O Regulamento da Compagas comentado é para gás canalizado, ou seja, GN (gás natural). O gás utilizado em RVs é o GLP e eles têm diferenças importantes: o GN não se liquefaz na temperatura ambiente, o GLP tem poder calorífico muito maior e, importante, a densidade em relação ao ar do GLP é maior que 1 enquanto a do GN é menor. Isso quer dizer que, num caso de vazamento, o GN tende a subir, o GLP tenderá a se acumular nas partes baixas.
Embora as preocupações com a presença de CO2, CO, gás combustível , devam obrigatoriamente estar presentes em qualquer caso, penso que num RV as diferenças entre eles devem ser consideradas na localização dos aparelhos, chaminés, encaminhamento de tubulação, sensores, etc.
Prezado Surek,
Também me interesso pela questão de habilitação x trailer e recomendo que vc procure aqui no portal uma série de discussões a respeito, principalmente um artigo do M. Pivari que, no meu entender, é definitivo.
Boa sorte.
O Roger Formiga está com toda a razão.
Só quem montou sozinho uma bangalô Ferpi ou queimou a boca chupando gasolina de um tanque para botar em outro porque os postos fechavam fim de semana é que sabe que hoje em dia está muito melhor. Prefiro agora, rs.
Nada como quem conhece !
Obrigado por mostrar que um MH fica numa condição ambígua, visto não ser nem ônibus e nem caminhão. Não é preciso muito raciocínio para saber quem ganha e quem perde com essa ambiguidade.
Pergunto ainda como é encarado o trailer, ou melhor, o conjunto rebocador-trailer.
Caminhão com reboque ?
Muito obrigado pela sua atenção.
Para os mais experientes talvez essas questões sejam simples, mas para aqueles que, como o Jrprince e eu, nunca puxou um trailer ou conduziu um MH por essas estradas, são pontos que causam muitas dúvidas, ainda mais num país como o nosso onde se cria dificuldade para tudo.
Seria muito proveitoso para nós todos se os mais rodados pudessem apresentar os seus conhecimentos e experiências na difícil arte de lidar com as autoridades&legislações das nossas estradas.
As questões colocadas no tópico são um bom começo.
Por nada, Newton.
O ponto em Guapimirim na Rio-Teresópolis onde começa essa RJ 122 era conhecido por “Parada Modelo”.
Essa 122 sempre foi uma boa alternativa tanto para se evitar a Magé-Manilha quanto a ponte Rio-Niterói. O piso não era bom mas foi refeito para as obras do Comperj em Itaborai.
De qualquer forma, o mapa do Ronald está perfeito.
Vai ser tranquilo.
Boa viagem !
Helvio
Boa tarde, Newton
Sou do Rio e já andei muitas vezes na região que vocês estão comentando e sugiro que siga pela indicação do Ronald e não arrisque a RJ 126.
A diferença não é grande e pode evitar surpresas.
No mais, desejo que você tenha uma grande viagem !