Arquitetura para o Turismo >>
O merecimento da pesquisa do tema abordado é válido a partir de o momento que é dada a devida importância da questão do turismo que se encontra intimamente ligado ao desenvolvimento do país. Investimentos desse setor em pequenas, médias e grandes cidades do Brasil, resultam em maior distribuição de renda entre população e cidades, melhores condições para moradores e visitantes dos municípios e melhoria dos índices de segurança pública.
O trabalho a ser desenvolvido tem como alvos principais: A população da cidade de Campos do Jordão, principalmente a de baixa renda e aos Turistas de estada e fixos e principalmente visitantes denominados Turistas de um dia.
O turismo de um dia do município de Campos do Jordão se destaca das demais cidades brasileiras, principalmente litorâneas, apesar de sofrer o mesmo tipo de preconceito, por oferecer maior quantidade de gastos por parte dos turistas que visitam a cidade atrás de passeios e consumo de produtos típicos.
As influências do projeto de Arquitetura e Urbanismo na área de turismo na cidade escolhida terão grande valor para a reestruturação, readequação e o desenvolvimento do turismo da cidade. Estudos como localização, fluxos, interligações, infra-estrutura, conforto ambiental, ecologia urbana e planejamento urbano serão importantes para a concepção e o desenvolvimento de um projeto que atenda e alcance essas perspectivas.
As diretrizes deste trabalho foram seguidas atendendo além das necessidades constatadas em Campos do Jordão, ao Plano Diretor do Município, principalmente em seu artigo 9º item VII que trata de controle de circulação de ônibus, setor de estacionamento e embarque e desembarque dos veículos próximo ao centro e o estabelecimento de roteiros turísticos. Também atende à Lei Orgânica da cidade, particularmente em seu artigo 220 item III que trata de estrutura de estacionamento, trafego e conforto dos ônibus de turismo social. Ambas as leis serão abordadas adiante.