Publicidade:

Reforma KG-330

Visualizando 10 posts - 11 até 20 (de 57 do total)
  • Autor
    Posts
  • #47878

    Sobre a elétrica, montei basicamente todos os equipamentos do trailer funcionando em 12V. Isto para que sempre que buscar o nomadismo poderei contar com os equipamentos sem o uso de inversor. “entre aspas” – Opinião minha, já que nem todos concordam, acho o inversor um equipamento que gasta muita energia da bateria… primeiro porque esquenta muito dissipando energia em calor logo de cara. E Depois porque geralmente se precisa dimensioná-lo maior do que a potência do equipamento a ser ligado nele… fazendo com que ele “gere” mais potência do que o necessário e gaste muito. (se alguém quiser discutir este ponto, será melhor abrirmos um tópico específico) O único equipamento que está ligado em 110V é a geladeira. Exatamente por ser de amônia e funcionar com resistência pura e ser a gás, ou seja, na falta de energia elétrica externa, utilizarei o gás para gelar o refrigerador. Daí tentei montar um sistema que funcionasse como um ‘no break”. Caso acabe a luz do camping (o que é muito comum no verão na praia) tudo continuará ligado sem piscar. Adquiri uma bateria estacionária de 105 Ah da Freedom. É incrível como a bateria é diferente da veicular….. dura muito mesmo….. ja cheguei a ficar mais de 3 meses com ela parada e a voltagem ficou na mesma. Montei um estabilizador full range que em qualquer voltagem externa (80V a 250V) sairá 110V – de 1500W. Isto me garante perfeito funcionamento principalmente da geladeira que sofre muito com as voltagens baixas. Montei também um carregador inteligente de bateria de 15A, com entrada também full range para alimentar e carregar a bateria sempre na medida que necessita, entrando em flutuação quando completa. Montei também um velho transformador de 220V p/ 110V de 2000W tanto para BKP quanto para ligar meus aquecedores no inverno, que por serem de resistência pura não devem ser ligados no estabilizador eletrônico… muito potentes….. Por último deixei devidamente posicionado e cabeado o antigo conversor KG para servir de bkp caso alguma coisa dê defeito…. inclusive usei uma vez que o carregador de baterias pifou. Tudo isso está conectado via plugues de tomadas para a rápida troca e protegidos com disjuntores para evitar os fusíveis. O painel de disjuntores (Da esquerda p/ a direita): Bipolar: Chave geral do trailer – Ele corta toda a alimentação. Antes dele instalei um voltímetro para saber a voltagem externa e um amperímetro para saber quanto o trailer está puxando da rede. Bipolar: Chave “chuveiro” – Instalei em “série” com o aquecedor a gás de água um aquecedor elétrico para eventualidades. Este dj serve só para ele. Bipolar: Chave “Trafo” – Serve para ligar ou cortar o trafo de 2000W Monopolar: Chave Bateria – Corta a alimentação da bateria, caso eu queira alimentar o trailer só com o carregador. Monopolar: Chave Trailer – Liga ou corta todos os ramais do trailer. Posso carregar a bateria apenas Monopolar: Chave Carregador – Posso alimentar o trailer com a bateria sem estar sendo carregada pelo carregador Monopolar: Chave Bomba – Liga ou corta a bomba de água

    #47900
    Andre T Barros
    Participante

    Oi Marcos. Bacana suas fotos eu estava reparando nelas e vi que seu trailer tem um adesivo da Angela trailer igual ao meu, o meu KG 450 ano 1989 também passou por lá, quando comprei ele dentro do armário tinha um Porta Garrafa de Cerveja “cooler” com o logo idêntico ao seu adesivo e um chaveiro da empresa em anexo. Gostaria de mexer também no sistema hidráulico para colocar água quente em todo o sistema ai vou precisar da ajuda de vcs do fórum. Um Abraço André T. Barros

    #47901

    irado esse chaveiro…… que saudades dos tempos de criança….. haviam uns sábados que a Angela e o Nivaldo faziam um “evento show room”. O pátio ficava cheio de convidados e trailers expostos…. e cumbucas de amendoins pra tudo que era lado……. ô tempo bom…. Vou em breve detalhar o sistema hidráulico e o aquecimento de passagem… abraçao

    #48291

    Olá Pessoal. Confesso que estive atribulado, mas minha meta é realmente completar este tópico……. Como na época da compra eu reformei ele fazendo muitas coisas, mas sempre continuo inventando modas, vou postar aqui coisas de modo não cronológico….. ficando mais fácil E antes de colocar meu ultimo invento, deixo aqui reproduzido o que postei em outro tópico, a “construção” alternativa do misturador de chuveiro Turiscar.. http://guiacamping.com.br/forum/showthread.php?tid=4734&pid=8100#pid8100 bem… no meu trailer, no chuveiro eu fiz um…… [attachment=1632] Ao orçar um da turiscar por R$ 290,00, coloquei a cabeça pra funcionar. A melhor coisa que existe para a gente adaptar e buscar alternativas nesses casos é mesmo um passeio sem pressa por uma loja de materiais de construção….. estilo “home center” onde tudo está exposto sem vendedor pra encher o saco. Daí comprei apenas 3 coisas….. primeiro comprei duas peças da ducha higiênica mais barata que havia no mercado… uma wog que custava na época R$ 25,00. Comprando esta, sai mais barato do que adquirir apenas o registrinho metálico. [attachment=1633] Depois comprei um “T” de metal cromado. Este até poderá ser feito de plástico caso o quesito preço seja o unico interessado… mas eu prezei pelo visual. Neste paguei por volta de R$ 15,00. [attachment=1634] Monta tudo e pronto…… Só até aí o montante já ficou bem mais barato… mas das peças que sobraram deu pra fazer um aproveitamento de coisas que não viriam no misturador da Turiscar…… De um flexível, usei-o para o próprio chuveiro do trailer. apesar de nao usar a ponta da duchinha (usei um chuveirinho específico de banho) pude utilizar os dois suportes das duchinhas para ter duas posições do chuveiro no banheiro. [attachment=1635] (pra quem tem dúvida na foto, o misturador está logo embaixo da pia, do lado direito. Com isso separei o misturador do chuveiro do misturador monocomando da pia. Por último, o outro flexível com uma duchinha eu usei para acoplar no “cavalete” de água do trailer a fim de ter uma ducha “lava-pés” ideal para a praia e lavar coisas fora do trailer…… [attachment=1636] sobrando assim apenas uma ponta da duchinha que no meu caso eu usei pra substituir a do meu banheiro de casa que estava velhinha…… Uálá…… PS: A quem não agradou muito as fitas teflon aparecendo no misturador… dá pra caprichar e fazer com que não apareçam….. não me preocupei com isto, pois como podem ver esta parte fica toda escondidinha.

    #48292

    Bom…. e agora o que mais eu tinha vontade de fazer nos últimos tempos….. Todos sabem que sou um dos maiores (senão o maior) apreciadores e defensor das geladeiras a gás. Assim como já externado em outro tópico deste fórum, não abro mão da dita geladeira de amônia por “N” motivos, mas principalmente por poder encarar varias horas e dias (até semanas) sem depender de energia elétrica para gelar a comida…. Também é de sentido óbvio perante todos que sei reconhecer que a mesma possui um rendimento e poder de gelo menor que as geladeiras de compressor, o que no meu caso se faz presente apenas nas viagens do verão, quando o trailer está debaixo do sol…. aí ela gela bem no congelador, mas sente muito a abertura de portas e novas latinhas de cerveja a serem geladas. É por isso que há tempos eu almejava transformas a minha numa “geladeira híbrida”. o que finalmente se fez realidade. Pude testar o sistema na íntegra neste último feriado em Bertioga. Minha “invenção” foi simples….. eu apenas instalei um sisteminha paralelo de refrigeração por compressor elétrico no frigobar a gás do 330. Deixando todo o sistema de amônia intacto e funcionando normalmente, o novo compressor com serpentina foi instalado dentro do aparelho, podendo proporcionar aquela “força” que faltava nos dias mais quentes. Passos: Adquiri no mercado livre um daqueles bebedouros de emborcar galões de 20L de água mineral refrigerados…… fiz esta aquisição, pois além do baixo preço (60,00com frete) ainda pude contar com um compressor menor possível e principalmente uma grade de dissipação pequena….. bem menor que as de frigobares…….. isto é de suma importância para poder instalar tanto a grade, quanto o compressor logo abaixo da geladeira, já que nela mesmo (ou atrás) nao haveria espaço. [attachment=1637] (a foto acima achei na net…. o meu era um tanto menor na parte da grade. Bom.. dentro daquele isopor estava os canos de cobre em forma de serpentina, enrolados no recipiente de água. Desenrolei os canos e usei eles mesmos. Para facilitar, cortei o sistema para dobrar no formato que eu desejava. Desta forma fiz um zigue zague que instalei dentro do congelador, sobre um isopor que há nesta parte da geladeira. O final do cobre, junto aos capilares eu “corri” na parte que fica “aberto” na geladeira…. assim pude turbinar o congelador e dar uma “forcinha” no refrigerador sem que o mesmo virasse um freezer. [attachment=1638] [attachment=1639] Para nao perder gelo e nem condensar água fora da geladeira, isolei termicamente o cano que corre por fora da geladeira. Este sistema passou naquela janela de ligação de destacamento do sistema fechado de amônia da caixa da geladeira [attachment=1640] Por fim, instalei o compressor neste cantinho que sobrou do final do paralamas que fica sob a geladeira (por isso que ela fica alta no 330). A grade dissipadora de calor eu instalei deitada sob a ferragem do piso da geladeira. Bom… me desculpem a falta de fotos melhores… mas o que posso dizer é que a meta foi atingida….. o sistema turbinou a geladeira exatamente nas horas que precisávamos, podendo ser desligado nos dias que choveu e a noite…. garantindo o silêncio total da amônia que trabalhava alí 24h por dia……. [attachment=1641] Sabendo que este sistema nao trabalha de forma ideal, principalmente no quesito ventilacao, encaro o sistema como apoio….. pois o compressor esquenta muito… e por isos nao usarei apenas ele (amonia desligada) para gelar ou deixá-lo lá o dia todo……. Devagar vou comentando e também tentando buscar aprimorar o sistema.

    #48341
    Carlo Pecca
    Participante

    Marcão, vc já pensou em utilizar um blower de computador, para ventilar a serpentina? Tem uns de 110Vac ou de 12Vdc. Na internete tem a balde e de baixo custo!

    #48351

    ventilar a serpentina de dissipação do sistema de compressor??? Pq no sistema de dissipação de amônia eu já tenho 4 ventoínhas pequenas 12V e mais uma 110v grande….

    #48356
    Capt.A330
    Participante

    Marcos, buenas! Tive uma ideia do sistema que usávamos nos jets de troca de calor para resfriar óleo dos motores e esquentar o combustível, já que em grandes altitudes, a temp. externa beira os -45° Celsius; poderias fazer uma serpentina que fosse “enroscada” na da geladeira, que esfriasse a primeira serpentina e esquentasse água para a pia, que teoricamente, circularia por diferencial de densidade e temperatura…teríamos que perguntar para Odair, mas, quem sabe dá certo? Está ficando lindo teu 330, parabéns; abraço para Paula, você e Manu! Dardo.

    #48358
    Odair Teixeira
    Participante

    Dardo A aviação comercial é famosa pelo aproveitamento de energia, afinal com o custo do querosene de aviação, cada Joule tem que ser aproveitado. Em motores que sofrem com variação de temperatura (motores antigos movidos a etanol por exemplo), é até comum fazer o combustível circular ao redor do escapamento ou outra área quente para aquecer um pouco antes de ser vaporizado. Isto aumenta o rendimento, já que quando é vaporizado, a mudança de fase (liquido para vapor) o combustível rouba calor do coletor (entalpia). Por esta razão o pé do carburador vive gelado e condensando umidade.. Este pré aquecimento melhora esta condição e isto acaba se convertendo em um pequeno ganho no consumo/rendimento. Este ano Bosch lançou uma válvula injetora (bico injetor) com uma pequena “resistência” que atua com o motor frio para motores flex dispensarem o tanquinho de gasolina. É o mesmo conceito. Creio que não veremos mais tanquinho de gasolina nos motores ciclo Otto… Voltando ao tema: Eu penso que envolver em uma serpentina de cobre neste caso não seria muito efetivo e perderia calor. [img]https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSkfMDfOCkYLoVmldiI_pK_dcg0yBoudFXC3y4YJmrCbj32pZDi[/img] Eu acho que no caso do Marcos, o ideal seria um trocador de calor tubular simples. Pode funcionar melhor. 300px-Tubular_heat_exchanger.png O problema é que a geladeira está acima do reservatório de água, e aí não rola a convecção, perdendo eficiência. O ideal é que a agua fria fique acima do trocador (fonte de calor). 200px-Convection.gif Que dá pra fazer, até dá… mas não sei se vale o trabalho.

    #48359
    Andre T Barros
    Participante
    macamp wrote:
    ventilar a serpentina de dissipação do sistema de compressor??? Pq no sistema de dissipação de amônia eu já tenho 4 ventoínhas pequenas 12V e mais uma 110v grande….

    Oi Marcos, se possível você poderia postar fotos da ventoinha para que eu possa colocar na minha geladeira. Tem uma loja de produtos importados que vende um ventilador portátil 12v ele deve ter 35X35cm e 5cm de espessura ele é 12v estou pensando ao invés de colocar varias ventoinhas colocar apenas este ventilador. Se eu for la amanhã posto foto do ventilador. Aproveitando eu tinha postado a foto do chaveiro agora posto foto do cooler da Angela trailer Obrigado

Visualizando 10 posts - 11 até 20 (de 57 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.

CAMPINGS EM DESTAQUE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CLASSIFICADOS: