Acervo Karmann Ghia (Manual não Oficial) >> Por Eneias Polini
Rebocar o trailer é uma tarefa segura, desde que tomemos alguns cuidados. Relacionamos algumas observações que serão úteis nesta operação.
• Deixe uma distância adicional para frear e utilize frenagem cadenciada se não dispuser de um sistema ABS no veículo tracionador (antecipe as paradas e freie com antecedência).
• Deixe um intervalo de, pelo menos, 5 segundos entre o seu veículo e o veículo da frente.
• Deixe espaço adicional para manobras e mudanças de direção.
• Em dias quentes, tenha presente que o motor poderá sobreaquecer em subidas longas.
• A utilização de uma relação de transmissão inferior manterá o motor mais frio.
• Ao movimentar o trailer, desligue todas as lâmpadas e equipamentos de 12v internos.
• Ao executar qualquer manobra, sinalize com antecedência e certifique-se visualmente o momento adequado para fazê-la.
• Ao ultrapassar outro veículo, lembre que o comprimento e a largura são maiores que o usual.
• Ao rebocar o trailer haverá necessidade de espaço adicional para aumentar ou reduzir a velocidade (ou ainda parar totalmente).
• Observe galhos de árvores e obstáculos altos que possam colidir com a parte superior (ou lateral) do trailer.
• Observe atentamente as regras e leis de trânsito, elas são a sua segurança (e dos que lhe acompanham, bem como dos demais usuários).
• Em caso de parada na estrada, retire o máximo o veículo para direita, no acostamento (se possível, evite isso, procurando estacionar em postos de combustíveis ou qualquer outro estabelecimento com estacionamento).
• Não transporte pessoas no interior dos trailers (é terminantemente proibido pela legislação).
• Facilite a ultrapassagem a outros veículos mais rápidos.
• Antes de entrar em perímetros urbanos, certifique-se de qual o melhor caminho a ser seguido, traçando um roteiro com antecedência,
• Se estiver utilizando GPS, coloque na opção veículo pesado (ou reboque). Alguns aparelhos (raros, na realidade) possuem esta facilidade.
• Em estradas não pavimentadas, reduza a velocidade e, se necessário, proteja a parte frontal do trailer contra o choque de pedregulhos.
• A cada parada, revise as condições dos pneus. Calibre-os quando estiverem frios.
• Antes de viajar, esvazie em local adequado os reservatórios de detritos e de água servida.
• Não deixe objetos soltos no interior do trailer.
• Mantenha distância em relação ao veículo da frente.
• O vento poderá causar oscilações laterais. Não se assuste. Este movimento ocorre devido ao trabalho da suspensão. Nestes casos, reduza a velocidade suavemente. Não freie bruscamente (o que poderá aumentar a oscilação).
• Não realize manobras bruscas.
• O uso de retrovisores suplementares no veículo rebocador facilitam as manobras.
• Antes de entrar em movimento, verifique os seguintes itens:
o Se a escada escamoteável está recolhida.
o Se o toldo está bem preso.
o Se as mangueiras e cabos elétricos estão desconectados e recolhidos.
o Se o freio manual não está acionado.
o Se as lâmpadas de sinalização estão funcionando.
o Se a antena está recolhida (ou removida).
o Se a chave geral da bomba de água automática está desligada.
o Se os macacos (sapatas) de nivelamento e a bequilha estão recolhidos.
o Se a geladeira está desligada.
o Se o ar condicionado está desligado.
o Se as portas, janelas e clarabóias estão bem fechadas.
Efeito Pêndulo
Se você já dirigiu atrás de um trailer na estrada, pode ter visto o reboque oscilando, como um pêndulo. Muitas pessoas pensam que faz parte do processo de reboque, mas não. A guinada, mais conhecida como pêndulo, é uma palavra temida entre os proprietários de trailers. Refere-se ao movimento pendular em que o trailer oscila de um lado para o outro repetidamente quando sendo tracionado. Quase nada pode desanimar tanto um campista quanto passar pela primeira vez por uma situação dessas. O chamado “pêndulo lateral” é quase sempre causado quando se ultrapassa os limites de velocidade, que é especificamente diferente para cada conjunto carro/trailer.
Diversos quesitos tanto do veículo rebocador, quanto do trailer rebocado definirão os acontecimentos do conjunto e que se agravarão com o aumento da velocidade na estrada.
Uma das explicações de pêndulo lateral, se dá pela força exercida pelo vento que bate lateralmente na parede do trailer, causado muitas vezes pelo próprio conjunto, cuja aerodinâmica acaba por desviar a massa de ar encontrada a frente e depois “largá-la” para trás, onde irá preencher o vácuo de diversas formas ou direções. Pode-se dizer que atrás do veículo sempre há um redemoinho resultante deste acontecimento. Atrás do veículo está o trailer que receberá a ação destes ventos lateralmente e começará a balançar de um lado para o outro até conseguir um desequilíbrio na intensidade. Este “desequilíbrio” poderá ser um balançar até certo ponto ou um balançar até o capotamento. Com o trailer sacudindo sua traseira de um lado para outro, este movimento será transmitido ao carro que está ligado ao trailer pelo engate que tem nele o ponto central da articulação. Todo o movimento de um lado da articulação tenderá a refletir-se ao lado oposto. Há opiniões que dizem que o pêndulo lateral acontece nos trailers grandes, por serem mais pesados, mas há relatos de acontecimento com trailers de menor tamanho. Qualquer que seja a situação, o efeito pêndulo sempre se manifesta com quando se ultrapassa a velocidade de segurança.
Recomenda-seque o veículo rebocador tenha, no mínimo, o dobro do peso do trailer para que o efeito possa ser minimizado. Mas isso é virtualmente impossível nos trailers grandes.
Não só os ventos e questões aerodinâmica são as responsáveis para o acontecimento. Vários quesitos influenciarão de diversas formas no efeito pêndulo:
• Os pneus de ambos os veículos.
• O toldo do trailer.
• Sujeira na lataria (parece inverossímil, mas pode afetar seriamente a aerodinâmica – num veículo sozinho isso não causa problema, mas quando se trata de um conjunto de veículo mais o trailer sendo rebocado, pode causar alguma situação ou algum fluxo de vento indesejável).
• Acessórios instalados sem uma prévia análise, tais como estepes, caixas, suportes, escadas, ar condicionado e demais equipamentos fixados externamente ao trailer.
• Relação de peso sobre o engate do conjunto.
• Altura do engate do trailer em relação ao engate do carro.
Para evitar o pêndulo5, transfira o peso de pertences para frente do trailer até a lança possuir 50 kg de força-peso (75 kg para caminhonetes). Você poderá regular este peso, manuseando objetos na caixa do gás. Coloque o peso de bagagens na traseira do veículo rebocador. O trailer engatado deverá estar completamente nivelado para que forças não sejam exercidas em demasia, tanto para cima, quanto para baixo.
Há registros de muitos acidentes, alguns graves (até mortes), devido ao efeito pêndulo. Não é por isso que viajar de trailer será sinal de perigo. Tome cuidado, conheça o seu conjunto e ande sempre 10 Km/h ou 20 Km/h a menos do que a velocidade em que o efeito se inicia. Afinal de contas você está passeando e algumas horinhas a mais na estrada não atrapalharão a sua viagem.
As três leis da física para reboque
• Quando um trailer muda de direção, tem a tendência natural de rodar sobre o seu próprio centro de gravidade (CG).
• É possível reduzir a aceleração sobre o eixo vertical do trailer deslocando o CG para frente do conjunto do veículo/trailer.
• A alteração da posição do CG altera as características de comportamento do seu trailer.
A física do reboque de sucesso
A capacidade de determinar e posicionar o centro de gravidade (CG) do trailer é o segredo do reboque com sucesso.
• O CG é importante em reboque porque um veículo a motor ou trailer tem a tendência natural de rodar sobre o seu centro de gravidade. Funciona como uma espécie de dobradiça e onde esta “dobradiça” é posicionada tem um efeito significativo no reboque.
• Durante o reboque de um trailer, o CG precisa ser posicionado imediatamente à frente das rodas do reboque, para que o veículo de recreação atrelado se mantenha perfeitamente atrás do veículo tracionador (rebocador).
• Quando o CG se encontra imediatamente à frente das rodas do trailer (cerca de 10 – 20cm é o ideal), o trailer pode ser rebocado em segurança em linha reta e também encarar as curvas com segurança.
• Se o CG se encontrar demasiado à frente, o trailer irá resistir às mudanças de direção e o condutor irá sentir o veículo em sobreviragem (necessidade de usar mais o volante para uma mesma curva).
Como calcular o centro de gravidade
Para calcular o centro de gravidade (CG) de um reboque, temos que saber alguns dados básicos: o peso bruto do trailer, a distância do eixo até à ponta da lança (comprimento da barra de reboque) e o peso na ponta da lança (balança). Assim:
Como carregar um trailer
• Ao se distribuir a carga do trailer corretamente, ficando a parte dianteira ligeiramente mais pesada que a traseira, conseguirá eliminar virtualmente todos os problemas de condução com um trailer.
• Certifique-se que o centro de gravidade (CG) se encontra na parte dianteira do trailer, normalmente cerca de 10 – 20 cm à frente do eixo. Isto é conseguido colocando mais peso na zona dianteira do trailer do que na zona traseira.
• Ajuste o engate de reboque de forma a que o trailer ou reboque fique nivelado, ou ligeiramente inclinado para baixo na frente, mas nunca inclinado para baixo atrás.
• Verifique o peso bruto do trailer – deverá estar claramente identificado.
• Distribua corretamente a carga, tanto lateralmente como à frente e atrás.
Manobras
As manobras representam, à primeira vista, a maior dificuldade para caravanistas iniciantes. Para executar manobras com sucesso é preciso, sobretudo, calma e atenção. É importante contar com o auxílio dos retrovisores suplementares. Você não encontrará dificuldades, também, para arranjar auxílio de qualquer companheiro trailista nesta operação. Antes de iniciar as manobras, avalie cuidadosamente o local, verificando se o espaço disponível está suficiente e se não existem obstáculos que se tornarão invisíveis ao motorista.
• Arranque lentamente, virando o veículo na direção oposta à que pretende para o reboque (trailer).
• Quando o volante do veículo rebocador for girado para a direita, o trailer executará uma curva para esquerda.
• Quando o volante do veículo rebocador for girado para esquerda, o trailer executará uma curva para direita.
• Nestas manobras, tome cuidado para não exceder o ângulo limite entre o rebocador e o trailer para que não ocorra choque com a lança ou com a caixa de gás.
• À medida que a traseira do seu veículo vira na direção oposta à que pretende para o reboque, a traseira do trailer irá virar para onde deseja seguir.
• Assim que o trailer estiver orientado na direção correta, ajuste a posição do volante para conduzir o reboque pelo percurso desejado e, por fim, coloque o volante na posição central quando se encontrar na direção correta.
• Tenha em mente que, na generalidade, os trailers com chassis longo, em comparação com a distância entre eixos do veículo que os reboca, são mais facilmente manobráveis que os trailers curtos.
• Evite movimentar o trailer manualmente, mesmo em conjunto com outras pessoas, principalmente em terrenos inclinados.
• Em trailers com dois eixos, evite manobras que ocasionem ângulos muito fechados, para evitar excessivo arraste dos pneus (e desgaste irregular).
Estacionamento
Faça a escolha do local de permanência levando em consideração os seguintes aspectos:
• Procure um terreno plano, porém, que permita um bom escoamento da água.
• Verifique se não existem árvores com frutos de porte que, ao cair, possam danificar o veículo.
• Inspecione a proximidade e o estado dos pontos de água e energia elétrica.
• Não se esqueça de desligar a tomada elétrica do circuito de sinalização do veículo rebocador ao trailer.
• Em locais onde existem ventos fortes (ou propício a rajadas), posicione preferencialmente o veículo com a dianteira ou a traseira para o sentido dos ventos.
• Com o trailer ainda acoplado, avance o rebocador alguns centímetros para frente, a fim de distender o mecanismo de acionamento dos freios inerciais.
Nivelamento
Para esta operação, atente aos seguintes detalhes:
• Antes de posicionar o trailer em local definitivo, verifique se as rodas não ficarão posicionadas em buracos ou ressaltos acentuados.
• Se necessários nivele o trailer utilizando calços de madeira sob as rodas.
• Certifique-se, antes de calçar o trailer através dos macacos, sobre a rigidez do terreno, utilizando, se necessário, suporte de madeira ou pedra.
• Acione os macacos calçando o trailer em suas extremidades.
• Se o desnível for acentuado não force os macacos, se necessário, reposicione o veículo.
• Não utilize os macacos para suspender completamente o trailer. Eles devem ser utilizados apenas para manter o nivelamento, ou seja, para evitar movimentos de oscilação durante a utilização do trailer.
Quando levantar as sapatas de nivelamento para movimentação (viagem) e elas chegarem ao final do percurso, não force. Eles não se movem durante a viagem. Uma eventual força extra pode deteriorar a sapata. Imobilização e/ou Parada por Tempo Prolongado Ao estacionar o trailer por um tempo prolongado, sem uso, é aconselhável tomar as seguintes precauções:
• Aplique óleo lubrificante anticorrosivo nas partes metálicas expostas do chassi, evitando o contado com mangueiras e tubulações plásticas.
• Desligue os cabos da bateria.
• Desligue (e se possível retire) o botijão de gás.
• Não deixe restos de alimentos no interior dos armários, geladeira, fogão, freezer etc.
• Drene completamente a água de todos os reservatórios, inclusive do aquecedor de água.
• Mantenha as portas dos armários e geladeira ligeiramente abertas.
• Feche bem as janelas e clarabóias para evitar (na verdade diminuir) a entrada de poeira.
• Retire ou afaste estofados e colchões de seus apoios para proporcionar ventilação adequada aos mesmos.
• Mantenha o veículo com as rodas calçadas e o freio manual desativado.