Publicidade:
 

Uma verdadeira relíquia será restaurada para a preservação histórica do campismo do Brasil. Um exemplar do primeiro trailer fabricado no país está vivo e saiu neste último final de semana rumo ao Rio Grande do Sul. Marco Gossler, fundador do RETRÔ TRAILERS DO BRASIL foi pessoalmente a São Paulo para buscar o único exemplar conhecido da primeira fábrica de trailers do país.

Primeiro Trailer? Durante  muitos anos disseminamos informação errada do primeiro trailer brasileiro ter sido fabricado em 1964. A verdade é que 5 anos antes, em 1959 a BRASINCA já figurava a revista 4Rodas com sua produção de trailers. Temos um artigo completo sobre este caso.

Em 2017 descobrimos (a partir de nosso Amigo Fernando Vilanova) que existia o TRAI-LAR produzido no final dos anos 1950 pela BRASINCA (a mesma empresa conhecida por executar as modificações das caminhonetes até a abertura das importações. De lá pra cá o trailer ficou bem guardado aguardando um momento propício para receber uma reforma. Finalmente neste 2021, o caravanista e entusiasta Marco Gossler, fundador do RETRÔ TRAILERS DO BRASIL adquiriu a relíquia e levou com todo o cuidado e carinho até o Rio Grande do Sul sobre uma carreta-plataforma. Em breve teremos o mais antigo trailer brasileiro ganhando as estradas, os eventos de campismo e o coração dos que amam a história campista brasileira.

Segundo Marco Gossler, o trailer de mais de 60 anos já não tem mais como manter a pintura original tão alterada pelo tempo, mas será feita uma avaliação da tonalidade para receber uma pintura o mais próximo da original. A restauração promete ser rigorosa. O fogão de época e diversas faixas e letreiros já estão separados. Apesar da idade “avançada” o estofado original está em perfeito estado, incluindo as etiquetas de fabricação. No banheiro será tudo mantido, inclusive o sanitário que era feito de alumínio.

O Brasinca Trai-lar está em sua nova casa no município de Tupandi-RS. A cidade pertence ao Vale da Felicidade, uma das várias regiões do Rio Grande do Sul, pertencendo à rota dos Sabores e Saberes. Uma combinação entre natureza, lazer, educação e conhecimento em dez empreendimentos familiares do Vale do Caí.

O MaCamp procurará divulgar etapas da restauração sempre que possível e o trailer deverá estar pronto para a exposição na Expo Motorhome em Pinhais-PR em Dezembro.

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

1 COMENTÁRIO

  1. Achei muito interessante está reportagem, nunca pesquisei nada sobre este assunto, mas já dei uma boa idéia de que as pessoas envolvidas nestes setores se preocupam e correm atrás de mais e mais informações. Está histórica que a partir de 2017 faz renascer um novo marco e ao mesmo tempo alguns anos que poderão ser explorados que até então não existia nós registros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here