, a Elisa ligou de volta, e colocou um preço no negócio. O valor pareceu dentro do mercado, e considerando todas as vantagens tanto de montagem de um novo trailer quanto de estarmos negociando com quem realmente queriamos, fechamos o negócio! Bom, fechamos verbalmente. Nesta última quinta estivemos lá novamente para conversar sobre mais alguns detalhes e concretizar o negócio. Fato consumado agora. O trailer já havia evoluido um pouquinho desde nossa última visita, mas não muito. O Paulo tinha me informado que gostaria de fazer uma pequena adaptação na cama, que é um pouco maior que o normal, para que os pés tenham melhor acomodação quando por perto: [attachment=5330] [attachment=5331] Agora a evolução deve ser mais rápida com o negócio fechado. Como sempre também haviam outras coisas interessantes no pavilhão. Por exemplo, essa Kombi Safari estava lá para reforma, e já estava um tanto quanto desmontada: [attachment=5332] Bom, e essa foi a parte principal de nossa história em busca da casa móvel. Depois de algum estudo no lado dos motorhomes, chegamos a conclusão que um trailer e uma boa camionete acomodaria as nossas necessidades melhor, e depois de muito procurar, fechamos negócio com a Sinostrailer em um negócio um pouco raro, por eles não fabricarem trailers como este praticamente do zero normalmente (por enquanto . Como conversamos minha esposa e eu, esse também foi um negócio um pouco raro para nós, pois em geral evitamos os negócios com tanta incerteza. Dependemos totalmente da honestidade e boa vontade da empresa. Mas depois de várias interações, ficou claro que o negócio estaria em boas mãos, e fomos em frente. Espero que a história tenha sido útil para alguns, ou ao menos um bom entretenimento. Vou continuar atualizando as novidades aqui, quando houver algo interessante. Um bom final de semana pra todos, e bons passeios nas suas casas móveis!
GustavoNBloqueadoObrigado Dardo, e muito bom proveito na churrascada. E concordo contigo, considero um elogio também! Bom, esse é um bom momento para contar essa parte decisiva da história, pois estamos em viagem e em parte na função do trailer ainda. Como vou explicar, apesar de ficar claro o rumo que tomou a história, ainda vão ter algumas coisas legais para contar no futuro. Na continuação, descemos de Canela para visitar a Sinostrailer novamente no dia seguinte. Chegamos por volta das 16:30, e o Marcelo já estava lá com o trailer da Apolo. O Marcelo foi muito gentil, e nos apresentou todos os detalhes do trailer por dentro e por fora: [attachment=5318] [attachment=5319] [attachment=5320] [attachment=5321] O Marcelo o utilizava principalmente para eventos dos quais fazia parte, e está querendo vender para adquirir um motorhome que tenha espaço para cavalos. Ele é completíssimo, e estava tão bonito e inteiro ao vivo quanto tinhamos visto nas fotos. Tinha apenas pouquíssimos detalhes relevantes que pudessmos notar, como um pneu levemente rasgado, e a portinhola da cozinha externa estava entrando água (não um grande problema, pois não parecia ser de madeira internamente). Bom, e tinha um outro detalhe não tão pequeno: o preço é razoável, em 103 mil reais. Precisaríamos negociar, mas não estava fora da realidade. Para fechar com chave de ouro, o Marcelo me incentivou a dar uma volta com o trailer. Expliquei que não podia porque ainda estava providenciando a adaptação de um engate de melhor qualidade na S10, e ele prontamente ofereceu o seu próprio carro para darmos uma volta. Resisti no início, mas depois me arrependi a aceitei a oferta, pois seria uma oportunidade única de antecipar como seria dirigir com um trailer de grande porte antes de investir em um. A experiência foi muito boa, e recebi uma aula do próprio Marcelo sobre como controlar o trailer adequadamente. Agradecí bastante o Marcelo na ocasião, logo após o evento, pois fiquei de fato surpreso com a atitude dele. Não sei se eu teria feito o mesmo, confiando em alguém desconhecido com meu Land Rover e com um trailer de 6 metros atrás sem experiência alguma, e em horário de muito movimento! Uma lição, dupla. Bom, esse trailer era agora uma possibilidade real em nossas mentes. Mas tinhamos uma carta na manga para conversar com o Paulo e a Elisa, da Sinostrailer: na noite anterior, haviamos lembrado que aquele trailer que eles tinham começado a montar para eles próprios, estava agora parcialmente parado e sem um destino claro. Será que eles teriam interesse em nos vender e finalizar o projeto sob encomenda? Só para lembrar, o trailer é um antigo Vila Rica do qual foi aproveitado somente o chassis, e contará com uma série de modernizações incluindo fibra ao invés de alumínio: [attachment=5322] [attachment=5323] [attachment=5324] [attachment=5325] [attachment=5326] Essa era uma ótima forma de unirmos tudo de bom que vimos, e ainda por cima fazer o trailer na empresa em que nos sentimos mais a vontade. Detalhamos o projeto para eles, e explicamos quais os detalhes que eram importantes para nós, e quais detalhes gostaríamos que eles fizessem o que achassem melhor pois certamente a experiência deles resultaria em algo melhor. Eles entederam, e demonstraram interesse na idéia. Porém, ainda não conseguimos fechar nada nesse dia pois o movimento na Sinos era muito grande devido as muitas manutenções que estavam em andamento para o feriado de Páscoa. Então, só pedimos que pensassem na idéia com carinho e nos dessem retorno quando algo fosse decidido a respeito. E assim fomos pra casa, com duas boas possibilidades, uma da Apolo, e outra da própria Sinostrailer. Ficamos sem retorno algum por vários dias, e na semana seguinte um fato interessante apareceu: um trailer Diamante, no Rio de Janeiro, aparentemente em um estado muito bom: [attachment=5327] [attachment=5328] [attachment=5329] Entrei em contato com o José Henrique, dono do trailer, que me passou que apesar do trailer estar anunciado por 72 mil reais online, ele o vendería por 60 mil pois não tinha interesse em ter lucro no negócio e não queria que viessem reclamar de problemas futuros. Claro, essa conversa não inspira muita confiança, e poderia ser apenas uma forma suave de informar que haviam problemas. Então solicitei mais fotos do trailer, e também de sua documentação. Na tarde, recebi as fotos, e não havia nada de muito feio que pudesse ser apontado de imediato. A vedação externa, como ele mesmo havia informado, parecia um pouco velha e sem cuidado, o que poderia ser um sinal de infiltração e de custo alto para reparo. Porém, era difícil de ter certeza por telefone. Começei a pensar se uma viagem ao Rio para ver o trailer ao vivo seria possível. Cheguei até a conversar com o Dardo para ver se havia alguém conhecido na área, que pudesse rebocar o trailer para um local de armazenamento se o negócio fosse concretizado. Porém, embora estivessemos estudando essa possibilidade, as duas outras possibilidades ainda eram reais, e nossa preferência entre todas elas ainda era fechar aquele trailer com a Sinostrailer. Então, antes de investir muita energia nessa nova frente, entrei em contato com a Elisa, da Sinostrailer, e expliquei o que estava ocorrendo, e indicando que ainda gostariamos de fechar com eles. Uma hora depois, a Elisa ligou de volta, e colocou um preço no negócio. O valor pareceu dentro do mercado, e considerando todas as vantagens tanto de montagem de um novo tralier quanto de estarmos negociando com quem realmente queriamos, fechamos o negócio! Bom, fechamos verbalmente. Nesta última quinta estivemos lá novamente para conversar sobre mais alguns detalhes e concretizar o negócio. Fato consumado, agora. O trailer já havia evoluido um pouquinho desde nossa última visita, mas não muito. O Paulo tinha me informado que gostaria de fazer uma pequena adaptação na cama, que é um pouco maior que o normal, para que os pés tenham melhor acomodação quando por perto: [attachment=5330] [attachment=5331] Agora a evolução deve ser um pouco mais rápida, com o negócio fechado. Como sempre também haviam outras coisas interessantes no pavilhão. Por exemplo, essa Kombi Safari estava lá para reforma, e já estava um tanto quanto desmontada: [attachment=5332] Bom, e essa foi a parte principal de nossa história em busca da casa móvel. Depois de algum estudo no lado dos motorhomes, chegamos a conclusão que um trailer e uma boa camionete acomodaria as nossas necessidades melhor, e depois de muito procurar, fechamos negócio com a Sinostrailer em um negócio um pouco raro, por eles não fabricarem trailers como este praticamente do zero normalmente (por enquanto . Como conversamos minha esposa e eu, esse também foi um negócio um pouco raro para nós, pois em geral evitamos os negócios com tanta incerteza. Dependemos totalmente da honestidade e boa vontade da empresa. Mas depois de várias interações, ficou claro que o negócio estaria em boas mãos, e fomos em frente. Vou continuar atualizando as novidades aqui, quando houver algo interessante. Um bom final de semana pra todos, e bons passeios nas suas casas móveis!
GustavoNBloqueadoMuito obrigado a todos pelos comentários gentis, e me desculpem pelo suspense não intencional. A correria foi grande nos últimos dias e estava difícil de reservar um tempo para continuar o relato. Hoje a noite consegui sentar com um pouco de paz para ir em frente. Depois de sairmos da Sinostrailer naquele dia fomos então a Casa do Camping, atrás de alguns usados muito bonitos que estavam anunciados online, e também de mais informações sobre a fabricação de trailers novos. Apesar da Sinostrainer ser em Novo Hamburgo e a Casa do Camping em São Leopoldo, as cidades são vizinhas e o percurso demora só 10 ou 15 minutos. Em um pulinho estavamos alí. Fomos recebidos pela Clarice, que não perdeu tempo e nos mostrou imediatamente no pátio os dois veículos usados que vimos online, ambos de fabricação da própria Casa do Camping. Nesse caso especifico não tinhamos muita esperança de nos interessarmos pelos trailers em sí, pois eram um pouco pequenos para o que tinhamos em mente, mas sim nos materiais utilizados, na qualidade do acabamento, e assim por diante. O primeiro que vimos foi um trailer de 4 metros e 80, muito bonito: [attachment=5308] [attachment=5309] [attachment=5310] [attachment=5311] O trailer era utilizado por um casal com três filhos, como se percebe pelo treliche. Em seguida fomos ver um outro de 3 metros e 80, também praticamente zero: [attachment=5312] [attachment=5313] [attachment=5314] Gostamos bastante do que vimos. Por um lado os trailers são parecidos com os da Turiscar, como era de se esperar pelo histórico da empresa. Por outro lado, eles tem um ar moderno, com materias novos, e geralmente claros (depende da escolha do freguês ainda). Nos sentimos bem dentro deles. Ainda como parte do passeio, novamente fomos dar uma olhada rápida na parte da fabricação dos trailers: [attachment=5315] [attachment=5316] [attachment=5317] Nesse ambiente também haviam vários outros trailers comerciais não relacionados com camping (lanche, escritório, etc). Questionei sobre trailers maiores, e a Clarice nos informou que em média de cada 5 trailers de camping, 4 são menores e 1 é dos maiores com 6 metros ou mais. Depois da andança, fomos para o escritório para tentar conversar um pouco sobre a fabricação de trailers novos mas infelizmente essa parte, a que tinhamos mais interesse, não deu totalmente certo. Já era final de tarde, e por essas alturas nosso filho de dois anos já estava cansado de nos aturar falando sobre “coisas chatas” com estranhos, e resolveu que o escritório era muito monótono para ele. Pra nosso azar, no pátio também havia um cão em algum local que não era muito tranquilo, e não podiamos permitir que ele saísse a passear. Com essa função, sob determinado atríto, conseguimos conversar sobre algumas coisas pra entender melhor o processo, mas não fomos tão a fundo como gostariamos. Conseguimos saber o valor base do trailer de 7 metros, e de como ele se pareceria esteticamente, mas não tinhamos idéia exata do que estava incluído ou não nesse valor. Solicitei então que me fosse enviado por email um descritivo mais completo do projeto, incluindo algumas solicitações especificas sobre conversor, inversor, placa solar, etc. Em seguida recebi o email, mas não era exatamente o que eu esperava. No email constavam os detalhes base do projeto, por exemplo indicando que a suspensão era por torção, que as laterais e teto usavam madeira naval, que o exterior era em alumínio, e assim por diante. Todos esses detalhes são interessantes e importantes, mas já imaginavamos por se tratar de um “Turiscar moderno”. O que não sabiamos eram os demais detalhes, como por exemplo o conversor e inversor utilizados e suas potências, se era possível incluir a instalação das placas solares que haviamos solicitado, e assim por diante. Porém, como resposta a essas solicitações veio simplesmente que o projeto incluiria “inversor para a geladeira”, por exemplo, e que as placas solares não estavam no orçamento. Então, apesar de termos achado os trailers da Casa do Camping muito bonitos, acabamos por ter uma visita um pouco frustrante. Por um lado, nosso pequeno nos tirou muita da atenção que gostariamos de ter dado ao evento, e por outro recebemos uma boa atenção da empresa, mas tradicionalmente comercial (o que é normal, mas impossível não conrastar com a que tinhamos recebido momentos atrás na Sinostrailer naquele dia) e também insuficiente até esse ponto, no sentido que precisavamos solicitar mais informações sobre o que acabavamos de conversar. Teríamos que pensar. Depois dessa visita, aproveitamos que estavamos na região e subimos até a serra para nos hospedarmos em nossa pousada favorita em Canela. Na noite, conversando sobre os eventos do dia e sobre o que fazer, veio a idéia de agendar uma nova visita a Sinostrailer para o dia seguinte, já que ainda estavamos por perto. Liguei para a Elisa e perguntei se eles teriam disponibilidade para nos atender para conversarmos novamente, e se por acaso conseguiriamos aproveitar também essa segunda visita para conhecermos o trailer da Apolo que não estava no pátio. Ela ligou para o Marcelo, dono do trailer, e confirmou: o trailer estaria lá as 17h, e teriamos tempo para conversar sobre outras idéias. No próximo capítulo, que vou tentar escrever
ainda hoje ouamanhã, mais fotos e a decisão do trailer. -
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