Acervo Karmann Ghia (Manual não Oficial) >> Por Eneias Polini
Verifique periodicamente os seguintes itens:
• Estado e pressão dos pneus.
• Rodízio dos pneus.
• Nível do líquido de freios.
• Balanceamento das rodas.
• Lubrificação do mecanismo da escada escamoteável e bequilha.
• Tubulação de distribuição de gás. Aplique com uma esponja espuma de sabão neutro e observe. Se houver bolhas, há vazamento. Não utilize chama.
• Nível de água da bateria (se for o caso).
• Tensão dos voltímetros e/ou amperímetros,
• Condições da ligação e do cabo de energia elétrica externa (encapamento e bitola adequada).
• Borracha de vedação da porta, clarabóias e janelas.
• Ao efetuar qualquer reparo na instalação elétrica, desconecte o cabo de alimentação externa e cabos de bateria.
• Atente aos seguintes detalhes:
o A estrutura do chassi dispensa maiores cuidados. É executado em perfis de aço dobrado, e recebe proteção contra a corrosão.
o No caso de se verificar sua oxidação (presença de ferrugem), é conveniente lixar a camada afetada e aplicar nova demão de antioxidante.
o A lança de rebocamento, devido ao fato de estar muito exposta à ação do tempo e a erosão provocada pela projeção de pedras e areia, é zincada e pintada, não requerendo maiores cuidados.
o Lubrifique a cada 2.500 km os niples de eixo de suspensão. Esses niples encontram-se sob o eixo, em sua parte inferior, próximo ao braço de suspensão. Lubrifique tambem o niple do conjunto frontal de inércia (freio) e a roda da bequilha.
o Verifique os rolamentos. A graxa deverá ser substituída a cada 30.000 km, ou no máximo a cada dois anos.
o Não mantenha o freio manual acionado por períodos prolongados. Acostume-se a utilizar calços.
Limpeza
A limpeza geral, além de proporcionar aspecto agradável, ajuda a manter em bom estado de conservação os componentes de seu veículo.
• Limpeza externa:
o Utilize água e sabão neutro, com pano macio e esponja.
o Remova as manchas de graxa com benzina (não utilize álcool, gasolina ou tinner), esfregando com uma estopa embebida e secando logo em
seguida.
o Limpe com água e escova os para-lamas, estribos, chassi, perfis de alumínio e frestas.
o Para limpeza das janelas utilize apenas água, sabão e panos. Sob nenhuma hipótese não utilize álcool ou solventes derivados de petróleo.
o As mangueiras e tubulações plásticas não devem ser pintadas, nem tratadas com gasolina, querosene ou óleos minerais, pois ficarão ressequidas e quebradiças. Os resíduos devem ser removidos exclusivamente com água e sabão.
o Ao pulverizar e lubrificar o veículo, evite que as tubulações entrem em contato com o produto da pulverização.
• Cromados:
o Utilize um pano ou estopa com querosene ou benzina. Nunca use para este fim ferramentas cortantes ou abrasivas
o Em praias ou em lugares onde os cromados sofrem a ação do sal ou areia, recomenda-se protegê-los previamente, com vaselina.
• Limpeza interna:
o Madeira e plásticos: Utilize água e sabão neutro, esfregando-os levemente. Não utilize solventes de qualquer espécie nas superfícies de madeira. Este procedimento causará o branqueamento e remoção da camada protetora do verniz selador.
o Tecidos: Para uma limpeza eficiente de cortinas, telas e forração de estofados, coloque-os de molho em água pura, durante algumas horas, e após esfregue com sabão manualmente. Não utilize máquina de lavar.
o Piso, teto e paredes: Limpe-os com pano úmido, água e sabão neutro.
Não jogue água sobre o piso do veículo, e caso isso venha ocorrer
acidentalmente, retire imediatamente toda água acumulada nos cantos.
o Equipamentos: Para a limpeza de equipamentos tais como refrigerador, ar
condicionado, fogão etc., siga as instruções do fabricante. Não os remova
de seus locais originais de instalação. Em caso de necessidade de
remoção de qualquer equipamento interno, procure pessoal qualificado.