GustavoN
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GustavoNBloqueado
Balão voltando pra casa: [attachment=7977] No caminho encontrou um companheiro procurando por um novo dono: [attachment=7978] Pausa pro almoço agora. Bom fim de semana para todos. Gustavo
GustavoNBloqueadoOlá Gian Carlo, Miguel, Gian Carlo, a ligação é bem simples. Olhando o 7812 de frente (dissipador pra trás, pinos pra baixo), o pino da esquerda é o positivo de entrada, o do meio é o negativo que fica em comum entre os dois circuitos, e o da direita é o positivo de saída. Note os cuidados que foram mencionados acima, e também é sempre importante dar uma olhada no datasheet do componente quando trabalhando com eletrônica. Atenção especial aos limites de tensão, corrente, etc. Miguel, realmente o pessoal da Sinostrailer é dez, tanto em questão pessoal quanto profissional. E fico super contente que o Alexandre tenha apresentado o Balão pra vocês e que isso tenha lhes dado mais um incentivo para entrar na brincadeira. Me coloco a disposição para o que eu puder ajudar nessa área. Entendo bem como devem estar se sentindo pois acabei de passar por isso também. Hoje a noite retornei a Sinostrailer e encontrei todos os detalhes acertados já. Daqui a pouco durmo no Balão para amanhã pela manhã navegar em direção sul novamente. Grande abraço e uma boa noite a todos. Gustavo
GustavoNBloqueadoBalão na estada de novo. Viemos até Novo Hamburgo para deixar ele para alguns retoques menores aqui na Sinostrailer. Noite anterior, com tudo preparado para decolar: [attachment=7890] Pausa para esticar as pernas: [attachment=7889] Os armários com as travas magnéticas aguentaram bem a viagem, então agora dá pra recomendar a idéia com mais tranquilidade. Só uma portinha de baixo que eu havia ficado na dúvida se precisaria de mais uma trava ou não realmente abriu.. vou botar a segunda e acho que fechou a conta. A câmera “de ré” funcionou muito bem, e mudou a viagem. Essa visão traseira ajuda muito. Segue uma foto de um momento tranquilo: [attachment=7888] Também aproveitei a viagem para deixar agendado com a Feltek, de Sapiranga, para ver se conseguimos alinhar a parte destacável do engate para colocar o trailer mais próximo da horizontal durante a viagem: [attachment=7885][attachment=7886][attachment=7887] Pessoal muito bom e o resultado ficou ótimo. Impressionante a diferença que faz descer só 3cm. Só passei um certo trabalho pra convencer o rapaz que realmente precisávamos medir, e que no final deveríamos descer só 3cm a mais e não os 5 que ele queria “no olho”. Ficamos acampados até amanhã por aqui. Bom final de semana para todos. Gustavo
GustavoNBloqueadoRealmente muito bom o resultado. Parabéns e obrigado por compartilhar conosco. Vou seguir acompanhando aqui. Grande abraço, Gustavo
GustavoNBloqueadoFico contente que esteja sendo útil, Ed. Daniel, um condutor de cobre é um resistor também, como a maioria dos materiais. Quanto maior a corrente e maior a distância, maior a queda de tensão através dele. Uma geladeira ou uma bomba de 12V devem consumir entre 5 e 8A, por exemplo. Com 7A passando ao longo de um cabo de 4mm de 6 metros, se perde em torno de 0.5V já, chegando 11.5V do outro lado. 4% da tensão perdida pro cabo é muito. Casualmente exatamente esse foi um dos tópicos que conversei com a Sinostrailer, e pedi pra trocar depois de pronto. Como já estava tudo pronto, sugeri que medíssemos para verificar que a teoria estava correta, e como esperados medimos a tensão baixa do outro lado. Então, minha sugestão é 6mm sim, a não ser que seja 220V. E mesmo nesse caso, é uma boa idéia pra permitir um upgrade fácil depois. Grande abraço, Gustavo
GustavoNBloqueadoBuenas Ed, Obrigado pelas explicações. E de 5 a 10 minutos é? Nossa.. que corrida contra o relógio hein! Sobre os cabos, aqui vão algumas idéias: eu colocaria conduítes (em excesso até, para caso resolva passar algo mais) com caixa de distribuição em um ou dois pontos, se necessário. Ao invés dos 1.5 e 2.5mm, subiria ambos para 2.5 e 4mm, para diminuir as perdas, e colocaria 6mm2 para bombas e geladeira (mesmo que seja 220V hoje, podes querer trocar amanhã). Para as tomadas 12V, recomendo colocar isqueiro de carro. Eu já vi o pessoal fazendo de várias formas, mas a melhor é com isqueiro mesmo, porque é fácil de encontrar e quem fabrica equipamentos para carro sabe que a tensão varia bastante e prepara o equipamento para isso. Também é bom pensar no que tu vais querer colocar mais adiante no trailer e já deixar preparado – câmera traseira precisa de 12V (da sinaleira, se quiseres fazer como eu) e um cabo de vídeo indo pra frente, antena de TV tem o cabo, e para placas solares é bom um par de 6mm também indo de conduítes no teto até perto das baterias. Se vais colocar clarabóia, é bom levar um par de 4mm pra um possível ventilador ali. Para o inversor é bom reservar um espaço perto das baterias, pois com a alta corrente a espessura dos cabos sobe muito rápido. E as baterias, se possível em compartimento próprio, e mandando o gás pra fora sempre. E acho que isso é o que eu me lembrei por enquanto. Se lembrar de algo mais complemento depois. Grande abraço! Gustavo
GustavoNBloqueadoAh, que pena. Talvez fique muito enrolado e caro para justificar o investimento. Imaginei que pegando uma Kombi com documentação em dia e o equipamento de segurança em bom estado (pneus, sinalização, freios ligados na bequilha, etc), poderia ficar interessante e legal, sem muito investimento. Mas se for substituir o chassis e providenciar documentação do zero (e ainda por cima baixar a antiga), aí possivelmente vai ficar caro.
GustavoNBloqueadoBuenas Marcos, Como expliquei, o regulador linear funciona dissipando a diferença de tensão como calor. Por isso ele esquenta, e por isso ele é ineficiente. Quanto maior a diferença de tensão e quanto mais corrente o equipamento ligado nele demandar, mais ele vai esquentar. Se a corrente e a diferença de tensão forem pequenas, esquenta pouco. Então além de testar, que realmente é muito importante, a gente pode calcular também: a diferença de tensão a ser regulada é de 2.5V (14.5 – 12), e a corrente utilizada pelo equipamento é em torno de 200mA, o que dá uma potência em torno de 2.5 x 0.2 = 0.5W para dissipar. Na prática, o plugue esquenta em torno de 40°: [attachment=7846] E nesse mesmo momento o próprio receptor está esquentando mais que isso: [attachment=7847] De qualquer forma, obrigado pelo alerta aqui, Marcos. É importante manter isso em mente sim, sem dúvida. Grande abraço, Gustavo
GustavoNBloqueadoAgora a noite fiz a segunda parte do ajuste da câmera de ré, instalando o regulador linear no receptor também (parte que fica dentro do carro): [attachment=7843][attachment=7844][attachment=7845] Essa solução com regulador linear não é genérica para esse tipo de conector de isqueiro. Equipamentos que precisam de no mínimo 12V não vão funcionar com o carro desligado, pois o regulador precisa de sobretensão para regular (buck). Quando o carro liga o alternador levanta a tensão para 14.5V e o regulador segura nos 12V, botando o resto fora como calor. A eficiência é baixa, mas isso não interessa muito para casos triviais como esse, com baixa corrente. E no nosso caso é perfeito porque o problema é justamente a sobretensão, e só é relevante com o carro ligado. Problema resolvido por menos de R$ 1, a princípio.. falta testar na prática (detalhes.. ).
GustavoNBloqueadoBuenas Ed, Concordo com o Dardo: é um exemplo pra mim também, e fico aqui sempre esperando as idéias ao longo de cada etapa. Também estou ficando curioso pra ver ao vivo novamente. Qualquer dia desses te fazemos uma outra visita. Sobre a laminação do teto, muito interessante.. não tinha visto uma extensão tão grande sendo feita manualmente ainda. Como foi pra passar a resina? Tranquilo ou deu muito trabalho? Na foto parece que alguns pontos embaixo ficaram um pouco levantados.. a foto foi tirada antes do ajuste final do pano, ou ficou difícil acomodar e pretendes ajustar depois? Grande abraço, Gustavo
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