[quote quote=105364]Olá pessoal, quando comprei meu kc 270 ele possuía apena uma bateria estacionária e um carregador, apenas para ligar a bomba d agua e algumas lâmpadas quando não estava conectado a rede. foi então que eu revisei e refiz toda a elétrica dele, desde a tomada de entrada, ele já possuía um frigobar consul 220V de 85w e um ar condicionado de 7000btus quente e frio. Como eu tinha interesse em instalar um inversor, conversor e uma bateria estacionária nova para deixar funcionando meu frigobar ligado em quando viajo, eu fiz o calculo para dimensionar a capacidade do inversor e da bateria, com uma pequena folga de força para ligar um ventilador 12V e alguma lâmpada ou carregador de celular. Ex. de calculo realizado vou expor: 60 AH da bateria estacionária e diminui – 10% = 54AH uteis . 1000W de potencia do inversor dividido por 220V = 4,54 AH. 85W do frigobar dividido por 220V = 0,38. pois bem somei o consumo do inversor que é de 4,84 + 0,38 = 4,92 e esse valor dividi pela potencia real da bateria 54 AH dividido por 4,92 = 10,97 , + ou – 11 horas com frigobar na bateria estacionária. Aceito sugestões e reclamações, abraço kkkk.[/quote]
Eduardo quando estiver com o esquema pronto viu te mandar as coisas para vc calcular…. oooo looooco 😜
Marco, estou analisando tudo o que falou. A barraca de teto, só daqui a uns 30 dias.Vou postar a instalação em SP. Algumas coisas já comprei. Outras estão a caminho.Vou ver com meu eletricista o que ele sugere. Obrigado pelas dicas, com certeza voltamos a nos falar. Postei algumas fotos no Instagram . @viagens4x4br. Abraços
Marcos, depois de sua explicação, já entendi que o fogão elétrico e o aquecedor elétrico só serão usados se no local de pernoite houver disponibilidade de corrente elétrica. Solução do fogão será comprar um fogareiro náutica duo ceramic, com camp gas. Quanto a solução da água quente para banho gostei da opção do bagageiro à frente da barraca com a colocação de dois curotes de 45l de caminhão. Só não sei por onde descer e subir mangueiras e onde enrolar o cano de cobre. Sabe de alguém que já fez no troller? Algum link sobre detalhes desse projeto. Procurei na net mas não encontrei. Tenho que pensar nesse esquema da estacionária , será que uma outra bateria normal ligada no alternador não resolveria? Abraços
Marcos, desde já agradeço as dicas. Como disse estou me preparando para dar umas voltas mais longas com minha namorada. A geladeira já tem o esquema de instalação no troller. Uma eber 12/24 127/220. Viajo com elas a uns dois anos e não tenho problemas de consumo já que ela está ligada na bateria do carro e tem seu sistema que desliga se a bateria chegar em determinada carga. A ideia da estacionária era justamente para suportar o uso do aquecedor do chuveiro e do fogão em casos onde o camping não tenham uma estrutura satisfatória. Realmente não tinha ideia que o consumo era tão alto. Vc acha inviável mesmo sendo usado esporadicamente?