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Marcos Pivari

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  • em resposta a: Praia da Capilha – Rio Grande RS #47890

    O anuncio não está ativo não… pois procurei quando repliquei o topico. Quanto ao 270 com feixe de molas, não é original não…. e geralmente fazem isso os 270 – acredito que pelo problema que falamos. Há quem diga que botar feixe de molas num trailer é suicídio pois pula d+.. mas nao sei dizer….. mas com certeza a suspensão trabalha.. por que essas elastoméricas nos trailers de mais de 20 anos da KG… nem se mexem.. as borrachas estao mais duras que qq coisa….. Há quem diga também que a suspensao da turiscar de barra de torcao é realmente a melhor do mercado….. e que atualmente a melhor opcao é o kit de suspensao e freios da motor trailer… adaptando-se nos trailers antigos

    em resposta a: Praia da Capilha – Rio Grande RS #47885

    Olha Matheus…… Conheci um caso que com a mesma pessoa, dois trailers diferentes quebrou a balança por excesso de peso. Coincidentemente em kg-270 e um kg-450. falo coincidentemente pq o 450 é o maior trailer de um eixo só da kg. Acredito que os trailers usam o mesmo eixo para todos, prova disso é a tabela de cargas máximas da KG onde quanto menor o trailer mais peso poderá colocar. O 270 é a mesma coisa pois o eixo era especial para ele…. mais frágil. [attachment=1341] Esta pessoa pegou o 270 e colocou caixa de água, ar condicionado, microondas, caixa de gás, estepe e outras coisitas….. a balança quebrou deixando a roda desalinhada para baixo (nao entendo de termos técnicos, mas ficou na mesma posição de quando levantamos um fusca e a roda entra pra dentro). Aí arrumou….. vendeu o trailer e trocou num 450. Por sinal, outro dia vi o 270 dele na internet a venda lá pro nordeste e a roda estava novamente daquele jeito. Bem… acho que sem saber desse detalhe, ele comprou o 450 e de cara botou pias de granito e outras coisitas…. a balança quebrou do mesmo jeito. Mas daí arrumou (voltando atrás nas pias e deixando ele leve). Dentro deste ponto de vista, acredito que no meu 330 tenho a “margem” de peso até chegar no 450, passando pelo 380. Tanto o 380 quanto o 330 nunca ouvi falar em quebra da balança (e espero que eu não seja o primeiro…rsrsrs) Bem… na linha turiscar eu nao tenho certeza da relaçao de cargas….. mas conheço uma pessoa que possui um jóia e teve a balança quebrada após um aterrorizante pêndulo….. Também conheci um professo do Sul, que na ocasião possuía um Riviera 1980, mas que teve alguns trailers e citou um Brilhant (maior de um eixo da TUR) e que também quebrou a balança deixando a roda daquele jeito também após um pêndulo. Nem acho que o pêndulo em si tem a ver com o turiscar…. mas sabemos que aquele balanço entre as rodas no chão e no alto a pressão nas balanças é enorme…… Coincidência ou não, meu sonho de consumo há anos atrás era um 450b (com box)… mas não é mais, exatamente pelo motivo de que gosto de adicionar coisas no trailer e tralhas…… de um eixo meu máximo seria ou o 380 ou o Eldorado. Daí pra frente só a partir do 520 (que é um trailer muito querido para rebocar, pois tem 2 eixos com largura dos 330, 380 e 450) ou o Turiscar Rubi….

    em resposta a: Praia da Capilha – Rio Grande RS #47883

    Matheus… nesse quesito resistência sempre tive um pouco de medo….. ja tive notícias dos trailers meio que desmontarem começando pela chapa que envolve a frente e a traseira… isso só do KG. Sobre a quebra da balança, ja ouvi várias histórias de KG e Turiscar…. mas coincidentemente acontecem nos KG-450 e TUR-Brilhant – Ambos modelos maiores de um eixo, que considero sendo de pesos limites…. já que os inferiores devem usar os mesmo eixos com menos peso….. o mesmo acontece com o KG-270 e TUR-Jóia, mas descobri que o eixo deles era diferente: bem mais fraco….. mas nao posso esconder que é um assunto que fico meio apreensivo…….. vamos ver. Seu relato quanto ao assunto me deixou bem mais calmo…….. espero poder amadurecer ainda mais essa idéia… Muito bacana o Jipão levando os trailers…. dá pra notar grande parceria e camaradagem no grupo….. esse tucson é 4×4? Ele aguenta a bronca?

    em resposta a: Reforma KG-330 #47878

    Sobre a elétrica, montei basicamente todos os equipamentos do trailer funcionando em 12V. Isto para que sempre que buscar o nomadismo poderei contar com os equipamentos sem o uso de inversor. “entre aspas” – Opinião minha, já que nem todos concordam, acho o inversor um equipamento que gasta muita energia da bateria… primeiro porque esquenta muito dissipando energia em calor logo de cara. E Depois porque geralmente se precisa dimensioná-lo maior do que a potência do equipamento a ser ligado nele… fazendo com que ele “gere” mais potência do que o necessário e gaste muito. (se alguém quiser discutir este ponto, será melhor abrirmos um tópico específico) O único equipamento que está ligado em 110V é a geladeira. Exatamente por ser de amônia e funcionar com resistência pura e ser a gás, ou seja, na falta de energia elétrica externa, utilizarei o gás para gelar o refrigerador. Daí tentei montar um sistema que funcionasse como um ‘no break”. Caso acabe a luz do camping (o que é muito comum no verão na praia) tudo continuará ligado sem piscar. Adquiri uma bateria estacionária de 105 Ah da Freedom. É incrível como a bateria é diferente da veicular….. dura muito mesmo….. ja cheguei a ficar mais de 3 meses com ela parada e a voltagem ficou na mesma. Montei um estabilizador full range que em qualquer voltagem externa (80V a 250V) sairá 110V – de 1500W. Isto me garante perfeito funcionamento principalmente da geladeira que sofre muito com as voltagens baixas. Montei também um carregador inteligente de bateria de 15A, com entrada também full range para alimentar e carregar a bateria sempre na medida que necessita, entrando em flutuação quando completa. Montei também um velho transformador de 220V p/ 110V de 2000W tanto para BKP quanto para ligar meus aquecedores no inverno, que por serem de resistência pura não devem ser ligados no estabilizador eletrônico… muito potentes….. Por último deixei devidamente posicionado e cabeado o antigo conversor KG para servir de bkp caso alguma coisa dê defeito…. inclusive usei uma vez que o carregador de baterias pifou. Tudo isso está conectado via plugues de tomadas para a rápida troca e protegidos com disjuntores para evitar os fusíveis. O painel de disjuntores (Da esquerda p/ a direita): Bipolar: Chave geral do trailer – Ele corta toda a alimentação. Antes dele instalei um voltímetro para saber a voltagem externa e um amperímetro para saber quanto o trailer está puxando da rede. Bipolar: Chave “chuveiro” – Instalei em “série” com o aquecedor a gás de água um aquecedor elétrico para eventualidades. Este dj serve só para ele. Bipolar: Chave “Trafo” – Serve para ligar ou cortar o trafo de 2000W Monopolar: Chave Bateria – Corta a alimentação da bateria, caso eu queira alimentar o trailer só com o carregador. Monopolar: Chave Trailer – Liga ou corta todos os ramais do trailer. Posso carregar a bateria apenas Monopolar: Chave Carregador – Posso alimentar o trailer com a bateria sem estar sendo carregada pelo carregador Monopolar: Chave Bomba – Liga ou corta a bomba de água

    em resposta a: Praia da Capilha – Rio Grande RS #47862

    Orgulho Matheus…. isso que é realmente usar o trailer praquilo que ele foi feito. Imensos parabéns… e se puder dividir conosco mais detalhes técnicos como este será muito bacana……. adoramos. abraços Marcão

    em resposta a: Praia da Capilha – Rio Grande RS #47854

    Irado Matheus…. essa cultura aí do Sul é linda demais…… dá gosto de ver um comboio desses. Nos conte….. vcs ficam o tempo todo só com a água das caicas e elétrica das baterias? Aí pra esses lados não há perigos? coisa booouaaa

    em resposta a: Som Alto no Camping #47833

    Então Odair…. o problema é que nos campings há uma discórdia muito grande sobre o que é “alto”. Por isso defendo que seja proibido “som”. Assim, se você estiver ouvindo um som bem baixinho que ninguém de fora escute, poderá desfrutar dele… mas caso incomode alguém, deverá desligá-lo. Já tive muitos problemas em campings que ou simplesmente nada faziam porque preferem o dinheiro da diária que os baderneiros pagam ou simplesmente porque há conflito no que um e o outro limitam o nível do que é ‘alto’. Prova disso é o “sem número’ de reclamações nos campos de comentários do guia de campings….. que gerou até mesmo um “selo- Ruído” do MaCamp em algum deles…. Sou meio traumatizado, pois sempre arranjo encrenca pra mim quando reclamo. Prova disso é uma de minhas lonas que tenho até hoje, remendada porque queimou quando um dos “vizinhos” direcionou um rojão na minha barraca.. sorte que eu tava lá. Lembro que passei o carnaval de 2010 no cânion do Guartelá buscando sossego num lugar longe….. o camping prometia (e possuía) áreas de total silêncio…. uma noite quando tocava a então nova música “meteoro da paixão” a níveis ensurdecedores, o segurança do camping me falou mediante minha reclamação: “-É carnaval, meu amigo…. não tem camping do silêncio”

    em resposta a: Reforma KG-330 #47831

    Isso mesmo Odair e Dardo….. Na época comprei baratinho no Mercado Livre. Mas confesso que tenho um pouco de medo daquela finura do cabo de aço. Odair deve saber dizer se é confiável ou não… o meu diz 2 toneladas, mas nunca sei se é na horizontal ou se aguentaria erguer este peso todo. Acho esse negócio de 2ton na horizontal muito relativo… já que podemos guinchar um troço cheio de atrito ou simplesmente com rodinhas…. vai daí Odair. O fato é que sempre que uso o dito tenho medo do cabo arrebentar e levar uma chicotada. Mas acho imprescindível ter um desses na tralha. Para ilustrar um pouco este tópico da reforma, anexarei algumas fotos do dia em que fui ver o trailer pela primeira vez antes de comprá-lo. O que mais me chamou a atenção na época (setembro de 2011) era que o trailer estava extremamente original, apesar de algumas coisas “feias” de sujeira. Atualmente é muito difícil encontrar um trailer de um eixo em bom estado… ainda mais todo original. Se isto acontece é muito caro. Isto faz lembrar que este trailer era mesmo para ser nosso…. Pagamos relativamente barato pelo trailer que em nosso “mundo caravanista brasuca” é considerado “novo”- 1989 (último modelo KG). O que mais assustava nele era a sujeira no banheiro e em algumas madeiras próximas ao chão (que seria facilmente limpos) e no sistema elétrico e hidráulico….. imensamente simples como prezava a montagem da Karmann Ghia. Esta é uma diferença notável entre a KG e Turiscar. Os trailers KG, até mesmo o maior modelo (770) não possuíam misturador nos pontos hidráulicos. Tudo passava pelo aquecedor de passagem a gás dentro do banheiro e era alí que você manipulava a temperatura. Nos modelos menores, como o 330, não havia aquecedor. Por isso vemos muito aquela duchinha corona alí sob a pia do banheiro…. feito geralmente pelas revendas de forma artesanal. Eles usavam o chuveiro comum fechando a saída principal com durepox e utilizando a saída do chuveirinho para distribuir a água. Algo bem tosco, mas que se usava muito antigamente. O duro era (e é até hoje) encontrar uma rede elétrica de camping que comportasse o uso daquele aquecimento elétrico (4800W) A elétrica também sempre foi algo muito simples nos KG. Neste meu só havia o conversor original KG que consiste em um transformador leve (500W) de 220V/110V cuja saída alternada só servia mesmo para a geladeira. O restante das tomadas do trailer eram da mesma voltagem da rede externa e sem passar pelo conversor. Além disso o aparelho possui saída 12V Dc para o uso de toda iluminação do trailer que é 12V, além de bomba d`água. Também tem saída (não inteligente) para carga da bateria que no meu caso era veicular. O amperímetro serve para, de certa forma, se controlar o carregamento dela. Minha idéia sobre estas duas coisas era…. Fazer todo um sistema novo de hidráulica que tivesse aquecedor de passagem a gás e misturadores para cozinha, pia do banheiro e chuveiro com encanamento todo novo. Sobre a elétrica, iria fazer tudo novo, apenas aproveitando a fiação original para as luzes do trailer e da tomada na parede. Algo com bateria estacionária, estabilizador, carregador inteligente e etc que irei abordar mais adiante. Por último, a terceira meta que tinha desde o início era a modernização da cozinha com pia de granito e cooktop de duas bocas, já que aquela pia de fórmica + fogareiro nada me agradava…….. De resto queria lixar todo o madeiramento e deixá-lo vistoso….. Outras coisas vieram na cabeça depois….

    em resposta a: Reforma KG-330 #47821

    Bom… a primeira coisa a ser feita foi mesmo a retirada de tudo o que facilitaria os serviços e principalmente a limpeza. Retirei todas as grelhas, portas e acessórios, pois todo o madeiramento seria lixado e encerado para a renovação. Grelhas de ventilação da geladeira: [attachment=1283] Capas das Ventanas [attachment=1284] … e portas de tudo que é lado…

    em resposta a: Reforma KG-330 #47820

    Como puderam ver, além da altura do portão não ser suficiente para entrar com o trailer, precisei entrar com o mesmo de frente pela posição da porta… assim eu poderia trabalhar com mais conforto…. O guincho de catraca para 2 toneladas foi 10. Inclusive levo ele no carro e já saí de algumas enrascadas, principalmente na época que rebocava com a Palio tracao dianteira…….

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