Motor Home 1946
Publicidade:
 

Quem disse que um motor home montado sobre um chassi antigo precisa necessariamente estar em mau estado?

 

Não é o caso deste exemplar montado sobre um caminhão de ano 1946.

Publicidade:

Com janelas Turiscar e padrão interno bem similar à mesma fábrica, não temos informações sobre a origem da produção, porém o motor home chama a atenção pelo estado de conservação. Apesar de obviamente a sua montagem não ser daquele ano, também não traz evidências de ser muito recente.

 

O exemplar está a venda na internet e certamente despertará a curiosidade dos amantes do “antigos”. No ato da redação desta matéria, o anúncio pedia R$ 110.000,00. Sua localização: Porto Alegre – RS


Segundo Carlos, proprietário deste motor home dese 2008,oOriginalmente ele é um Ford F5 1946 (motor V8 a gasolina), de fabricação Norte Americana/USA. Conta ele:

“Chegou ao Brasil (0 km) em 1946 somente com o chassi, motor, caixa, suspensão, freio,etc..

A  carroceria dele ainda é a original (somente foi colocado fibra de vidro no teto) e  foi feita na Cidade de Novo Hamburgo no Rio Grande do Sul. Anexo foto da placa da fábrica que está na frente do veículo.

Na época ele foi adquirido para fazer o trajeto Porto Alegre/Pelotas, no transporte de passageiros, que eram realizados por veículos menores, com menos conforto, lentos e mecânica atrasada para a época.

Quando eles (foram vários adquiridos) começaram a fazer trajeto a satisfação dos passageiros era tanta, conforto, rapidez(dizem que chegavam a fazer o trajeto em quase a metade do tempo que levavam os outros ônibus) em virtude de seu motor Ford F5 V8, avançado para a época que chegou até a ser apelidado de “Limusine”.

Ele foi usado como transporte coletivo até 1977 quando foi “aposentado”.

Um amigo meu, falecido em 2011, e que trabalhou durante muitos anos na ITAPUÃ, fabricante de MH aqui do Sul,  comprou este ônibus começou a transformá-lo em MH, terminando a transformação em 1983. A parte de marcenaria que ele não dominava muito, contratou um colega dele que também era funcionário da Itapuã e que trabalhava na transformação do MH nos fins de semana.

Durante a transformação a mecânica  foi trocado para diesel com do Mercedes Bens 1313(freio, suspensão, diferencial, etc..).

Sempre gostei de acampar, chegava a ficar 35 dias (juntava ferias e carnaval) em camping, normalmente a beira mar, ficava em barraca, depois em trailer(eldorado 77-Turiscar) e desde 2008 com este MH.

Ele teve somente três donos, a empresa de ônibus, este meu amigo e agora eu.”

 

Marcos Pivari


Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!