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Katatau

Respostas no Fórum

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  • em resposta a: elétrica Turiscar Rivieira 900 #57985
    Katatau
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    Sim, no caso eu fiz sobredimensionado, até a chave de ligar o inversor não precisa, se você tiver acesso ao disjuntor F3, ali no caso você pode retirar o disjuntor F2.

    em resposta a: elétrica Turiscar Rivieira 900 #57660
    Katatau
    Participante

    Olá a todos novamente, Tirei um tempinho e fiz um projetinho elétrico simples, seria isso como você pretende fazer as ligações?

    em resposta a: elétrica Turiscar Rivieira 900 #57639
    Katatau
    Participante

    Olá a todos, olá Caveira, Primeiramente, gostaria de explicar que nunca mechi com sistemas elétricos em Motor-Homes, porém elétrica é elétrica em qualquer lugar, trabalho como pesquisador em um instituto de eletroeletrônica, formado técnico em mecatrônica e tentando concluir o curso de engenharia elétrica e estou disposto a ajudar no que for possível. Como você citou, você deseja instalar um inversor, creio que seja para transformar a energia das baterias (12 volts corrente contínua) para uso de aparelhos domésticos (110/220 volts corrente contínua), existem vários tipos de inversores no mercado, porém para a sua utilização deverá ser utilizado o do tipo Inversor de onda senoidal pura, pois em sua saída temos o que se pode dizer o mais próximo da energia que se têm na tomada. Como também citado, você descreveu problemas de ”Osmar”, esse cara pode ser eliminado, porém necessitará de manutenções preventivas. Como o Motor-Home ao se locomover, recebe impactos da estrada, os parafusos dos disjuntores e conexões elétricas são afetados. Um reaperto após alguns kms rodados já resolve. Sobre painéis solares, realizei alguns testes com um kit que desenvolvemos com quatro paineis solares (Marca e modelo irei ver se vocês se interessarem), um controlador de carga Morning-Star – Tristar TS-45 e duas baterias estacionárias Freedom DF500-C10 eu acho, tenho que confirmar. O controlador de carga funciona muito bem, robusto, pequeno e de fácil instalação e start-up. Percebi que a segurança do sistema é feita a partir de fusíveis, você nunca pensou em colocar disjuntores? Existem disjuntores específicos para corrente contínua, como o C60H-DC da marca Schneider, seria uma boa pedida. Macamp comentou que os reguladores inteligentes atingem os 13,8v, isto é normal. Ai vem a pergunta: Mas a bateria não é 12v? Sim, a bateria é 12v, porém durante uma carga, para a mesma ficar boa para o uso, deve-se realizar alguns processos de carga, onde se varia a tensão conforme o estado da bateria. Caso o carregador não for inteligente, a bateria não irá receber toda a carga e irá diminuir a vida útil.

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