review-oi-tv-livre-elsys-macamp
 

Quem acampa sabe que mesmo não dispensando a TV e desejando qualidade total na imagem, não vale a pena um plano por assinatura, pois infelizmente os dias de viagens no decorrer do ano são a grande minoria do tempo. Mesmo planos pré pagos acabam dispensando 30 dias que dificilmente serão utilizados já que a viagem acaba antes. Por este motivo, ao instalarmos e testarmos nossa antena mini parabólica para RV`s, fomos atrás de um plano realmente livre em que pudéssemos contar com os canais de TV aberta sem a necessidade de assinatura ou carregamentos prévios. Descobrimos a OI-TV Livre e prontamente a fabricante ELSYS nos enviou todo o conjunto para uso no camping.

REVIEW: Plano OI-TV LIVRE - Parabólica - sky-macamp-REVIEW: Plano OI-TV LIVRE - Parabólica - sky-macamp-    REVIEW: Plano OI-TV LIVRE - Parabólica - sky-macamp-    REVIEW: Plano OI-TV LIVRE - Parabólica - sky-macamp-REVIEW: Plano OI-TV LIVRE - Parabólica - sky-macamp-

Neste review utilizaremos a própria antena que acompanha o kit, já que não será necessária a instalação de uma antena específica para  veículos de recreação. Apenas fixaremos a mini-parabólica em uma base de madeira para que possa ser montada e posicionada a cada novo destino. (Em breve faremos um review específico sobre a winegard rm-46) (Confira o Review na íntegra)

REVIEW: Plano OI-TV LIVRE - Parabólica - sky-macamp-

A Elsys é a fabricante oficial do decodificador e das antenas que compõem os kits da OI-TV. É uma empresa genuinamente brasileira que também desenvolve diversos outros produtos que convém também ao campismo e caravanismo – exemplo disso é o Link 4g que já fizemos review.

REVIEW: Plano OI-TV LIVRE - Parabólica - sky-macamp-

CANAIS ABERTOS REALMENTE LIVRES

Nossa busca por um plano livre de assinatura se deu pelo fato de, no passado, outra operadora já ter prometido uma modalidade livre, mas que não se consumou. É frequente vermos campistas tendo seus sinais interrompidos e tendo que realizar ligações para reativá-los, não sem antes serem persuadidos a adquirir planos pré-pagos de sinal fechado. Uma vez “livre” queremos ser realmente livres e é exatamente o que o plano da OI-TV LIVRE promete. Aí sim, caso seja de nosso desejo, poderemos adquirir planos pré-pagos para canais fechados onde poderemos desfrutar no período de viagem acampando. O plano em questão abrange os canais de TV aberta que estamos acostumados a assistir em casa, além de outros institucionais que serão listados mais abaixo. Também incluem diversos canais de audio musicais e também rádios conhecidas de diversas localidades. É muito importante revisar as condições para cada cidade de origem do cadastro, pois em algumas não estão disponíveis canais como Globo e canais do grupo Simba (SBT, Record e Rede-TV).

REVIEW: Plano OI-TV LIVRE - Parabólica - sky-macamp-REVIEW: Plano OI-TV LIVRE - Parabólica - sky-macamp-

KIT OI-TV LIVRE

Ao comprar pelo site da Elsys, nosso kit chegou em nosso endereço em poucos dias. São dois volumes, sendo um pequeno contendo a caixa do decodificador, fonte, controle remoto, cabos HDMI e A/V, cartão com Chip e manual. O outro maior contém a antena mini parabólica que no nosso caso é de 60cm, contendo também todos os parafusos, cabo coaxial, LNB, Manual e outras miudezas da instalação. Há possibilidade de se adquirir somente o decodificador ou antena separadamente. Uma grande vantagem que vimos foi do decodificador funcionar em 12V. Desta forma poderemos ligá-lo diretamente na bateria do trailer sem a necessidade de rede externa ou inversor. Outra vantagem é que poderemos ligar a TV principal pelo cabo HDMI e uma TV externa pelo cabo A/V. OBS: Há regiões que demandam o uso de antenas de 75cm ou 90cm, portanto é importante verificar qual a região de origem utiliza, assim como as outras que o campista desejar viajar.

REVIEW: Plano OI-TV LIVRE - Parabólica - sky-macamp-REVIEW: Plano OI-TV LIVRE - Parabólica - sky-macamp-REVIEW: Plano OI-TV LIVRE - Parabólica - sky-macamp-REVIEW: Plano OI-TV LIVRE - Parabólica - sky-macamp-

INSTALAÇÃO DA ANTENA

A antena vem toda desmontada e acompanha um manual bem fácil de entender. Todas as peças vem especificadas. No nosso caso, ao invés de montar em uma parede, fixamos em uma base de madeira para poder ser usada nos campings que visitamos. A vantagem de se usar uma antena “móvel” é que podemos posicioná-la em locais que recebam o sinal do satélite, sem que árvores ou outros obstáculos existam aonde está o trailer ou motor home estacionado. São 20m de cabo coaxial que acompanham o kit – bem suficiente para escolher um ótimo local para a antena. Além do gramado do camping, a antena na base também poderia ser apoiada sobre o teto do trailer. O video que compõe este review leva todo o processo de montagem da antena.

 REVIEW: Plano OI-TV LIVRE - Parabólica - sky-macamp-REVIEW: Plano OI-TV LIVRE - Parabólica - sky-macamp-REVIEW: Plano OI-TV LIVRE - Parabólica - sky-macamp-

É importante registrar que dispensamos qualquer instalação técnica oficial da OI-TV exatamente para poder registrar a realidade do “auto-serviço” – peculiaridade do caravanismo e também pela necessidade de apontar a antena a cada novo destino.

APONTAMENTO

A TV por assinatura por satélite requer um apontamento da mini-parabólica para a fonte de sinal no céu. Quando em casa, uma única vez é suficiente para que tudo funcione, mas no nosso caso de uso no camping, um novo apontamento será necessário a cada destino. Para isto será preciso saber duas informações sobre o posicionamento do satélite que será diferente em cada destino: 1- Azimute (A posição de giro em relação ao Norte Magnético da Terra); 2- Elevação (a inclinação da antena em relação ao solo). Para esta tarefa, existem inúmeros aplicativos de celular que detectam a sua localização pelo GPS e lhe informam os dados do apontamento. Mais fácil que isso será dar uma olhada em volta para ver para onde estão apontando as antenas OI TV mais próximas. Apontada mais ou menos para a localização correta agora é hora de fazer uma “varredura” virando a antena de um lado para outro e de cima para baixo.

Exemplo de aplicativo de apontamento
Informações a partir da localização.

REVIEW: Plano OI-TV LIVRE - Parabólica - sky-macamp-REVIEW: Plano OI-TV LIVRE - Parabólica - sky-macamp-

Esta tarefa é feita com o auxílio do próprio decodificador e do televisor. Na primeira tela de instalação do decoder, após a escolha de algumas configurações como idioma e resolução de tela, já entra no modo de varredura de satélite. Duas barras são exibidas na tela. A princípio a superior (potência de sinal) será a mais indicada para “ler”na varredura. Para facilitar o trabalho, um som é emitido pelo auto-falante onde a intermitência dos “bips” vao se tornando mais curta a medida que o sinal aumenta. Depois de regular buscando a máxima potência, é hora de girar lentamente o LNB na ponta da antena para regular a “qualidade de sinal”. Não é necessário que os níveis estejam no máximo. As barras indicam cores vermelha, amarela e verde e até mesmo em qualidade vermelha conseguimos abertura dos canais. Mas o correto é atingir o verde. Um símbolo de um cadeado, além de um ponto de exclamação na tela também ajudam neste apontamento. Após encontrada a posição correta da antena é hora de apertar os parafusos para que esta não se movimente mais.

REVIEW: Plano OI-TV LIVRE - Parabólica - sky-macamp-

PRIMEIROS PASSOS DA CONTRATAÇÃO

Após a confirmação do apontamento da antena, é hora de aguardar que os canais abram automaticamente no decodificador. Para o primeiro uso, será necessário realizar o cadastro do cliente e também a confirmação do plano a ser utilizado na OI-TV. No nosso caso telefonamos para a própria central de atendimento da ELSYS que pode intermediar este processo. Conseguimos na segunda ligação, pois a primeira foi conturbada. Primeiramente o cadastro é feito no nome do assinante munido de seus documentos e endereço de residência. É importante salientar que os canais estarão disponíveis nos seus destinos, sempre os mesmos da sua residência, incluindo limitações e programações locais e regionais. Depois do cadastro, será o momento de fazer a escolha do plano. Escolhemos o nosso plano Livre e a operadora nos ofereceu algumas opções de pacotes pagos nas modalidades pré e pós, sendo que optamos por não aceitar nenhum. Mesmo assim nos foi concedido um período de um mês de canais liberados, além da possibilidade de contratarmos planos pré-pagos no momento que desejarmos. Isto é perfeito para viagens de férias, com crianças ou mesmo em épocas de copa, olimpíadas e outros eventos que poderão ser assistidos aonde estivermos.

REVIEW: Plano OI-TV LIVRE - Parabólica - sky-macamp-

Escolha feita, foi só ligar o decodificador e aguardar que os canais abrissem. Ali estavam os canais abertos prometidos e mais uma vasta gama de canais fechados em regime de degustação.

REVIEW: Plano OI-TV LIVRE - Parabólica - sky-macamp-
Canal vitrine

OPERANDO O DECODIFICADOR

A operação do decodificador é bem simples. O tamanho do aparelhinho também nos agradou muito, já que no trailer o espaço é pequeno. Com o tamanho reduzido pudemos instalar o decodificados escondido atrás da TV. Sim, o controle remoto tem alcance pleno ali e como não existe qualquer display não fará falta. A operação é fácil com um mini guia na tela que lista os canais e suas programações. Há também dois canais de vitrine em uma estrutura chamada “mosaico”. O menu também possui poucas configurações técnicas, o que torna tudo muito prático. Há opções de controle parental de bloqueio de canais ou então pela idade da classificação indicativa que as emissoras dispõem no guia de programação. Há também o cadastro de canais favoritos, o que torna o acesso mais prazeroso, já que no plano “livre” há muitas emissoras que não fazem parte de nossa predileção.

REVIEW: Plano OI-TV LIVRE - Parabólica - sky-macamp-

REVIEW: Plano OI-TV LIVRE - Parabólica - sky-macamp-
Guia de programação dos canais na tela
REVIEW: Plano OI-TV LIVRE - Parabólica - sky-macamp-
Exemplo do “mini guia” que leva todas as informações do programa que está passando naquele canal.

REVIEW: Plano OI-TV LIVRE - Parabólica - sky-macamp- REVIEW: Plano OI-TV LIVRE - Parabólica - sky-macamp-

CONEXÕES E MEDIDAS DO DECODIFICADOR

Apesar de bem pequeno e simples o decodificador oferece boa gama de conexões. O plug 12V é bem universal o que facilita a adaptação para a ligação direto na bateria. Existe a entrada coaxial de rosca para a antena, Saída HDMI que transfere audio e video em alta definição, Saída A/V (Audio e Video) RCA estéreo, Cabo de Rede RJ-45 e Entrada USB para espetar um pen drive, já que o aparelho oferece opção de gravação. A má notícia é que a operadora só libera o recurso mediante uma mensalidade de R$ 10,00/mês em clientes que possuam um plano de canais fechados. Medidas: 25,5cm de largura, 4,5cm de altura e 11,3cm de profundidade. (Plugs irão aumentar a profundidade em mais 5cm). O legal de ter dois tipos de saídas de audio e video é que podemos usar a A/V (RCA) para levar o mesmo canal que é assistido na TV principal para uma outra TV (externa, por exemplo).

REVIEW: Plano OI-TV LIVRE - Parabólica - sky-macamp- REVIEW: Plano OI-TV LIVRE - Parabólica - sky-macamp-

REVIEW: Plano OI-TV LIVRE - Parabólica - sky-macamp- REVIEW: Plano OI-TV LIVRE - Parabólica - sky-macamp- REVIEW: Plano OI-TV LIVRE - Parabólica - sky-macamp- REVIEW: Plano OI-TV LIVRE - Parabólica - sky-macamp- REVIEW: Plano OI-TV LIVRE - Parabólica - sky-macamp- REVIEW: Plano OI-TV LIVRE - Parabólica - sky-macamp-

DETALHES DA OPERADORA

Na data deste review, as seguintes emissoras abaixo faziam parte do plano livre, sendo alguns canais em HD e outros em SD. É importante sempre consultar a OI-TV da disponibilidade de certos canais na região que você mora, pois as vezes não são disponíveis. No caso do Estado de São Paulo e de outros, a Globo não pega, assim como a rede “Simba” que engloba SBT, Record e Rede TV.

* Exemplo: A Rede Globo não é disponível para o Estado de São Paulo e os canais Simba (SBT, RECORD E REDE-TV) não abrem na Capital e Grande São Paulo. Consulte a disponibilidade aqui.

REVIEW: Plano OI-TV LIVRE - Parabólica - sky-macamp-

CONCLUSÃO: Nossa meta foi 100% atendida. Temos TV de alta qualidade para todos os lugares que visitarmos e sem que tenhamos que pagar assinaturas mensais. A aparelhagem ficará toda instalada no trailer, inclusive a antena que ainda iremos apresentar (específica para RV`s), apesar de podermos levar a nossa parabólica do Kit desmontada. Sem prática, perdemos poucos minutos até achar a posição de apontamento, o que certamente ainda melhorará com o tempo. Podemos assinar pacotes pré-pagos caso nossa viagem seja longa ou haja eventos especiais durante este período.

ANTENA: Após a instalação com sucesso do KIT OI TV LIVRE da Elsys, testamos o plano e decodificador com a antena Winegard DM-46 específica para trailers e motor homes. Confira o Review na íntegra. O fato da antena Winegard ser de 45cm, há redução de intensidade de sinal, podendo alguns canais – dependendo de sua frequência – não abrirem. No Kit original com antena de 60cm – objeto deste review – Tudo sempre pegou normalmente.

REVIEW: Plano OI-TV LIVRE - Parabólica - sky-macamp-
Iremos testar com a antena importada Winegard DM-46

CARACTERÍSTICAS (fornecidas): QUALIDADE – Som e imagem 100% digitais – Alta definição nos canais HD – Saída HDMI – Audio Digital Dolby Digital Plus FUNCIONALIDADES – Closed Caption – Guia de Programação – Reserva de Programa – Controle de Censura ECONOMIA Pacote Oi TV Livre HD sem mensalidade com mais de 60 canais: Clique aqui para consultar todos os canais disponíveis e valores. PRATICIDADE – Controle Remoto Compacto OPORTUNIDADE – Ganhe um mês de degustação do pacote Oi TV Mix HD ao assinar o pacote sem assinatura. GARANTIA – Um ano de garantia Elsys

Preço: Na data deste review, o kit OI LIVRE era vendido no site oficial por R$ 639,00 com pagamento em até 10x sem juros + frete.

PLUS “NA CONTA”: Apesar de ser livre, de tempos em tempos (quatro em quatro meses em média) a OI-TV nos liga insistindo em contratar pacotes de canais fechados em planos pré-pagos e pós-pagos.

REVIEW – PRODUTO E LOCAL: Este equipamento foi enviado pela ELSYS que confiou no know-how do MaCamp para testar seus produtos na seção de Reviews. Os testes e fotos foram realizados em Campos do Jordão-SP, Santo Antônio do Pinhal-SP, Paraty-RJ, Gramado-RS, Torres-RS, Barra Velha-SC, São Paulo-SP e Ubatuba-SP.


 

Avatar
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here