Arquitetura para o Turismo >>
Equipamentos necessários
Para resolver os principais problemas abordados, serão necessários os seguintes equipamentos:
• Centro Turístico-Popular de Campos do Jordão (CTP) – Pretende proporcionar espaços para a recepção dos turistas e à oportunidade da população local para o comércio, serviço e o aprendizado das atividades do ramo do turismo que faz parte do grande potencial que o Brasil possui para movimentar o capital interno e atrair o capital de países do resto do mundo.
• Estacionamento para ônibus de Turismo – Estacionamento do Portal – É muito importante a implantação de um grande estacionamento para os ônibus fretados de turismo de um dia, logo na entrada da cidade. Isso evita o trânsito de veículos grandes e pesados pelas ruas e a parada ou estadia dos mesmos nas áreas do centro.
Transtornos causados pelos ônibus de turismo na cidade
Existe uma importância fundamental de haver um transporte deste estacionamento até o centro turístico, onde poderia ser implantado um bonde ou transporte coletivo gratuito exclusivo para esses turistas. O bonde sobre trilhos existente já seria uma ótima solução para o problema, se dada a devida expansão e adaptação do serviço. No caminho se pode introduzir o trabalho da recepção dando as primeiras informações sobre a cidade e passeios. Esse serviço será um processo de treinamento e laboratório dos próprios alunos do curso técnico. O estacionamento também terá uma estrutura para o abrigo de áreas (módulos) de veículos de recreação como trailers e motor-homes (ver anexo) que têm grande importância para o crescimento de uma forma geral do turismo no país. Para isso, o estacionamento terá uma área exclusiva e as instalações necessárias para os mesmos: Módulos com disposição de água, luz e esgoto. Apesar de este tipo de turismo não se tratar de pessoas de baixa renda, é mais um recurso para os turistas campistas que poderão escolher entre o estacionamento de seus veículos na entrada da cidade, ou nos outros dois campings existentes no município. Um Camping particular com capacidade limite na área do bairro de Capivari e outro da associação do Camping Clube do Brasil, mais afastado do centro, situado na estrada que leva ao Horto Florestal com sérios problemas operacionais. O estacionamento também contará com instalações para os motoristas, como sala de intretenimento e descanso. Esse equipamento será utilizado principalmente em temporadas e feriados quando o setor de embarque e desembarque do complexo turístico estiver sem disponibilidade por excesso de veículos.
• Melhoria do estacionamento da Prefeitura e implantação de equipamentos de apoio – Atualmente o estacionamento da prefeitura se configura como uma área livre asfaltada para o estacionamento de veículos. O projeto de melhoria visa a regulamentação e ordenação do estacionamento de ônibus de excursão e a inserção de instalações sanitárias e de lazer para motoristas, que aguardam ociosos a duração do dia de visita.
• Saneamento – Para as questões ambientais de saneamento, que é de suma importância para a saúde da cidade e do turismo, são necessárias algumas providências: A principal delas é a despoluição do Rio que corta a cidade, o Rio Capivari. Para isso será necessária a construção de estações de tratamento de esgoto (ETE’s) para toda a área municipal. Será necessária também, a construção de um sistema de tratamento e distribuição de rede de água para evitar que ocorra escassez como se vê todos os anos nas cidades litorâneas onde esses sistemas não acompanham o crescimento da demanda da população nas épocas de temporadas.
• Transportes – Para a ligação do Estacionamento do Portal com o CTP e para realizar rotas de distribuição de pontos turísticos saindo do CTP de forma organizada. Os dois conjuntos de transportes serão de suma importância para um melhor aproveitamento e independência do turista de um dia (que poderá escolher seu próprio programa turístico) e para o desafogamento de ônibus de turismo nas ruas do centro e estradas que ligam o mesmo aos pontos turísticos mais afastados. Essas estradas não somente sofrem com o trânsito, como também com a destruição do piso asfaltado por não estarem preparados para suportar veículos pesados.
A arquitetura será a grande ferramenta para levar qualidade de projeto, desenho urbano, funcionamento e integração com a totalidade do município ao objetivo principal do trabalho. Um Centro que abrangerá a recepção de turistas, junto à oportunidade de trabalho e educação profissionalizante da população local e um sistema de transportes que desafogará e dará aos turistas (tanto de um dia quanto de estada) melhores condições de passeios e lazer.
Com um acesso mais fácil e confortável aos pontos turísticos, haverá um favorecimento ao comércio popular nestas áreas que poderão ser implantados de forma organizada e planejada ou na reestruturação do comércio já existente, como no caso do Pico do Itapeva e Ducha de Prata.