Foi neste último domingo, dia 2 de setembro que a VW Kombi completou 55 anos de Brasil. Não só isso. O nosso país é o único que ainda produz a van popular que foi o primeiro modelo de veículo a ser produzido no Brasil.
No CAMPISMO também fez história. O Motor Home mais conhecido fabricado em série pela Karmann Ghia foi a saudosa SAFARI fabricada a sobre a Kombi. Deixada de ser produzida em 1993, tem uma nova versão de mini motor home saindo do forno no projeto da Victória Motor Homes que pretende transformar muitas Kombis novas e usadas. Conheça um pouco mais de sua história.
Marcos Pivari
O país é o único no mundo que ainda produz o modelo, que tem a maior longevidade na história da indústria automotiva. A Kombi também é o primeiro veículo da Volkswagen a ser feito no Brasil.
Em mais de meio século de fabricação, o veículo recebeu diversas atualizações. A última foi em 2005, quando ganhou motor 1.4 flex refrigerado à água, que é capaz de produzir 78cv quando abastecido com gasolina e 80cv, com etanol.
A trajetória internacional da Kombi brasileira começou na década de 70, com exportações para mais de 100 países. Atualmente, a linha de produção no Brasil conta com 792 funcionários, que fabricam diariamente 90 unidades do modelo.
No mundo
O veículo foi criado na década de 40, pelo holandês Ben Pon e começou a ser produzido na Alemanha, em 1950. O nome Kombi vem da palavra alemã ‘Kombinationsfahrzeug’, que significa ‘veículo combinado’. Em outros países também é conhecida como Samba Bus, Bulli, Papuga, Camper e Barndoor.
SAIBA MAIS
A produção no Brasil começou em 1957 e o país é o único do mundo que ainda fabrica o modelo
A Kombi é o veículo de maior longevidade na história da indústria automotiva. A produção brasileira começou em 02 de setembro de 1957, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
O veículo é o que está há mais tempo em fabricação no mundo, acumulando somente no Brasil 1,53 milhão de unidades feitas. No ano de 2012, o país segue como único do planeta que ainda fabrica a Kombi: há anos os países europeus pararam de produzir e o México encerrou a atividade em 1996.
O modelo, que também é o primeiro da montadora alemã Volkswagen a ser produzido em solo brasileiro, foi criado na década de 40, pelo holandês Ben Pon. O inventor pretendia incluir o confiável conjunto mecânico do Fusca em um veículo leve e de carga.
Pon fez vários desenhos, baseando-se em uma Perua feita sobre o chassi do Fusca. Os protótipos foram retrabalhados na Faculdade Técnica de Braunschweig, na Alemanha, país onde a produção mundial começou no ano de 1950.
Atualizações do modelo
No início, o modelo se destacava pela carroceria monobloco, a suspensão reforçada e o motor traseiro, refrigerado a ar, de 25cv e 1.200cm³ de cilindrada. No Brasil, em cinco décadas de produção, a Kombi recebeu diversas atualizações.
Em menos de quatro anos depois do início da fabricação, o veículo ganhou seis portas, nas versões luxo e standard. Em 1967 surgiu a versão pick-up, já com motor de 1.500cm³ e sistema elétrico de 12 volts. No ano de 1975, passou a ser equipada com motor 1.6L e, três anos mais tarde, o modelo ganhou dupla carburação.
O motor diesel 1.6L, refrigerado à água, surgiu em 1981. Nesse mesmo ano aconteceram os lançamentos das versões furgão e pick-up com cabine dupla. Em 1982 surgiu o modelo a etanol e no ano seguinte, a Kombi apresentou painel e volante novos, além de mudar a posição da alavanca do freio de mão, que saiu do assoalho, passando para debaixo do painel.
As versões a diesel e cabine dupla incorporaram novidades e itens de conforto. O veículo já vinha com cintos de segurança de três pontos, bancos dianteiros com encosto de cabeça, temporizador para o limpador do para-brisa, entre outros. A última atualização foi em 2005: o modelo recebeu motor 1.4 flex refrigerado à água, capaz de produzir 78cv quando abastecido com gasolina e 80cv, com etanol.
Exportação e produção atual
Na década de 70, a Kombi brasileira começou sua trajetória internacional, com exportações para mais de 100 países, entre eles, Argélia, Argentina, Chile, Peru, México, Nigéria, Venezuela e Uruguai. Em 2012, a linha de produção da Kombi no Brasil conta com 792 funcionários, que fabricam 90 unidades do modelo por dia.
O nome
O nome Kombi vem da palavra alemã ‘Kombinationsfahrzeug’, que quer dizer ‘veículo combinado’ ou ‘combinação do espaço par carga e passeio’. Fora do Brasil, é também conhecida como Samba Bus, Bulli, Papuga, Camper, Barndoor, entre outros nomes.
FONTE: Fátima Pire/http://www.rankbrasil.com.br