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Uma viagem imaginária pelo do interior do nosso motorhome.

Foi-me perguntado sobre o veículo e solicitada uma planta do motorhome, assim, vou comentar sobre as duas coisas. O carro é uma VAN Mercedes-Benz, modelo MB-180-D, tipo furgão de teto alto, foi fabricado em 1995, de procedência espanhola, tem um motor de 75 HP a óleo díesel, fazendo cerca de 12 Km/litro de combustível. A carroceria tem o total de 5 metros de comprimento, e o salão, onde fica a carga e onde faço a montagem da casa tem 3,45m, a largura total é de 1,80m e o pé-direito de 1,85m. É nesse espaço exíguo que temos de acomodar quarto, sala, cozinha, área de refeições, banheiro e locais diversos para armazenamento como roupeiros, armário de louças e utensílios, etc, etc, ou seja, coisas que toda casa precisa. Haja mágica! Mas, acredite, é possível. Tudo muito compacto, mas real, e bem confortável.

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Vamos fazer agora uma viagem imaginária por dentro do MH quando ele estiver pronto. O acesso é pelo lado direito do veículo, logo atrás da porta do carona há uma porta corrediça de 1,3m de largura que é por onde entramos. Ao abrir essa porta vemos o balcão da pia da cozinha, ele sobe do piso até o quase o teto, e termina cerca de 50 cm atrás (antes) do banco do carona, sendo este o espaço para a “porta” de acesso. Já que falamos no balcão, ele tem no total 1,19m x 0,4m e seu tampo acomoda um fogão de 2 bocas marca Built, uma cuba para lavar louça e um espaço livre para usar um escorredor ou servir de preparo de alimentos. Na parte interna dele há gaveteiro para talheres e local para panelas. Internamente ainda acomoda um botijão de 13Kg de gás, e duas baterias deep-cicle, isto é, que podem ser descarregadas de até 80% de sua carga, cada uma com uma capacidade de 115 Amperes. A parte superior do balcão acomoda um pequeno móvel para objetos como potinhos de tempero, e coisas que precisam estar bem à mão, além da aluminação direta sobre o fogão e a cuba. No topo de tudo isso há um armário aéreo de 1,7m de comprimento, por 30cm  de altura e 20cm de profundidade para guardar utensílios.

Continuando do lado do caroneiro. Então, assim que entramos temos o balcão da pia, e logo depois dele vem um móvel de 62 cm de largura, 55 de profundidade, e ocupando todo o pé-direito. Esse móvel é dividido em 3 módulos. A parte de baixo compõe um armário para armazenamento; no meio fica a geladeira, na verdade, um frigobar de 80 litros da Consul; e a parte de cima tem um armário de 3 prateleiras para guardar alimentos e outras coisas da área de cocção.

Vamos para o lado do motorista? Então, de novo, estando na porta de entrada, e olhando para a parte atrás do banco do motorista vemos a dinete, isto é, nossa mesa de refeições e seus assentos. É um ambiente multifuncional. Ao meio-dia e no jantar é onde podem sentar duas pessoas ocupado os dois sofanetes, um de frente para o outro tendo a mesa  (85 x 60 cm) ao centro. Durante o dia a dinete pode se transformar num sofá inteiriço de 3 lugares (com conforto) ou 4 pessoas (apertadinho). Mas, é à noite que tudo se transforma. Assim, nossa sala de estar/refeições vira uma quase muito confortável cama de casal com 1,95 x 1,32m. E a parte de baixo dos dois sofanetes são muito úteis, um deles (60 x 60 x 40cm) abriga o nosso tanque de água potável de 132 litros, já o espaço do outro é para guardar as roupas de cama que estão em uso. Além disso, há inúmeros cantinhos aqui e ali, que foram aproveitados; na verdade, inventados a partir de necessidades que foram me ocorrendo, por exemplo, tive de “cavar” lugares para esconder o meu violão e o laptop, e também um pilow-top (aquele mini colchão de visco de vai sobre os cochões-cama do tipo box. Aqui uma explicacão. Esse arranjo jantar/estar/dormitório, implica em ter blocos de espuma, no caso, de 5 cm de espessura e densidade 33, que são justapostos para formar, ou o sofazão, ou a cama de casal. Ocorre que entre um e outro bloco sempre fica um espaço o que interfere na dinâmica do dormir, assim, tive a idéia do pilow-top, um colchonete inteiro de Visco com 2 cm de espessura (1,9 x 1,3 m), e densidade 23 fabricado pela Ortobom. Com isso consigo contornar o problema das emendas. Mas aí surgiu uma questão: onde guardar o pilow-top quando não está sendo usado? Mais um desafio. E depois de muito quebrar a cabeça encontrei uma solução. Não a perfeita, porque, claro, alguma coisa a gente sempre tem que abrir mão para se ganhar outras. E foi o que aconteceu. E foi também o que me levou a criar o sofá inteiriço de 3 lugares. Resumo da história: o encosto do tal sofá, esconde o pilow-top, já que, diferentemente da espuma comum, o visco não deforma nem perde suas propriedades quando dobrado.

Dando seguimento, olhando o lado do motorista, depois da dinete em direção da trazeira, vemos um outro móvel do piso até o teto. Fica de frente para aquele da geladeira, sendo deste quase um irmão gêmeo. Tem 62 x 60 e toda a altura do veículo. Neste também na parte de baixo há um pequeno armário, além de acomodar um o tanque 40 litros para os resíduo das pias da cozinha e do banheiro; já a parte do meio tem um roupeito de cabides; e a parte superior é um roupeiro de 3 prateleiras.

Por fim, novamente olhando em direção da trazeira do veículo, e atrás dos dois móveis grandes, o do roupeiro e o da geladeira, temos o banheiro. Este tem 80 cm de profundidade, claro, ocupa todo pé-direito, e também toda a largura do veículo. Suas laterais têm muitos armários de cima até em baixo; escodem ainda o pneu estepe, a bateria do veículo, o cesto da roupa suja, acomodam a bomba dágua e tubulações, além de abrigar a parte elétrica, tudo de fácil acesso e bem protegido da humidade. Numa das laterais ficam o vaso sanitário e a pia, e no centro temos o box para tomar banho (80 x 75 cm) todo ele com cortinas de plástico transparentes montadas num sistema de correr fixado junto ao teto. A seguir mostro uma foto da planta baixa e indicações das descrições feita neste texto.

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Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."