Odair Teixeira
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13 de julho de 2015 às 21:07 em resposta a: A volta da Turiscar às Ruas e Campings Brasileiros #61337
Odair Teixeira
ParticipanteFala Allex, passei por Tijucas dias atrás. Abasteci no Posto do Chiquinho.. É a tua área por ali, não? Wood framing (estrutura de madeira) ainda impera na fabricação de trailers para recreação mundo afora. Apesar de existirem alguns com steel framing e aluminium framing, a madeira ainda é mais leve, barata, aceita qualquer forma, é de fácil manutenção, não sofre fadiga como os metais (gosto disto), não sofre deformação com impactos, não sofre de deformação lenta como os metais (gosto disto tb) além de contribuir com maior conforto para o ambiente interno. Já viu o qto prefiro a madeira… Como as cargas envolvidas num trailer são basicamente cargas de vento e peso próprio das paredes, dá pra dimensionar com estruturas bem esbeltas. Sem falar que hoje em dia existem tratamentos bem mais eficientes dos que existiam no inicio duríssimo da Turiscar. E olha que tem um monte de trailer com mais de 30 anos rodando com boa parte das madeiras originais. O meu é um exemplo. O meu Imperial (agora Baumeister) torce o chassis toda vez que paro em algum lugar com relevo irregular a ponto de ver as linhas de tensão deformando a chapa corrugada da parte de baixo. É só baixar o trailer e volta tudo pro lugar. Nas primeiras vezes, achei que iria ter problemas. Depois de estudar bem o projeto, vi que não era a toa que a Turiscar tinha buscado na Alemanha o projeto. O conceito é muito bom. Montar estrutura de metal (aço ou alumínio) num trailer pode ficar muito melhor ou pior do que madeira. Depende do projeto. É só prestar atenção na relação peso/m² e prestar atenção na rigidez da estrutura. Dá pra fazer mais leve do que madeira e mais rígido do que metal, mas teria que migrar totalmente para painéis compósitos, mas aí é outra história, pq o custo é elevado e tem que ter muita escala. Por estas e outras que a madeira ainda é a estrutura mais utilizada em trailers mundo afora.
Odair Teixeira
ParticipanteIndubitavelmente, um MH Classe A é supra sumo do conforto. O piloto concentrado na boleia e se bobear, a galera pode dançar frevo no corredor. Num trailer, impensável. Tem que se acomodar no assento do carro. Eu como sou um cara de alma tranquila e sem estresse, toco 12 a 16 horas ininterruptas, dependendo da época do ano. Só paro para abastecer. Quem der moleza fica para trás. Toquei de Viana -ES para Vinhedo (-+ 1000) km numa puxada só, com parada para almoço, duas abastecidas e cheguei em casa na hora do JN. Neguinho reclama geral comigo (risos). Saem com as vértebras achatadas, direto pro ortopedista fazer infiltração. Tem moleza aqui não. Querem moleza, vão empurar velho da ladeira. Só eu sei o quanto gosto de pegar a estrada com o Imperial (agora Baumeister) e ver o bichão véio rasgando o chão. Schoenes Wochenende! Odair
Odair Teixeira
ParticipanteMarquito Lagoa dos Patos em pleno inverno? Vc é doido. O frio e o vento são de arrepiar o cusco.. Chega a aparecer pinguins por aí. Abraço e continuamos “ligaditos no más” na Expedição Farroupilha Abraço Odair Abraços e boa sorte no projeto.
Odair Teixeira
ParticipanteBela foto esta da Manuzinha com o papito… Esta região é linda. Saudades das casas de madeira. Durante a minha infância, eu gostava de passar as férias de inverno na casinha de madeira do meu avô porque era mais “quentinha”. Aproveite bastante ! Odair
Odair Teixeira
ParticipanteTá de mudança Stephan? Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Odair Teixeira
ParticipanteToda vez que me lembro de vento patagônico, lembro deste acidente abaixo [video=youtube]https://www.youtube.com/watch?v=kwOqARlw1EI[/video]
Odair Teixeira
ParticipanteMuito legal! Estava vindo de Tijucas-SC para Vinhedo-SP hj e cruzei com o nosso capitão Marcos Pivari comandando a Pajero + KG na Regis Bittencourt chegando em Curitiba, com o adesivo da Expedição Farroupilha Testemunha ocular do projeto! Parabéns Marquitos! Parabéns Santo Inácio! Go Macamp! Odair
27 de junho de 2015 às 01:35 em resposta a: Safari x subidas – como vai a potência da de vcs? #60683Odair Teixeira
ParticipanteAndre Tenho um fusca 1986 turbo com motor VW boxer 2.2 i.e . Para eliminar a torção que os prisioneiros transferem pra caixa e pra forquilha eu instalei uma “torquer bar”. Ela é um trapézio que é fixa nas torres da suspensão, onde mas barras descem e são fixadas atrás dos parafusos de suporte da caixa. Justamente para eliminar este efeito indesejado Eliminou a torção que o torque do motor dava na carroceria e no chassis..
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26 de junho de 2015 às 03:11 em resposta a: Safari x subidas – como vai a potência da de vcs? #60658Odair Teixeira
ParticipanteMete um upgrade com kit turbo…Vai usar de vez em quando mesmo… Esta do anuncio abaixo era 1700 turbo.. Andava bem pra caramba. Conheci no evento da Motortrailer http://santa-rosa-do-purus.doplim.com.br/kombi-safari-id-52282.html
25 de junho de 2015 às 17:34 em resposta a: Turiscar Brilhante SL 478 1981 – História, grandes reformas, reparos, melhorias etc #60648Odair Teixeira
ParticipanteParabéns pela aquisição Davi! Agora é mãos a obra! Abraços
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