Publicidade:
 

Arquitetura para o Turismo >>

Projetos de Referência
Estudo para Expansão do Programa de Turismo Social do Estado de São Paulo – 1987
Este material apoiado pelo governo estadual (então governador Sr. Orestes Quércia) e pela Secretaria dos negócios de esportes e turismo (então secretário Sr. Wagner Rossi) foi de extrema relevância para o desenvolvimento do trabalho de TFG, principalmente no que diz respeito à metodologia de estudo e projeto do Estacionamento do Portal. O programa voltado para o Turismo social ou de massa é um dos poucos exemplos práticos de equipamentos que abrangem não somente municípios litorâneos, mas também as estâncias climáticas.
Os seguintes pontos do caderno em questão serviram de apoio para o desenvolvimento desse trabalho:
– Levantamentos de potencialidade turística, fluxos e equipamentos de apoio.
– Tipologia de Equipamentos
– Previsão de áreas de expansão
– Integração dos complexos com outros atrativos do local ou região.
– Terminais (tipologias)

Distribuição dos Equipamentos no Estado de São Paulo

Publicidade:

Prancha de conceituação de um COMPLEXO TURÍSTICO

Exemplo de Terminal Turístico em cidades do Interior

Exemplo de terminal turístico em Santo Antonio do Pinhal (Vizinho a Campos do Jordão)

Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, Ilhéus – BA
O Centro de Convenções é um equipamento planejado para dar suporte à atividades voltadas tanto para os moradores da cidade de Ilhéus, quanto para atender à demanda turística da mesma. O projeto abrange uma área de 108.000m² e fica localizado próximo aos hotéis do centro da cidade e atende a: convenções, exposições, conferências, recepções, shows e eventos variados.
O projeto em questão foi de grande importância para a concepção do Complexo Turístico Popular (CTP), não tanto pela escala e sim pelas disposições e relações das funções.

Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, Ilhéus – BA

PLANTA – Pavimento Térreo

Pavilhão de Portugal, Expo ’98, Álvaro Siza – Lisboa, Portugal
O projeto deste edifício foi utilizado como base principalmente para a concepção e o desenvolvimento da área de eventos e convenções do CTP por ser um espaço de grande flexibilidade e versatilidade de usos.
Outra referência em relação ao projeto em questão é o fato de o mesmo ser formado por dois blocos, estes separados por uma grande área coberta. A área é totalmente aberta para as duas laterais, o que possibilita grande possibilidade de usos e atividades.

FOTO DA PERSPECTIVA EXTERNA

Cobertura Tensionada de Concreto

PLANTA

ELEVAÇÃO

Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!