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>> Por : José Adauto de Souza – Grupo Amigos do Rio

Muitos  consideram  a  bateria  da  casa  como  o  item  mais  importante  de  um  veículo  de recreação  (VR).  Outros  itens  também  são  importantes,  entre  eles  os  pneus.  Pneus  estourados danificam a estrutura ao redor do mesmo e provocam insegurança caso estejam na dianteira do veículo, além do prejuízo. Estouros de pneus estão normalmente associados a excesso de peso, idade,  baixo  uso  ou  a  combinação  de  um  ou  mais  destes  itens.  O  excesso  de  peso  pode  ser medido tanto no peso total como na má distribuição do peso: as rodas de um lado do eixo podem estar  sendo  sobrecarregadas  por  má  distribuição  do  peso  total.  No  caso  da  idade,  o  tempo contribui  para  o  enfraquecimento  da  estrutura  de  borracha  do  pneu,  principalmente  pelo ressecamento  e  ataque  de  agentes  químicos.  O  baixo  uso  é  um  processo  que  acelera  o enfraquecimento da estrutura do pneu: sem exercício o pneu está mais sujeito a podridão seca.   O uso de sistemas rodoar não previne o estouro de pneus nos casos de excesso de peso, idade ou baixo uso. Tão somente o rodoar permite um acompanhamento e reposição automática da pressão, evitando que por perda de pressão o pneu seja danificado. O sistema rodoar tem sido muito usado no Brasil, sendo que nos últimos anos várias transportadoras tem abdicado do uso deste  recurso.  Esta  abdicação  está  associada  a  melhores  pneus  (radiais)  e  porque  o  sistema rodoar  exige  acompanhamento  contínuo.  Quem  tem  ou  já  teve  um  VR  com  rodoar  já  deve  ter passado por muitas intervenções para corrigi-lo, principalmente no item mangueira. Imagine uma carreta com 34 pneus supervisionados por um sistema rodoar!

Nos Estados Unidos, praticamente não se observa o uso de sistemas rodoar. Na indústria de  VRs,  a  recomendação  é  o  uso  de  sistemas  de  rastreamento  eletrônico  (tiretraker).  Estes sistemas  de  rastreamento  consistem  de  sensores  sem  fio  (wireless)  conectados  aos  pneus  que emitem informações de pressão (0 a 145 psi) e temperatura (-10 a 85ºC) para um receptor com painel-monitor  que  fica  sob  controle  do  motorista.  É  um  sistema  em  tese  mais  amigável  que  o rodoar  com  vantagens  e  desvantagens  se  comparado  ao  mesmo.  Uma  das  vantagens  é  o monitoramento individual de cada pneu. Outra vantagem é que o sistema pode acompanhar mais de  duas  dezenas  de  pneus  (22)  simutaneamente,  o  que  permite  que  você  também  possa acompanhar  os  pneus  de  um  veículo  rebocado.  Mais  uma  vantagem  é  que  este  sistema  não rouba  potência  do  motor,  uma  vez  que  o  rodoar  precisa  estar  continuamente  pressurizado  pelo compressor  ligado  a  polia  de  motor.  A  única  desvantagem  é  a  não  reposição  automática  da pressão do pneu com pressão anomalamente baixa.

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Um  sistema  tiretraker  para  6  pneus  custa  US$280,  2  sensores  adicionais  US$35  e  o amplificador US$49. Os sensores de pressão são alimentados por baterias de lítio de 3 volts. No caso  de  combinação  motorcasa  +  veículo  rebocado,  o  fabricante  recomenda  (usually)  o  uso  do amplificador.    Na  CampingWorld  existe  oferta  do  tireminder  e  também  outro  rastreador  de  outro fabricante (veja os 2 em http://www.campingworld.com/shopping/item/tst-tire-pressure-monitoring-system-with-six-sensors/62567 e https://www.tiretraker.com/products.asp?cat=2 )

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Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

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