Gelar Latas
 

Com certeza você já passou por uma situação onde não possuía bebida gelada e precisava delas em poucos instantes.
Principalmente no camping, quando você chega com sua cerveja quente ou em casa, naquele dia com visitas e a bebida acaba, você acaba tendo que esperar ou passar vergonha.
Para isso vai uma dica de como gelar suas bebidas em mais ou menos 5 minutos utilizando como fonte principal o gelo.
Você precisará de:
Um recipiente (isopor, caixa térmica, balde e etc.)
Gelo (em cubos)
Sal (de cozinha ou preferencialmente grosso)
Álcool
Agora é só colocar as latas ou garrafas envolvidas no gelo em cubos, como tradicionalmente você faz. Adicione sal preferencialmente grosso (por volta de 200g por cada 10 latas) e álcool (400ml por cada 10 latas). Para baratear o processo, você poderá não fazer uso do álcool.
As bebidas ficarão estupidamente geladas em 5 minutos ou menos.

Tudo isso acontece devido às propriedades coligativas do conjunto. Uma solução de sal e água tem um ponto de fusão (congelamento) menor do que a água pura, que é de 0 graus Célsius. Quando se coloca sal em um gelo formado por água pura diminui-se o ponto de fusão, logo, não consegue ficar congelada. O gelo derrete, mas o processo de derretimento do gelo é um processo endotérmico, ou seja, absorve calor do meio para poder ocorrer. Uma vez que o gelo é derretido pela adição do sal, este processo rouba calor do meio externo, fazendo com que a temperatura do recipiente diminua abaixo de zero. Ela pode chegar a -19°C.
Resumindo: o sal funciona como um elemento que faz com que o gelo tenha um derretimento mais rápido, com uma velocidade de retirar energia do sistema (no caso, o da bebida) também aumentada.
O álcool tem a mesma função do sal, formando uma solução de álcool em água, que tem um ponto de congelamento muito abaixo de zero. Mas o sal acaba saindo bem mais barato e com maior eficiência: cada par iônico de cloreto de sódio equivale a duas moléculas de etanol neste processo. Desta forma aproximadamente 30 g de sal equivalem a 65 mL de etanol, para que seja observado o mesmo efeito.
Agora pare de perder tempo e vá logo gelar sua cerveja… seus amigos chegarão em 5 minutos…

 

Avatar
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here