Publicidade:

Reforma KG-330

Visualizando 10 posts - 21 até 30 (de 57 do total)
  • Autor
    Posts
  • #48366

    Odair e Dardo…. Não entendi bem sobre este lance que vcs abordaram…… seria pra substituir o que eu fiz na minha geladeira? ou simplesmente para aproveitar o calor de ambos os sistemas….. amônia e compressor?

    #48369
    Anônimo
    Inativo

    Marcos, quando eu era criança, meu pai tinha uma câmara frigorífica no açougue e no verão o mecânico adaptou um tubo de 1/2 todo furado onde ficava pingando agua em cima da serpentina do motor e compressor que ficava na área externa da loja, e funcionava perfeitamente, abraços.

    #48370
    Capt.A330
    Participante

    Buenas Marcao, seria para troca de calor, mas Odair considera que daria muito trabalho para pouco ganho, e acho que ele está certo, pois o ganho térmico, para ambas partes, seria pouco, embora de fato, existisse. Abraço meu caro, e beijos a Manu.

    #48371
    Odair Teixeira
    Participante
    macamp wrote:
    Odair e Dardo…. Não entendi bem sobre este lance que vcs abordaram…… seria pra substituir o que eu fiz na minha geladeira? ou simplesmente para aproveitar o calor de ambos os sistemas….. amônia e compressor?

    Marcos, o comentário do Dardo é sobre a serpentina onde troca calor na sua geladeira. Como vc sabe, o sistema dela é de refrigeração por absorção, diferente do sistema por compressão de gases. Em processos industriais, é muito comum usar o sistema de absorção (amônia+água) para refrigeração em camaras frigorificas e o calor residual é reaproveitado para aquecer água para outras finalidades. Na sua geladeira, há uma parte dela que esquenta bastante e vc poderia retirar este calor residual mais rapidamente e usá-lo para outra finalidade, como aquecer a água, ao invés de somente colocar um ventilador para resfriar. Mas devido ao trabalho requerido e atenção para não retirar calor além da conta (senão interfere na eficiência), penso ser melhor deixar como está, já que se fosse fazer um projeto para aquecer a água por convecção, o tanque de água deveria estar acima do trocador de calor e aí dá mais trabalho ainda. Colocar uma bomba bem pequena até seria possível, mas ainda teria que isolar termicamente o tanque e aí haja trabalho…

    #48373

    Ah.. entendi finalmente…….. sempre achei que seria conveniente utilizar o calor do motor dos motor homes para ‘tocar” as geladeiras a gás… mas nesses tempos de sustentabilidade só vemos caravanistas metendo o pau nas geladeiras de amônia…rs…… mas esta de usar o calor dela pra outros fins também viriam bem a calhar…….. E aí? o que acharam do meu invento? afinal agora tenho uma geladeira híbrida no 330…rs

    #48374
    Capt.A330
    Participante

    Marcos, bem interessante o sistema dual, e acho que a tua procura por um sistema ecológico e sustentável e’ digno de elogio; pena que ainda estamos longe dum sistema sustentável no Campismo no Brasil, mas, ao menos reconforta saber que estamos (em especial você ), caminhando para isso. Eu, por exemplo, quero num futuro bem próximo, tornar o sistema elétrico de 12 vdc, sustentável via placas foto voltaicas, e quando tenha tempo, quero ver como adaptaria as mesmas ao Guanaquito. Abraços Marcos!

    #48375
    Odair Teixeira
    Participante

    Marcos/Dardo Os motores ciclo diesel tem eficiência térmica de 40%, o que significa que ao redor de 60% da energia se perde principalmente por perdas térmicas nos gases de escape. Nos motores ciclo Otto é ainda pior (30% de eficiência..) Ë um desperdício de energia enorme. Isso sem mencionar os motores a reação, onde o rendimento térmico é ainda menor.. Sistemas de recuperação de energia térmica do escape são usados em muitos projetos, desde a 2da guerra. Em motores estacionários de grande porte é até comum. O próprio fusca tinha um sistema de aquecimento baseado em recirculação do ar ao redor das curvas do escapamento. Até que funcionava bem, mas só que não. Qdo furava a curva do escapamento, vazava monóxido de carbono e tínha-se um “VW Beetle Gas Chamber MODE ON” e colocava os ocupantes no sono eterno…Aff!!! Abortou-se o exhaust energy recovery system do carro do Sr. Porsche.. Hj os sistemas de aquecimento usam trocador de calor movidos pela água aquecida do motor. Ficaria uma gambiarra tremenda, mas dá para usar um sistema simples para levar calor para aquecer a água do reservatório de água potável do trailer e por que não a geladeira por absorção.. Aliás, muitos Motorhomes na Europa e USA (os mais caros) já usam sistema de aquecimento da água aproveitando o calor do motor… Porém em trailers eu nunca vi.. [hr] Aqui tem um esquema legal, pra quem quiser ligar no sistema do radiador do motor… http://www.caravanandmotorhomebooks.com/pdf/general/CMH2-samplechapter.pdf Traduzindo Trocadores de calor do motor Os trocadores de calor utilizam calor residual do motor para fornecer água quente. Elas consistem em tubos de metal enrolado em linha com o aquecedor com o interior do veículo. Esta tubulação está dentro de uma embalagem separado, do qual a água fria é bombeada. O líquido aquecido a partir do funcionamento do motor passa através da serpentina, ocorrendo a transferência de calor para a água fria. Uma pequena bomba elétrica transfere a água aquecida sob pressão para onde for necessário. A temperatura da água é variada ajustando ambiente frio quente do aquecedor do veículo, e / ou pela regulagem de mais ou menos de água, através do trocador de calor por meio de um limitador ajustável. Estes trocadores de calor funcionam bem suficiente, mas destinam-se apenas a fornecer chuveiros dentro de um ou dois minutos com o motor parado, a menos que o motor esteja em funcionamento..

    #48376

    Verdade Odair…… Isto me fez lembrar de um modelo de Motor Home da Scheid, dos anos 1990 que tinha boiller a gás…. que era também ligado no motor….. sempre que se chagava de viagem tinha água quente… é claro que o bóiller por si só nao é nada sustentável… mas sem dúvida era bacana esta ligação… Dardo… obrigado por suas palavras…… lendo só penso em podermos acampar novamente pra por o papo em dia….. Vcs precisam conhecer a Manu….. tá faceira….. e já acampou 3 vezes…… Acredita que o Odair e o Jairo não quiseram ir conosco no 15 de novembro?? rsrs Acho que não gostaram da nossa companhia….hahaha

    #48378
    Capt.A330
    Participante

    Oi Marcos, liga não, eles são anti-sociais mesmo…:D:D:D Beti e eu queremos muito conhecer Manu…quem sabe vocês aparecem em Curitiba…abraços! Odair, gostei da explanação: quer dizer que o Fusca era mortal? Imagino que no teu não vai ter esse sistema :desconfiado::D Falando serio, aqui no Brasil, a Santo Ignacio tem um sistema de aquecimento pelo sistema de agua quente proveniente do radiador, que alimenta um boiler; afinal, a família Broilo da Santo Ignacio começou com aquecedores. Abraços!

    #48382
    Odair Teixeira
    Participante

    Marcos Vou para Porto Seguro dia 26 de Dezembro e volto dia 15 de Janeiro. Quer levar a Manu para tomar banho de mar em Trancoso? Jairo e Dardo, vcs estão convidados…

Visualizando 10 posts - 21 até 30 (de 57 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.

CAMPINGS EM DESTAQUE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CLASSIFICADOS: