Publicidade:
 

No último dia 27 de junho de 2022, a prefeitura de Poços de Caldas-MG divulgou uma nota sobre a circulação de veículos de recreação no município. A cidade caiu na lista das que são problemáticas para esta modalidade turística. No APP MaCamp, avaliações indicam que no Posto de Informações Turísticas, onde antigamente estacionavam RVs, mas atualmente não permite mais. Tal fato é justificado na nota. Apesar de indicar os locais privados e específicos para camping, a prefeitura estipula as regras para estacionamento público. Segue a nota da prefeitura:

“A cidade de Poços de Caldas, situada no sul de MG, está aberta para receber visitantes com seus motorhomes e outros veículos adaptados. Mas, os motoristas devem ficar atentos às regras do município. Os motorhomes podem circular livremente pelo centro da cidade e pontos turísticos municipais. Existe também a permissão de pernoite na cidade. Para estacionar na área de estacionamento rotativo, no centro, deve ser observada a vaga denominada ‘vaga estendida’, destinada a veículos de maior porte. Deve ser verificado o tamanho do veículo, se é adequado às medidas das vagas estendidas. Caso ultrapasse, invadindo outra vaga, o veículo poderá ser notificado. O município dispõe também de campings particulares que possuem toda a infraestrutura apropriada para motorhomes.

De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, até maio deste ano, a Prefeitura disponibilizava uma área próxima ao centro, para pernoite, em frente a antiga estação de trem (Fepasa/Mogiana). Mas, por se tratar de patrimônio histórico do município, houve uma solicitação por parte de pessoas ligadas a este setor, para que não mais fosse cedida esta área. A sugestão foi acatada, até porque , com a disseminação deste tipo de turismo, o número de veículos que solicitavam os serviços municipais aumentou muito, inviabilizando a cessão do local para estacionamento. O secretário de Turismo, Ricardo Oliveira, ressalta ainda que, naquele lugar, “não existe uma estrutura adequada para fornecimento de água, luz e nem de escoamento de esgoto, inviabilizando o atendimento de qualidade que este turista merece”.

A Secretaria de Turismo se coloca à disposição de todos para orientação quanto aos locais (particulares) onde os motor homes poderão ser recebidos com toda infraestrutura necessária para que seus ocupantes possam desfrutar das belezas naturais de Poços de Caldas, com segurança e tranquilidade. Para mais informações, basta ligar no (35) 3697-2300 ou enviar uma mensagem para [email protected]

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here