Publicidade:
 

A lanterna é um acessório muito importante tanto na prática do campismo, quanto na prática de esportes e até mesmo para quem não tem nada em vista e quer ter a lanterna somente para uma emergência.

A verdade é que o homem, diferentemente de certos animais, esticou muito o período de sua “vida diária” e hoje em dia a iluminação se tornou uma coisa fundamental. As pessoas não mais conseguem viver sem luz e nesta hora, a lanterna é o acessório mais prático e durável tanto  no material quanto na fonte de energia.

É importante na hora da aquisição da sua lanterna, perceber as características principais do modelo, desenho, peso e fontes de energia.

Publicidade:

A lanterna mais comum é a que funciona com pilhas. Além das pilhas se apresentarem em tamanhos diferentes, elas se apresentam em materiais quimicamente diferentes que contém vantagens e desvantagens.

Existem as pilhas normais que possuem preços medianos. Cuidado! Aquelas pilhas que são vendidas nos camelôs e que tem preços que se aproximam de R$1,00 cada oito pilhas, não tem quase durabilidade. Elas não são somente pilhas malandras, mas pilhas desenvolvidas para acompanharem os aparelhos eletrônicos como teste. Além de elas não durarem quase nada, ainda estão sujeitas a vazamento, liberando o ácido sulfúrico que certamente corroerá seu equipamento interna e externamente.

As pilhas alcalinas são de preço mais alto, mas proporcionalmente à durabilidade, elas ganham das normais. Cabe a você decidir qual levar na hora da compra. Vale lembrar que as pilhas perdem a durabilidade enquanto o tempo passa. Nessas condições, é preferível a pilha normal.

Todos os tipos de pilhas são um problema enorme para a questão ambiental. Este tipo de material é muito nocivo quando exposto à natureza. Há empresas na Europa que são especializadas no recolhimento dessas peças, e há leis e incentivos até aqui no Brasil quanto ao descarte desse material. Aqui é falado mais sobre as baterias recarregáveis de celulares, mas é importante lembrar que qualquer tipo de pilha ou bateria é prejudicial à natureza e à saúde.

As baterias recarregáveis não estão presentes somente nos celulares. Além de vários tipos de equipamentos usarem, como filmadoras, notebooks e etc., quase todos os modelos de pilhas, como dos tipos: palito, pequena, média e grande, também se apresentam no tipo recarregável. Elas também se diferem quanto ao material. O mais difundido é o de Níquel-Cádmio, mas também se apresentam em tipos de lítio e etc.

São inúmeros os tipos de lanternas, mas é preciso verificar qual deles é o mais indicado para o seu uso. Seja qual for o modelo, prefira os que usam as lâmpadas do tipo Krypton, que economizam energia e duram muito mais tempo.

Os dispositivos emissores de luz (LEDs) estão tornando não só as lanternas, mas tantos outros produtos mais versáteis, potentes e econômicos. Novas lanternas estão saindo com LED`s ao invés de lâmpadas. LED (Light Emitter Diode) é um diodo emissor de luz. A luz de uma certa cor definida é produzida pelas interações energéticas dos elétrons. As perdas de energia por calor e outros fatores são baixas tornando os LED`s mais econômicos e mais fortes do que as lâmpadas. A desvantagem é o custo que é maior, mas a vida útil do LED é infinitamente maior.

Este é o tipo mais comum de lanterna encontrado no mercado. Inúmeros modelos estão disponíveis e de diferentes materiais. Há desde lanterninhas de plástico muito baratinhas até modelos em alumínio blindadas bastante caras e resistentes. Algumas de tão fortes, são utilizadas pela polícia americana como cacetete. Ideal para ter no carro, em casa e levar para passeios.

Este tipo de lanterna que mais parece um lampião, é ideal para aqueles que acampam com mais conforto. Elas funcionam com pilhas normais e recarregáveis. Algumas trabalham com lâmpadas fluorescentes que dão mais luminosidade com muito menos consumo de energia. Seu campo de iluminação pega 360 graus e os modelos recarregáveis podem ser ligados na tomada e no isqueiro do carro. Veja no final desta página variantes deste modelo de lanterna.

Um modelo interessante é este mutável. Uma lanterna normal com foco dirigido se transforma numa do tipo lampião com luminância de 360 graus. Quando você está caminhando pode utilizá-la com o foco fixo para frente e toda a luminosidade da lâmpada concentrada num único eixo. Quando está parado ou dentro da barraca pode convertê-la para o tipo lampião, com o feixe de luz de 360 graus. É uma ótima opção.

Existem também as lanternas de cabeça. Estas são ideais para que pratica esportes e se prendem na cabeça, bonés e capacetes por meio de velcros®, elásticos ou fitas. Se você pratica esportes radicais como rapel, canoagem ou outros que envolvem água, prefira os

modelos à prova de água.

Lanternas com LED`s que possuem alta vida útil, baixo consumo e ótima luminosidade. No caso do modelo ao lado, possui corpo emborrachado e é retrátil (foco 360º ou foco dirigido)

Um tipo bem legal de lanterna e muito prático para quem mergulha, pesca ou faz esportes náuticos é a lanterna à prova d’água. Estes modelos são feitos de plástico e borracha para não haver oxidação nem infiltração. É importante lembrar na hora da compra que existem muitos tipos de lanternas à prova d’água. Para você que é mergulhador autônomo, procure sua lanterna em casas especializadas em mergulho, pois com vários metros de profundidade a presão é muito elevada. Existem modelos são à prova d’água em pequenas profundidades, que servem para esportes náuticos e para pesca, onde o aparelho pode cair na água e não de prejudicar. Existem os modelos à prova de chuva, que apenas são resistentes à água mas não à prova. Por fim, existem os modelos flutuantes, ideal para pesca e esportes náuticos, onde vc não perderá sua lanterna quando a mesma cair acidentalmente na água.

Dois tipos bem originais de lanterna são as articuladas e as do tipo cotovelo. Ideais para serem apoiadas em qualquer anteparo (mesa, chão, prateleira, carro, banco, cadeira, etc…) e direcionar o foco para a direção que quiser. As do tipo cotovelo, apenas giram 360° no plano em que fio apoiada. As do tipo articuladas podem ser direcionadas para outros planos, auxiliando em muitas tarefas em que exigem a ausência da lanterna nas mãos. Ideais para ler, preparar a comida, trocar um pneu e outras tarefas que necessitam de um foco de luz direcionado.

Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!