Odair Teixeira
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Odair TeixeiraParticipante
Marcos Ao todo foram 4500 km ou 1500 kc (quilochinelos). A vantagem de medir em KC é a precisão. São 0.30 metros, ao contrario de medir em pés que são 0.3048…
Odair TeixeiraParticipante………..Previously on Lost….. Eram 23:00 do dia 27 quando apontei a proa do conjunto para a entrada do Mundaí. Apesar de ter ligado uma hora antes avisando da chegada, a vaga estava ocupada por um carro que ninguém sabia quem era do dono. Aliás, o camping estava lotado e havia carros estacionados, antenas e motos em toda a parte. Difícil manobrar numa situação assim. Sobrava somente a alameda central. Estava bem calor e boa parte do pessoal do camping estava jogando papo fora. Nesta hora, os verdadeiros espíritos se manifestam. Entrei com o conjunto de frente para a alameda e após algumas tentativas, ficou claro que não seria possível estacionar na vaga da maneira adequada. Alguns camaradas se manifestaram para ajudar e dentre eles um cara chamado Vanderlei (de Hortolandia -SP) que é amigo do Gérson (também de Hortolandia) que conhecemos em Campos do Jordão. Enquanto o pessoal fazia uma busca pra identificar o dono do carro que estacionou no box reservado para RV’s, eu tive que refazer o trajeto de entrada no camping de marcha ré e manobrar na área externa e entrar no camping de marcha ré, jogando tudo para a esquerda e colocando no box em uma única manobra. Só foi possível com a ajuda do Vanderlei e de outro camarada de Hortolandia. Já passava da meia noite qdo tudo estava no lugar. Fui ligar a energia e a geladeira não ligava e estava desarmando o disjuntor . Era o que faltava. A geladeira lotada de suprimentos sobreviveu todo o deslocamento e iria queimar logo alí? Já estava considerando o motor da geladeira queimado qdo desliguei tudo, esperei esfriar e liguei em outra tomada de outra vaga. Bingo, voltou a funcionar. O disjuntor da tomada do camping estava com mal contato e toda vez que o motor tentava dar partida ele desarmava. Finalmente abri o barril de Heineken que estava gelado e tomei uma cerveja para fechar o longo dia. Foto do conjunto já instalado na vaga Foto da Pedra da Boca em Nanuque Subida da serra na BR 040
Odair TeixeiraParticipanteNuma balança rodoviária ou numa balança de alguma empresa próximo da sua casa. Tanto faz. É importante vc determinar a relação 60% peso na frente do eixo e 40% atrás do eixo… Sds Odair
Odair TeixeiraParticipanteOk Jairo Fotos Roda que estava sem o parafuso da sangria … Biobreak. Alguém teve que ir ao toillet retocar a maquiagem.. Parada na Serra das Araras, na Dutra descendo para o RJ Cachoeira da Pedra na BR 040 sentido Três Rios [hr] ………”Previously on Lost” Como antecipado na primeira foto, após checar a linha de freios, completar o fluido e testar puxando o freio de mão, percebi que estava baixando o fluido bem rápido. Em algum lugar deve estar vazando. Fui checar de roda em roda e percebi que em uma das rodas, o parafuso da sangria estava faltando. Até agora estou tentando entender como ele se soltou dali. Como eu tinha trazido dois cilindros de roda de reserva, tirei de um e recoloquei com um aperto generoso. Completei o fluido, pedi para a Wig puxar o freio de mão algumas vezes enquanto eu sangrava as rodas e retirar o ar da linha e beleza… Seguimos viagem. Parei em Gov Valadares para almoço. Posto Cherokee sentido Teófilo Otoni na saída de Gov Valadares. Atendimento nota 10! Pedi para o frentista um lugar para encostar o trailer e ele me indicou uma área que tinha energia elétrica e água. A Wig esquentou o almoço no micro-ondas, tirei um sono de meia hora e pegamos a estrada novamente. Deste trecho em diante, a viagem ficou tensa. A quantidade de buracos causados pelas chuvas da semana anterior ao Natal haviam deixado o pavimento sem condições. Eu contei mais de 20 carros com as rodas quebradas. Um Fusion branco passou por mim a mais de 150 e pouco adiante vi as lanternas traseiras acendendo e “bam” … lá se foi a roda dianteira direita junto com o pneu. O frentista havia alertado para a quantidade de buracos. Ele comentou que no dia 24, qdo ainda estava chovendo e a água na pista cobria os buracos, foram cerca de 200 carros retornando ao posto pedindo ajuda na borracharia. Junte uma estrada de pista simples, cheia de buracos + motoristas que não reduzem a velocidade + ultrapassagens imprudentes = Acidentes. Acreditem, os caras não tiravam o pé e ainda desviavam dos buracos. As vezes coincidiam de desviar na mesma direção. Desnecessário mencionar que a velocidade média para o Imperial foi reduzida para meros 40km/h. Consegui duas coisas: Livrar o conjunto dos buracos e puxar enormes filas. O bicho parecia um tubarão baleia, fazendo um lento zigue zague na BR 116 até Teófilo Otoni. Demorei 4 horas para alcançar Teófilo Otoni. O problema é que cheguei em Teófilo Otoni no final da tarde e isso me obrigaria tocar até Porto Seguro durante a noite. De fato, quando peguei a BR 418 (Teófilo Otoni – Nanuque) o trecho não estava melhor que a BR 116. Consegui chegar a Teixeira de Freitas com o anoitecer. Parei no posto Malacarne II para abastecer e checagem geral do conjunto, esticar os cambitos e a mulherada retocar a maquiagem. Aproveitei para conversar com um pessoal que veio de Vitória e seguiria para Porto Seguro também. De acordo com eles, a BR 101 estava ainda alagada e alcançando vários centímetros de altura. Aí atravessar com o trailer seria arriscado, além da enorme fila e do desvio em estradas ruins. Dei partida na Hilux às 19:00 e segui em direção à Porto Seguro. Estrada muito tensa durante a noite. Sinalização inexistente e ausência de acostamento e advinhe? Buracos, muito buracos. E o melhor de tudo, buracos na estrada no escuro. Fixei tanta a atenção na estrada que em alguns momentos produzia algumas ilusões de ótica. Acabei acertando alguns buracos, mas nenhum que causasse maiores danos. Dois dias depois eu iria atingir uma cratera na rodovia para Caraívas/Trancoso com a Hilux que iria condenar até os amortecedores…
Odair TeixeiraParticipanteRonald Assim que puderes, passe em uma balança e pese o seu trailer. Depois, com uma balança doméstica mesmo, verifique o peso da munheca. O ideal é que vc tenha 15% do peso ali, para reduzir os efeitos indesejáveis do “sway”… Nos trailers de 1 eixo ele é mais pronunciado. Abraço Odair
Odair TeixeiraParticipanteContinuando Dia 24 de Dez, 7h da manhã eu fui bater na casa do torneiro mecânico para darmos mais um passe nos cubos. E o Sr. Murphy que é um sem coração, me fez chegar 1 minuto após a saída do Sr. Germano, uma figura de 75 anos que voa de Trike e tem horas de historia pra contar. Saí atordoado e qdo minha esposa viu uma Kombi parecida com a do Sr. Germano parada numa avenida, retornei e fui perguntar se ele estava ali. De fato estava. Era a casa da cunhada dele que ele estava resolvendo um problema de falta de água. Voltamos para a oficina, demos mais uns belos passes nos cubos, aproveitando para deixa-los com as mesmas medidas. Voltei para casa ao meio dia. Almocei correndo e fui montar os cubos. Troquei os rolamentos, coloquei graxa nova e encaixei os cubos no lugar. Ainda estava travando. Tirei as sapatas de freio e fui pra oficina lixar e tirar de pouquinho e montando para ver. Acabou dando certo. Era 4 da tarde e estava com as rodas no lugar e com os freios montados. Ufa…Coloquei a tulha no lugar, liguei a instalação elétrica com o novo inversor e testei tudo. Estava ok! Acabei de reapertar e testar os amortecedores da munheca eram 20 hs. Cansado pra caramba e ainda tinha que sair em 1h para o jantar de natal na casa de amigos. No dia 25 ainda trabalhei em algumas coisas pequenas que estavam pendentes e dia 25 a tarde estava tudo pronto. Fui no aeroporto de Viracopos pegar minha cunhada que iria junto na viagem comigo e com minha esposa. Minha filha e o namorado nos encontrariam no dia 28 em Porto Seguro. Dia 26 – 06:00 Saída de Vinhedo Nos primeiros 10 minutos de viagem, já tive que fazer a primeira parada. Esqueci o receptor da Sky. Liguei pra minha filha que o trouxe . Durante a viagem iria lembrar de outros itens que deveriam estar a bordo e acabei esquecendo, inclusive o próprio check list. Mas nada que atrapalhasse ou fosse relevante. Segui viagem, passando por Louveira, Itatiba e alcançando a Rod. D. Pedro rumo a Jacareí e aí apontar a proa para o RJ. Biobreak (parada biológica) as 10:00 em Caçapava. As 13:00 já estava na baixada fluminense e ligando para o Giba Quadros em Vitória, perguntando do estado da BR 101, já que o plano de viagem era seguir pela ponte Rio-Niterói e pegar a BR 101 parando para descansar em Marataízes. Já estava na Av. Brasil qdo consegui falar com o Giba e soube que a 101 ainda estava com trechos alagados e com filas enormes. Peguei umas 3 horas de transito na Av. Brasil. Então o plano B era subir a BR 040 até Três Rios e depois pegar a BR 116. Nem falei nada para a pobre da Hilux, pq a subida é bem íngreme, cheias de curvas, sem acostamento e cheia de buracos. Fui com cuidado e mantendo 50 a 60km/h. O trailer ia pulando e ouvia as pancadas na suspensão, mas segui sem olhar . Parei no posto policial no final da serra e chequei dentro do trailer e estava tudo ok, apesar de alguns objetos terem caído e duas lâmpadas terem desrosqueado e caído, sem quebrarem. Segui em direção a Petrópolis, Tres Rios, Itaipava, Além Paraíba e parei as 21:00hs em Muriaé (MG). Foram 16h e 670km rodados. Parei num posto 24h na saída de Muriaé para pernoitar e fazer uma avaliação nos freios do trailer, pq percebi que estava demorando um pouco mais para parar nas lombadas. Abasteci, enchi a caixa de água e pedi para o chefe dos frentistas um lugar para pernoitar. Ele me ofereceu um lugar seguro, com tomada 110V . Jantamos, tomamos um banho e fomos dormir. No dia 27 de dezembro, acordei as 06:00 e tomamos um café da manhã. Peguei a caixa de ferramentas e abri a tulha para verificar o nível do fluido de freios e levei um susto. Não havia uma gota de fluido no reservatório.
Odair TeixeiraParticipanteParabéns Ronald…Aproveite a aquisição e comece a planejar novas aventuras com a família. Que este conjunto lhe proporcione uma nova fase de muitas alegrias… Abraço Odair
Odair TeixeiraParticipanteDardo Maravilhoso….Quisera ter ido junto nesta ! Abraço meu irmão Odair
Odair TeixeiraParticipanteLeandro O segundo amortecedor é para alcançar a força de amortecimento necessária. Já que no tubo da bequilha não cabe um amortecedor mais parrudo, tive que colocar outro. Não sei ao certo, mas acho que o amortecedor usado nos trailers da Turiscar era o mesmo para quase todos os modelos. Só que uns trailers são mais pesados que outros. Agora pode frear e acelerar sem se preocupar pq não dá tranco nenhum. Não sente nenhuma pancada. Antes com o amortecedor original, parecia que alguém batia de leve na traseira da caminhonete. Qdo alterei o primeiro amortecedor, ficou um pouco melhor. Agora zerou.. A válvula original das caixas da Turiscar era uma válvula de gaveta. Mas a que eu tinha na caixa de detritos não era muito estanque.. Pedi para o ultimo instalador colocar uma válvula de esfera de 75mm. Ele colocou de lado, e sempre fica uns 10% do volume. Tem que inclinar o trailer pro lado para esvaziar totalmente.. [hr] Continuando… No dia 23 de Dezembro, comecei a instalação dos rolamentos e burrinhos novos, já que o kit de freios a disco que tinha encomendado não serviriam pq eram para rodas aro 15 e as do trailer eram 14. A pinça encostava na parte de dentro da roda. Vamos de freio a lona mesmo. Percebi medindo com o paquímetro que havia uma ovalização no cubo e decidi levar os cubos de roda para retífica e zerar a ovalização. O torneiro tirou um pouco de material e me recomendou comprar lonas 2x. (dupla altura, para tambores mais gastos). Já era quase final da tarde do dia 23 qdo cheguei em casa com os cubos retificados e com as novas lonas instaladas nos patins . Fui montar e a surpresa : Os cubos não entravam…. E agora? Já era noite de 23 e no dia 24 sem chance de conseguir torneiro e nem lonas menores. Além do mais, teria que rebitar novamente e isso dá uma baita trabalheira, já que os rebites tem que ser rebatidos na marreta. ….
Odair TeixeiraParticipanteWashington Eu estava lá até o dia 12. Acho q eu vi vc por lá sim….[hr] Continuando…. Consegui terminar a caixa de agua servida e lembrei que sozinha ela não iria se segurar embaixo do trailer. Tive que ir até o serralheiro comprar barras chatas de 2 polegadas, cortar e furar e fazer os ganchos com rosca para fixar nas longarinas do trailer. Optei por colocar o registro de saída no fundo da caixa e não no lado, para garantir o escoamento e que não restaria muito líquido qdo esvaziasse a caixa. Comprei uma flange com registro e considerei pequena, porem qdo montei na caixa e encaixei no trailer, vi que ficou bem baixo. Daí eu colocar o chinelo e ver a altura, pq as lombadas tem em média 15 cm de altura, exceto as do norte de Minas e do sul da Bahia, que dependem da quantidade dos parentes do prefeito que enterrou a família ali embaixo. Fui e voltei e não raspou em nenhuma lombada.
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