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Esta é para quem possui trailer, motor home, mini trailer, camper ou um carro-overlander com aquecedor de água do tipo “de passagem a gás”. O pessoal da SENSORES E CONTROLES nos enviou seu dispositivo ELIMINADOR DE PILHAS para testarmos. Sua função é de eliminar o uso de pilhas que a maioria dos aquecedores usa (geralmente um par de pilhas grandes) que são responsáveis pela geração da faísca que acende o aquecedor quando abrimos a torneira. Em seu lugar, utiliza-se o 12V da bateria do carro ou estacionária da casa. Nós recebemos e testamos pra te contar…

UNBOXING: Um par de eliminadores nos chegou em uma caixa de papelão enviada pelos correios. Dentro dela estavam duas embalagens bem fechadas contendo um eliminador e um manual de instruções cada uma. Usaremos apenas um para instalar em nosso aquecedor. O outro ficou para ser guardado.

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MONTAGEM:  A ligação do dispositivo é simples. Dois fios de entrada e dois de saída com cores diferentes e apontadas tanto no manual de instruções quanto na etiqueta do eliminador. O par preto/vernelho é o da entrada. Ela pode ser ligada tanto nas baterias 12V (veiculares ou estacionárias), quanto nas associações 24V de caminhões e alguns motor homes. Isto porque a entrada pode ser de até 30V em corrente contínua. A saída, de par de fios preto/laranja, é regulada em 3,0V (exatamente 1,5V das pilhas x 2). Interrompemos a alimentação do soquete de pilhas cortando os fios deste e ligando a saída do eliminador. Este último passou a ser alimentado pela bateria de nosso trailer. O dispositivo vem com dois fixadores incorporados na base para que possa ser parafusado. No multímetro medimos a entrada (que estava em 12.8V) e a saída do eliminador (em 3,2V).

EM USO: O funcionamento foi perfeito. A intensidade das faíscas ficou maior do que quando colocamos pilhas alcalinas novinhas, que no caso delas, vão ficando cada vez mais fracas ao decorrer do tempo. Após alguns dias de uso o veredito foi simples: Totalmente satisfatório. Quando usávamos comas pilhas, além de termos algumas surpresas desagradáveis de não tocarem o aquecedor após algum tempo sem viajar, algumas vezes era preciso fechar a torneira e abrir novamente para que do aquecedor acendesse. Agora não mais. Fixado na parede do nicho onde fica o aquecedor no trailer, ficou pra depois prendermos os fios direitinho.

COMENTÁRIOS: O dispositivo eliminador de pilhas se mostrou altamente efetivo. Com o valor menor do que de dois pares de pilhas grandes alcalinas (nesses aquecedores o uso de pilhas comuns não costuma durar quase nada) podemos nos ver livres daquela surpresa desagradável de não ter banho quente mesmo tendo gás no botijão. Mesmo assim, é possível guardar o soquete de pilhas e ter esta modalidade guardada na manga para qualquer revés. No nosso caso, por puro capricho, iremos colocar novamente em posição o soquete de pilhas comutado por um interruptor paralelo bipolar. Assim, caso tenhamos problemas da bateria estacionária do trailer se descarregar inteira ou mesmo qualquer problema no dispositivo, bastará um toque para voltar tudo ao normal.

É legal lembrar que esta alimentação de energia elétrica no aquecedor a gás de passagem não serve somente para geração da faísca que acende o queimador, mas também mantém o fluxo do gás aberto. Portanto, a energia das pilhas (sistema original) gasta não somente no momento da faísca, mas também durante o tempo de banho.

(Soquete de pilhas original do aquecedor)

CARACTERÍSTICAS: Material: Gabinete plástico e componentes eletrônicos; Medidas: 8,0cm x 4,4cm x 2,5cm;  Peso: 37g; Comprimento dos fios: 28cm.

PREÇO: Na data deste review o equipamento custava entre R$ 75,00 + frete junto ao fabricante.

REVIEW – PRODUTO e Local: Este equipamento foi enviado pela SENSORES E CONTROLES que confiou no know-how do MaCamp para testar seus produtos na seção de Reviews. Os testes foram feitos em um camping no Estado do Rio de Janeiro.

SENSORES E CONTROLES
(11) 9.9988-7398 (Whatsapp)
https://www.instagram.com/sensoresecontroles/
info@sensoresecomtroles.com.br

 

 

 

 

 

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Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

4 COMENTÁRIOS

  1. isso é algo que não entendo até hoje o por quê aquecedores, inclusive os eletrônicos mais modernos, vem com essa besteira absurda de vc ter que colocar pilha, não existe a menor fundamentação para isso….

    • Olá anderson. A solução mais “moderna” é ainda pior. Isto porque cada dia mais os aquecedores perdem as pilhas para serem obrigatoriamente ligados na energia elétrica. O resultado disso é pior, pois para funcionar nos RV’s será preciso um inversor ligado naquele momento e alimentando o aquecedor…… sem dizer que mesmo em casa, vc tem um aquecedor a gás, mas quando acaba a luz vc fica sem banho quente.

      A pilha é necessária para a geração da faísca que acende o aquecedor automaticamente. Infelizmente esta origem elétrica é necessária para isto. Ao contrário do que se pensa também, a pilha ou eletricidade não somente gera a faísca, mas também mantém o fluxo de gás aberto. Portanto, mesmo que a chama do aquecedor já tenha se ligado e a energia for cortada, ele automaticamente se apagará.

      • Certo, não tinha pensado dessa forma, tens razão, mas mesmo assim acho q deveria vir com as 2 opções, pilha ou elétrico pois na maioria das vezes o aquecedor é instalado em residêcia com energia sempre disponível.

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