Acervo Karmann Ghia (Manual não Oficial) >> Por Eneias Polini
A instalação elétrica dos trailers equipados com conversor de energia consiste basicamente em três circuitos:
• Um circuito de distribuição, regulado via conversor, em 1 fase de corrente alternada 110Vca (127Vca). Alimenta lâmpadas, equipamentos e tomadas.
• Um circuito em 1 fase de corrente alternada, com tensão de 220Vca para ligação de equipamentos adicionais, desde que não ultrapassem a potência máxima do conversor.
• Um circuito de distribuição, regulado via conversor em 12Vcc, para alimentação da bomba de água, lâmpadas, tomadas e equipamentos. Este circuito é compartilhado, ou seja, recebe alimentação simultânea via conversor ou bateria. As tensões de 110Vca e 220Vca são oriundas de mesma fase da rede, porém com derivações diferentes do secundário do transformador (conversor).
Opcionalmente poderá ser instalada uma distribuição direta independente, sem passagem pelo conversor.
Cada trailer possui uma distribuição elétrica específica, de acordo com seu modelo, ou ainda dependendo as modificações efetuadas pelos seus proprietários. Em virtude da existência de uma ampla gama de modelos e versões, é muito difícil especificar a instalação elétrica de uma forma genérica. Para conexão elétrica entre o trailer e a rede de alimentação elétrica, é recomendado a utilização de cabos flexíveis, sem emendas, com condutores de isolamento em PVC, com bitola de 2,5 mm2 (12AWG) no caso de extensões de até 20 metros, e 4,0 mm2 (10AWG) no caso de extensões acima de 20 metros.
Ao efetuar qualquer reparo na instalação elétrica, desconecte o cabo de alimentação externa e cabos de bateria.