Arquitetura para o Turismo >>
Projetos de Referência
Estudo para Expansão do Programa de Turismo Social do Estado de São Paulo – 1987
Este material apoiado pelo governo estadual (então governador Sr. Orestes Quércia) e pela Secretaria dos negócios de esportes e turismo (então secretário Sr. Wagner Rossi) foi de extrema relevância para o desenvolvimento do trabalho de TFG, principalmente no que diz respeito à metodologia de estudo e projeto do Estacionamento do Portal. O programa voltado para o Turismo social ou de massa é um dos poucos exemplos práticos de equipamentos que abrangem não somente municípios litorâneos, mas também as estâncias climáticas.
Os seguintes pontos do caderno em questão serviram de apoio para o desenvolvimento desse trabalho:
– Levantamentos de potencialidade turística, fluxos e equipamentos de apoio.
– Tipologia de Equipamentos
– Previsão de áreas de expansão
– Integração dos complexos com outros atrativos do local ou região.
– Terminais (tipologias)
Distribuição dos Equipamentos no Estado de São Paulo
Prancha de conceituação de um COMPLEXO TURÍSTICO
Exemplo de Terminal Turístico em cidades do Interior
Exemplo de terminal turístico em Santo Antonio do Pinhal (Vizinho a Campos do Jordão)
Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, Ilhéus – BA
O Centro de Convenções é um equipamento planejado para dar suporte à atividades voltadas tanto para os moradores da cidade de Ilhéus, quanto para atender à demanda turística da mesma. O projeto abrange uma área de 108.000m² e fica localizado próximo aos hotéis do centro da cidade e atende a: convenções, exposições, conferências, recepções, shows e eventos variados.
O projeto em questão foi de grande importância para a concepção do Complexo Turístico Popular (CTP), não tanto pela escala e sim pelas disposições e relações das funções.
Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, Ilhéus – BA
PLANTA – Pavimento Térreo
Pavilhão de Portugal, Expo ’98, Álvaro Siza – Lisboa, Portugal
O projeto deste edifício foi utilizado como base principalmente para a concepção e o desenvolvimento da área de eventos e convenções do CTP por ser um espaço de grande flexibilidade e versatilidade de usos.
Outra referência em relação ao projeto em questão é o fato de o mesmo ser formado por dois blocos, estes separados por uma grande área coberta. A área é totalmente aberta para as duas laterais, o que possibilita grande possibilidade de usos e atividades.
FOTO DA PERSPECTIVA EXTERNA
Cobertura Tensionada de Concreto
PLANTA
ELEVAÇÃO