Acervo Karmann Ghia (Manual não Oficial) >> Por Eneias Polini
O seu veículo poderá ser equipado por vários tipos de refrigeradores: tradicional residencial com compressor funcionando em 110v ou 220v; por sistema de absorção (sem compressor) a gás e/ou eletricidade; ou ainda por compressores a 12 Vcc.
• Originalmente o sistema de geladeira do trailer Karmann Caravan é de absorção com gás de amônia. Não tem motor elétrico (nem faz barulho ou ruído), mas demora uma hora (ou mais) para começar a resfriar. Tem suas vantagens, pois trabalha com eletricidade ou a gás, e com um simples botão pode-se selecionar qual sistema utilizar.
o Para usá-la com eletricidade é só ligar o plugue na tomada e selecionar previamente o botão na posição onde está desenhada uma lâmpada (eletricidade).
o Para usá-la com gás, abra a chave de passagem de gás que está debaixo da geladeira, gire o botão para a posição onde está desenhada uma chama, coloque o seletor de frio ma posição máxima, empurre e mantenha apertado o botão seletor e ao mesmo tempo acione o “magiclic” que está a sua direita até que acenda a chama do fogareiro que será notada pelo visor que está à esquerda.
o Uma vez acesa a chama, mantenha apertado o botão de 15 a 20 segundos para esquentar o automático. Após esse tempo a chama deverá permanecer acesa.
o O automático é uma válvula de segurança que no caso de acabar o gás ou apagar a chama piloto por qualquer razão ela se esfria, desligando automaticamente a passagem de gás. Para desligar a geladeira, basta girar o botão para a posição luz.
• O refrigerador funcionará adequadamente se o veículo estiver nivelado.
• Caso viaje com o refrigerador ligado (a gás), durante as paradas, verifique pela porta de inspeção se o seu funcionamento é normal, devendo estar com o sistema posterior aquecido.
• Inspecione periodicamente as venezianas de ventilação e chaminé, mantendo-os sempre desobstruídos.
• A temperatura interna do refrigerador é diretamente proporcional à temperatura externa, portanto, posicione o veículo com o lado do refrigerador protegido da incidência solar direta.
• O tempo de recuperação da temperatura é maior do que em refrigeradores domésticos convencionais, portanto não coloque em seu interior alimentos ainda quentes. Mantenha a porta aberta o mínimo de tempo possível. Em caso de manuseio intenso é preferível abrir a porta várias vezes seguidas do que uma vez por maior tempo.
• Durante as viagens, mantenha a porta fechada com a trava de segurança acionada.
• Não substitua a resistência elétrica por outra mais potente, ou aumente a pressão de gás para obter maior rendimento.
• Em alguns casos, poderão ocorrer bolhas de ar no sistema de refrigeração, causando queda de rendimento. Quando isso ocorrer, ande com o veículo em baixa velocidade em uma estrada irregular. Se o problema persistir, o refrigerador deverá ser colocado de cabeça para baixo. Esta operação, entretanto, deverá ser executada por pessoal especializado.