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titanium

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  • titanium
    Participante

    SISTEMA DE FREIO INERCIAL DO KARMANN GHIA

    Turma, alguém sabe descrever como funciona o sistema de freio inercial do Karmann Ghia?
    O máximo que consegui identificar de informação é que funciona por cabo…..

    Bom, parei para tentar analisar o sistema de freios do kc-380 mas não consegui identificar precisamente como funciona…
    Eu percebi que tem o cabo que é acionado quando se puxa o freio de mão.

    Mas não percebi por onde seria acionado esse freio à partir a compressão da munheca!!
    Alguém pode dar uma luz?

    Obrigado!

    Abraços!

    titanium
    Participante

    Boa noite turma!

    Agradeço as informações agregadas ao tópico!
    Serão de grande valia para consultas à medida que a coisa for desenrolando aqui com o Algodão Doce!
    rsrsrs

    CARLOS, cria um tópico da sua Jóia Karmann Ghia! Será ótimo ver mais fotos dessa belezura!
    Ficou bonitão e muito bem estruturado!
    Um dia o Algodão Doce chega perto da metade do seu! ehehehehe

    Bom, por hora, retiramos todos os ESTOFADOS para LIMPEZA!
    Já lavei as capas (que hoje estão em courino branco)… o cheiro forte praticamente sumiu….
    Gostei do resultado!

    à medida que as coisas forem desenrolando por aqui, vou postando!

    Abraços!

    titanium
    Participante

    JANELAS

    Turma, alguém sabe quanto custa $$ e onde consigo encontrar as janelas “bolha” em acrílico fumê (as grandes) dianteira e traseira???

    Mandei um e-mail para a RODY Trailer há uns 2 dias mas até agora nada….

    Obrigado!

    titanium
    Participante
    O meu conselho é que faça o máximo para recuperar a sua pois num sistema 12V a autonomia não passará de dois dias (em média) sem o carregamento das baterias.
    
    abç Fanara

    Concordo, FANARA!
    Eu pretendo fazer o MÁXIMO para deixar TODA a reforma com o MENOR custo Possível!! rsrsrs..
    Claro que tudo com Qualidade!

    A premissa é: tem que estar funcional. Bonito, só se o custo não for proibitivo…

    Sobre a geladeira a gás (Já que sou o mais fanático nelas aqui…rs):
    
    1- Não precisa usar a geladeira no gás enquanto anda…… simplesmente porque o carro rebocador está ligado e você alimenta a resistência 12V pelo alternador……..
    
    2- Particularmente minha geladeira a gás funciona melhor em movimento. Isto porque nenhum quesito falado sobre geladeiras a gás influi tanto na sua eficiência como o quesito VENTILACAO na sua traseira…… e na estrada a ventilação é total…….
    
    3- Sem dúvida o sistema 12V é tendência e futuro…… mas enquanto não tiver um sistema de placas solares e baterias que tornem o trailer 100% eficiente….. a amônia ainda é a única a ficar 28 dias funcionando com um botijão de gás…. Não que isto coloque a geladeira a gás em vantagem sobre a 12V……. neste ponto acho que dependerá de cada campista e equipamento para avaliar qual a melhor opção.
    
    Desconsiderem o meu excesso de amor pelas geladeiras a gás… kkk

    MARCOS,
    Meu caro, gostei de saber que a geladeira pode funcionar na energia elétrica!
    Não sabia disso!

    Mas me explica! A resistência que aquece a amônia é 12v ou 220v? Ou ela funciona em qualquer uma das voltagens?
    Tens ideia de quantos Amperes/hora consome essa resistência??

    Uma última dúvida: é possível forçar a ventilação da geladeira com uma ventoinha de fonte de computador? É suficiente?

    Vou tentar remover os itens de dentro do trailer ainda esse final de semana… assim faço uma inspeção mais apurada neles e começo a estimar os custos.

    Valeu turma!

    Abraços!

    titanium
    Participante

    GELADEIRA À GÁS!

    Bom, após realizar algumas pesquisas sobre a tal geladeira à gás, vamos às conclusões…

    1 – Percebi, pelo relato do colega MATHEUS SILVEIRA (tanto em seu blog quanto no post aqui no forum), que há um certo receio em torno de a Chama apagar e o gás não ser cortado pela válvula de segurança.

    2 – A eficiência da geladeira à gás quando o carro está em movimento é questionável, pois a chama fica “balançando” e aquece de forma ineficiente o sistema.

    3 – Existe a grande tendência de partir para o sistema com compressor em 12v (multivoltagem – Danfoss ou similares)

    Acabei achando um material (apresentação) que fala um pouco da válvula de segurança de corte de gás utilizada em fogões.
    Aqui está o link para futuras consultas: http://www.esmaltec.com.br/assistencia/catalogo/pdf/valvula_de_seguranca.pdf

    Farei uma pesquisa a fim de estimar o custo da reforma completa dessa geladeira à gás e analisar o Custo x Benefício de fazer a reforma.
    Talvez seja o caso de trocar logo…..

    Mas ainda não estou convencido de que irei gastar menos comprando uma nova que reformando essa…

    Vou compartilhando a análise por aqui no tópico…

    Abraços!

    titanium
    Participante

    Fanara…. Poste as fotos por aqui. Assim todos poderão conferir. As informações importantes pro amigo acima serão imprescindíveis para o fomento do trailismo no BRasil…. abração

    É verdade, Marcos! Quanto mais informações no fórum, melhor!
    😀

    Bom dia Marcos e Titanium,
    
    Postarei sim as fotos aqui no fórum ainda neste fim de semana,
    
    grande abraço

    Muito obrigado Fanara!
    Ficamos no aguardo!

    Abraço a todos!

    titanium
    Participante

    CARLOS FANARA,

    MUITO Obrigado por compartilhar sua experiência!
    Já ficam aqui anotadas no tópico para eu ir consultando no decorrer da reforma!

    Legal!

    Agradeço se puderes enviar fotos da sua reforma!
    Especial dúvida onde fixar a caixa de detritos e água servida.. ainda pensando se vale a pena.. se não ficaria muito pesada!?

    Em tempo, vou procurar o tópico da reforma da geladeira à gás.

    Você poderia me enviar fotos do seu sistema de freios (engate) para eu conferir se o nosso está ok??

    Abraços!

    titanium
    Participante

    Olá, parabéns pela aquisição, também tenho um karmanguia, porém vai ter trabalho para os reparos a ser feito, mas realizar isso é muito prazeroso, ainda mais podendo fazer por conta própria e com o capricho, tome cuidado com a vedação dele e se tiver infiltrações, será uma das primeiras coisas a ser feitas para não deteriorar o interior, seu trailer esta muito original, parabéns!!

    Muito obrigado EDUARDO! Valeu!

    Então… você saberia dizer como faço para recuperar o freio inercial do karmanghia?
    Se tiveres pelo menos algumas fotos aí do sistema para eu comparar com o meu já seria ótimo!
    Pois é… vedação é o tendão de aquiles mesmo!
    Alguma dica?

    Parabens pela aquisição.
    
    O mais importante é estruturalmente ele estar íntegro. Assim vc pode viajar sem se preocupar do jeito que ele está.
    A estética é algo secundário (pelo menos pra mim).
    Faça uma lista das verificações que precisam ser feitas na estrutura (chassi, suspensão, freios) e calafetação para não deixar mais a água infiltrar. A água é um vilão silencioso.
    
    O resto vai fazendo aos poucos. Se vc gosta de meter a mão na massa, terá horas de diversão.
    
    Qualquer duvida, pergunte pro Marcos Pivaro, por que ele tem um similar.
    
    Abraços
    
    Odair

    Muito obrigado ODAIR!!

    Justamente… eu penso que a estética é secundária… preciso deixar ele seguro para viajar e com a vedação em dia!
    😀

    Bom, pensando em:
    1 – Passar na Vistoria do Detran: revisar elétrica da parte externa.

    2 – Realizar fase 1 da reforma:
    2.1 – Lavagem da parte inferior do trailer para tirar pó e verificar melhor o estado do chassi e peças de suspensão e freios.
    2.2 – Revisão de cubos de rodas (lubrificação com graxa sabão de lítio e b. de molibidênio + substituição de rolamentos + retentores).
    2.3 – Revisão geral do sistema de freios (verificação das sapatas, burrinhos, cabeamento e regulagens).
    2.4 – Revisão da suspensão (basicamente verificar se os amortecedores já são de dupla ação e substituir conforme o caso).
    2.5 – Selagem completa da cabine do trailer (preciso concluir essa etapa até outubro/2016, quando as chuvas retornam a Brasilia).
    2.6 – Substituição ou reparo dos janelões dianteiro e traseiro (com reforço da estrutura de madeira que fixa a janela, pois a traseira está podre).
    2.7 – Verificação e reparo da Geladeira, Aquecedor à gás, Fogão/forno e bomba dágua.
    2.8 – Limpeza e reparo do Porta Potti.
    2.9 – Vedação do banheiro, para evitar infiltrações quando do banho.
    2.10 – Fabricação de todas as cortinas do trailer (blackout + vual).
    2.11 – Substituição das capas dos estofados por umas com tecido respirável e resistente à água (tipo aquablock)
    2.12 – Verificação completa da eletrica interna + instalação de bateria estacionária (ainda a dimensionar) + eventuais inversores + projeto carga da bateria pelo alternador + alguma outra coisa simples e barata que surja no caminho…
    2.13 – limpeza geral do trailer por dentro (esse passo será um dos primeiros, mas só lembrei de registrar por aqui).
    2.14 – Substituição do miolo da parte superior da porta de entrada (por um compensado naval de madeira resistente a agua – não é pinus).
    2.15 – Substituição do trinco da porta de entrada (o que está lá quebrou a maçaneta que abre por dentro). Quero ver uma barata que eu possa trancar por dentro, que tenha chave e que seja segura.
    2.16 – Substituição do pano preto da beliche (o que sustenta os colchões). Substituirei por um tecido com RipStop que tenho aqui em casa. Também preto. Mas a ideia é que fique mais cumprido (ponta a ponta).
    2.17 – Substituição das portas de madeira dos armários que não estejam em bom estado (com trincas).
    2.18 – Reforma do móvel de madeira que sustenta a geladeira (a parede esquerda desse móvel parece que está quebrada e a geladeira afundou).

    Bom, a 2ª fase da reforma ainda vai demorar… mas, basicamente, é algo mais estrutural… Depois de curtirmos bastante o trailer, vamos pensar em desmontar todo e refazer tudo que não estiver bom! Pintar inteiramente ele e, se necessário, modernizar o sistema de freios dele para uns elétricos com controle de “trailer sway” eletrônico (tem uns módulos nos EUA que fazem isso).

    Mas isso tudo está bem distante e não dá para pensar muito nessa fase..

    Por enquanto agradeço aos amigos caravanistas que puderem passar algumas recomendações para vedação da carroceria (fissuras no aluminio) e emendas.

    Também gostaria de saber:
    – quais rolamentos e retentores são utilizados nos cubos de roda do Karmannghia? São iguais a algum carro nacional?
    – o amortecedor horizontal do sistema de freios inercial é o mesmo da f-1000, como nos Turiscar?
    – Compensa adicionar uma caixa servida e uma caixa de detritos ao trailer (caso não consiga recuperar o portapotti penso em colocar um sanitário fixo + caixa detritos homemade). A dúvida é: compensa mudar logo de cara esse sistema?
    – É possível revisar e/ou reparar o aquecedor a gás original?
    – É difícil revisar e/ou reparar a geladeira à gás? Devo tomar algum cuidado especial?

    Eita! Acabei escrevendo um mundo de coisas!

    Agradeço quem tiver a paciência de ajudar… em paralelo, estou pesquisando bastante no fórum.. mas é que essas dúvidas estão difíceis de sanar por meio da pesquisa..

    Forte abraço a todos!

    titanium
    Participante

    Muito obrigado Marcos!

    Aí estão as fotos que tirei dos detalhes do Trailer…
    Como falei, alguns serão priorizados para a 1ª fase. Outros terão de aguardar um pouco (muito) mais.. rsrsrsrs
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    em resposta a: Sugestão de roteiros de viagens acampando com crianças #88451
    titanium
    Participante
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