Campismo Familiar significa a comodidade de sua casa em meio à natureza e com toda uma portabilidade. Começa com a barraca e alguns apetrechos que logo crescem principalmente com a composição da cozinha. Agora além de apoiar todos os pertences em uma bancada prática, é possível ter uma pia ali mesmo no gazebo ou sob a lona. A Nautika nos surpreendeu enviando este mais novo lançamento que nos caiu como uma luva na atual conjuntura. Chamada de “Pia Dodrável Sink”, a pia portátil facilita a vida de quem gosta de praticar a gastronomia ou mesmo caprichar nas gororobas campistas.

Para quem vê, parece uma mesa tradicional com uma cuba incorporada. É mais que isso, pois a altura é de bancada de cozinha. Assim facilita nos afazeres. A posição de lavagem não castiga as costas, assim como o manejo do fogareiro que pode ser acomodado ali. O kit da Nautika já inclui a torneira metálica, o flexível trançado, válvula (ralo) em plástico com retentor de sujeiras, tampa, sifão sanfonado e mais uma pecinha que teremos que descobrir a função. Ela é pesada sim. É um item de conforto para um camping com carro, mas neste caso parece ser melhor ter resistência e durabilidade com certo peso como consequência: 12,2kg.

UNBOXING: A caixa de papelão embala o produto e possui praticamente as mesmas dimensões do tampo propriamente dito (1,16m X 60cm). 6,5cm é a espessura dela guardada. Os pés ficam dobrados e recolhidos no baixo relevo que há na parte inferior. Ali também ficam acomodados os acessórios inclusos que acompanham o produto. A torneira é metálica e de ótima qualidade e por isso vem acondicionada em um saco de tecido. Em plásticos vêm a válvula (ralo) dotada de retentor e tampa, o sifão sanfonado e o flexível metálico trançado. Uma pecinha preta curiosa ainda nos causa dúvidas sobre sua utilidade. Um grande plástico transparente envolve todo o tampo para resguardar a sua integridade física. Chegou pra gente impecavelmente inteiro.

MONTAGEM:  Extremamente simples e rápida. Os dois conjuntos de pés de desdobram sendo travados na própria “mão francesa”. A altura total dispensa encaixes ou outras articulações nos pés. Uma peça plástica ajuda na fixação dos pés recolhidos e deve ser solta no momento da montagem. A torneira possui uma “porca” plástica bem tranquila de ser rosqueada para sua fixação na bancada. O mesmo processo torna a montagem da válvula (ralo) bem fácil. Aí é hora de rosquear o flexível na torneira, através de sua ponta de 1/2 polegada. Na válvula, também se rosqueia o sifão. Prontinho. Agora é só ligar o flexível em uma torneira através de conexões e extensores não inclusos. Vale lembrar que o manual de instruções não é dos mais didáticos e completos, mas vem em três línguas.

EM USO: A pia/bancada caiu como uma luva pra gente. Com o uso temporário do trailer fixo em um camping, apoios externos são fundamentais. Por isso já usávamos apoio para fogareiro e aparador, mas a pia externa ainda era algo extremamente faltante. Agora não mais. Além da área para lavar louças e apoiar o escorredor, temos espaço extra para fogareiro e outros pertences. A altura de 86cm é ótima para isso. Nada de curvar as costas sobre as mesas convencionais. A rigidez to conjunto também surpreendeu. Justifica o peso do equipamento quando comparamos com as mesas de alumínio.

TORNEIRA: A torneira com registro leve de “quarto de volta” é prática e muito robusta. Não balança na bancada, possui bica alta, giratória e com ponteira aeradora que dá impressão de mais água. Ela fica bem no cantinho sobrando espaço para acomodar esponja e detergente

CUBA: Possui ótimas dimensões, mesmo dentro das limitações físicas de sua profundidade que é de 6cm. A água se acomoda ali sem espirrar muito e seus cantos arredondados evitam acúmulo de sujeira. A válvula também é bem caprichada. Pode-se usar aberta ou com um retentor de sujeiras que impede que restos de alimentos passem para o tubo de saída. Entupir ele é difícil, mas evita que se suje o chão (se o destino da água servida for este) ou que vá para o balde de captação de água. Panelas e jarras grandes são bem servidas, já que do fundo da cuba até a altura da bica são 23,5cm.

CANOS: O sifão em plástico é sanfonado e facilmente estendido e recolhido novamente, podendo fazer as curvas necessárias para o seu posicionamento correto. Ele possui 30cm quando totalmente retraído e chega aos 73cm quando esticado. Já o flexível poderia ser um pouco maior. Seus 30cm servem somente para facilitar a conexão de uma mangueira externa que pode ser feita com kits de engate rápido que não estão inclusos no produto. Uma das suas pontas há rosca de 1/2 polegada para atarraxar na torneira e a outra ponta é de 3/4 para facilitar no uso de torneiras de jardim. Um adaptador simples (não incluso) basta para transformá-la em 1/2.

PEÇA MISTERIOSA: Uma pecinha de cor preta bastante curiosa nos chamou a atenção. ficamos um bom tempo procurando a sua real função, já que nem no manual de instruções, nas fotos de divulgação e nem mesmo pela internet nós achávamos a sua utilidade. Trata-se de um encaixe semicircular que facilmente entendemos que serve para agarrar algum tubo. No caso da pia portátil ela se encaixa perfeitamente nos pés. Porém a peça possui uma extremidade de formato claramente encaixável em um orifício. O único uso que achamos para ela, mesmo assim sem um efeito claro, foi de utilizá-la como cabide para nosso pano de prato.

EIS QUE ACHAMOS! Sim… achamos a solução. A peça se encaixa perfeitamente no orifício da torneira. Entendemos que serve para quando não se deseja o uso da torneira, mas sim de uma duchinha ou ponta de mangueira comum. Note que a duchinha de mão da foto não acompanha o produto. De qualquer forma, como preferimos a facilidade da torneira, a pecinha continuará mesmo sendo o nosso cabide de pano de prato mesmo. 🤩

COMENTÁRIOS GERAIS: A pia dobrável é uma mão na roda para quem quer fazer camping familiar com conforto. Só não vale a pena se faltar espaço na bagagem ou o campista não for chegado em equipamentos muito grandes ou exagerados. O apoio que ela oferece é imenso com diversas possibilidades. Uma delas por exemplo é utilizar como um tampo de banheiro dentro de um gazebo, onde a pia pode ser usada para escovar os dentes e lavar as mãos por exemplo. Para quem gosta de pescar, o apoio para limpar peixes pode ser fundamental, inclusive utilizando um chuveiro 12V bombeando água do rio ou lago. Mesmo em casa, a pia pode ser útil para aquele churrasco no jardim, onde além do apoio para as carnes e temperos, a área de lavagem será importante. Material rígido, resistente, estável e bonito. Se notar bem, há uma “régua” em alto-relevo na parte frontal do tampo. Não levamos muito em consideração, mas em caso de pescarias, o peixe poderá ser medido ali mesmo. Porém, a marcação além de estar em polegadas, não possui numeração, tendo que contar os tracinhos.

ALGUMAS OPÇÕES: Quem acampa sabe que o leque de opções é que faz a fama de um equipamento. As facilidades do dia a dia estão sempre sendo buscadas no acampamento cujo local escolhemos a dedo. A posição da torneira no canto da bancada não facilita somente o uso dela em relação ‘a cuba ou mesmo na lavagem de peças maiores ou mais altas. Também nos dá a possibilidade de usar a bica d’água para enchermos um balde ou lavar os pés. Basta virá-la para o lado de fora.

CARACTERÍSTICAS: Material: Tampo em polímero resistente e pernas em aço esmaltado; Medidas: 116cm x 60cm x 86cm; Peso suportado: 68kg; Peso: 12,2kg; Altura dobrada: 6,5cm; Altura interna da cuba: 6cm; Altura do fundo da cuba até a bica: 23,5cm.

PREÇO: Na data deste review o equipamento custava R$ 598,40 + frete no site da oficial da Nautika. Como é um lançamento, ainda não se encontra em outras lojas distribuidoras, mas certamente o valor será bem mais baixo.

REVIEW – PRODUTO e Local: Este equipamento foi enviado pela NAUTIKA que confiou no know-how do MaCamp para testar seus produtos na seção de Reviews. Os testes foram feitos em um camping no Estado do Rio de Janeiro.

 

 

 

 

 

 

Avatar
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here