Publicidade:
 

Este artigo é dedicado aos campings e seus gestores. Uma grande dúvida que se apresenta no meio é de se deve ou não cobrar diárias mais caras de veículos de recreação em relação às barracas. O que pode parecer mais dispendioso em um primeiro momento, pode se revelar até mais econômico dependendo do perfil e características do estabelecimento. Em um mundo onde a cobrança de um valor mais justo se converte em grande frequência de clientes, é bom analisar o seu próprio caso.

Muitos campings nos procuram para consultar sobre um quesito bastante importante quando se pensa em precificação: “Devo cobrar mais cara a diária ou taxa extra para veículos de recreação?” Geralmente a primeira reflexão faz muito sentido. Afinal o veículo ocupa mais espaço, consome água e, em princípio, mais energia elétrica do que o comum. Mas será mesmo que isto acontece em todos os casos?

Publicidade:

Se por um lado todos aqueles tópicos são verdadeiros, podemos também encarar como falsos dependendo do camping. Você já pensou que um motor home ou trailer, mesmo consumindo água, possui seu próprio banheiro e chuveiro e por isso desafoga o seu banheiro coletivo? E também por ele não consumir energia elétrica do banho, já que a maioria dos RV’s possuem aquecimento a gás (próprio)? Isto quer dizer que neste caso o veículo será até mais econômico em termos de estrutura do que a barraca, ainda mais se o camping não utilizar água de concessionária, já que a tendência é dele possuir um consumo maior deste recurso.

Sobre energia elétrica, é fato que trailers e motor homes tendem a possuir mais equipamentos elétricos, começando pela geladeira, passando por eletrodomésticos e eletrônicos e culminando até mesmo em aparelhos de ar condicionado. Bem… a cada dia as barracas também estão se equipando de aparelhos que consomem bastante energia, claro que ainda longe dos RV’s. Portanto, ai invés de aumentar a cobrança da diária dos veículos, pense em instalar na tomada do mesmo, contadores de energia (que custam barato hoje em dia). Assim você estará cobrando uma diária justa e repassando o custo de energia elétrica para quem realmente a consome e poupando trailers ou motor homes que não possuem ou não fazem uso de equipamentos pesados. Lembre-se de que o preço da diária é fator comparativo, mas não o que a pessoa irá consumir de energia a parte.

Sobre Espaço: É fato que trailers e motor homes ocupam mais espaço em média do que as barracas, apesar delas terem “crescido” muito nos últimos anos, além do uso de gazebos e outros apêndices. Porém se seu camping possui espaço de sobra, talvez não seja o motivo certo de aumentar sua precificação. Já no caso de terrenos muito apertados, um caminho seria delimitar as vagas de forma a poder calcular exatamente a relação de metragem quadrada e número de pessoas.

Espaços Coletivos: O uso de veículos de recreação também tendem a desafogar e utilizar menos os apoios coletivos, já que são equipados com cozinha e possuem mais bagageiro para levar churrasqueiras, por exemplo. Portanto, você pode considerar um menor uso de recintos, churrasqueiras, geladeiras, fogões, salas de TV, mesas e apoios para quem já carrega um trailer ou motor home.

Este artigo não busca de maneira nenhuma uma defesa na equalização da precificação para barracas e veículos de recreação, mas sim uma elucidação das reais condições do que pode parecer um equipamento mais oneroso. Se você chegar à conclusão que deve realmente fazer uma distinção em sua tabela de valores, poderá ficar super a vontade de exercer sua liberdade de mercado. O MaCamp fomenta o campismo e busca oferecer o máximo de informações para você proprietário de camping.

RESUMO:

PRÓS:
– possui o próprio banheiro, desafogando o uso do banheiro coletivo e poupando limpeza.
– Geralmente usa aquecimento a gás (próprio), reduzindo o custo de energia elétrica ou gás do coletivo.
– Gera menor insatisfação em casos de chuvas intensas/alagamentos.
– Poupa o uso de cozinha comunitária.

Contras:
– Pode possuir maior consumo de luz.
– Pode consumir mais água que no coletivo.
– Tende a ocupar mais m²/pessoa do camping do que barracas.

OBS:
– Se tiver relógio de luz separado, não há problemas quanto à diferença de consumo.
– Se tiver água de nascente, o banheiro e aquecimento próprio será vantajoso.
– Se houver espaço de sobra, não será problemático.

Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!