Publicidade:
 

Finalmente, as pequenas antenas parabólicas da banda Ku estão realmente livres para os canais abertos. Após anos de dependência de TVs por assinatura para poder assistir aos canais, inclusive os locais, os novos receptores da TV aberta estão chegando ao mercado. Eles podem ser utilizados tanto nas antenas automáticas embarcadas quanto nas antenas comuns das operadoras Sky, Vivo, Oi e tantas outras. A AQUÁRIO lançou um receptor para esta função que iremos testar por aqui.

REALMENTE LIVRE: Até o ano passado, algumas operadoras lançaram planos “livres” no mercado, mas esses planos não eram realmente como o termo prometia. Algumas empresas comercializaram receptores prometendo acesso aos canais abertos sem a necessidade de pagar uma assinatura. No entanto, essa situação não durou muito tempo, pois os clientes foram posteriormente obrigados a assinar algum tipo de plano, mesmo que fosse pré-pago, para terem acesso aos canais prometidos. Agora, a situação é diferente. Isso ocorre porque o sistema da antena parabólica tradicional migrou para a banda Ku, a mesma utilizada pelas operadoras de TV por assinatura.

Publicidade:

A ANTENA PARABÓLICA TRADICIONAL: Com a chegada da tecnologia 5G para celulares, as frequências utilizadas por essa tecnologia poderiam causar interferências nas frequências da televisão via satélite. Por esta razão, todo o sistema brasileiro da popular “parabólica” passou a ser transmitida para a chamada banda Ku, das pequenas parabólicas de 60 e 90cm. Essa mudança obriga os antigos usuários a trocarem seus receptores, o que levou o governo a criar um programa para distribuir kits para famílias de baixa renda, custeados pelos leilões do 5G. As antigas antenas parabólicas podem continuar sendo utilizadas no novo sistema, mas é necessário substituir o LNB no braço da antena para garantir o correto funcionamento.

ANTENAS EMBARCADAS: Como sabemos, muitos motor homes e trailers de todo o Brasil são equipados com antenas embarcadas. Parabólicas que contam com sistemas manuais ou automáticos que apontam e elevam a antena internamente de forma prática. Aqui mesmo no MaCamp realizamos o review do modelo DM-46 da Winegard em 2017. A possibilidade de se ver livre das operadoras pagas para assistir jornal, novelas, desenhos e esportes de forma liberada e gratuita dará uma função ainda maior para as pequenas antenas.

RECEPTOR AQUÁRIO DE SINAL SAT BANDA KU: A AQUÁRIO, especialista em equipamentos de telecomunicação e antenas, lançou no mercado este ano o seu modelo “SAT BOX” que possui dentre diversos predicados, a entrada da fonte externa em 12V, o que facilita para um uso embarcado. A caixinha super pequena possui saídas de HDMI e A/V e ambos os cabos acompanham o produto permitindo que utilizemos para aquela TV externa para repetir a programação. Também oferece uma porta USB para plugar aquele PEN DRIVE que servirá para atualizar o firmware do receptor, como também para GRAVAR PROGRAMAS ou assistir a filmes gravados ali. A AQUÁRIO, sempre respeitando o know how do MaCamp, enviou um kit de receptor + antena para REVIEW.

UNBOXING: Chegando sempre por transportadora, os produtos estavam todos dentro da caixa principal da antena, incluindo a caixa do receptor que pode ser vendido separadamente. Nós mesmos nem precisaríamos da antena, já que nosso maior objetivo é fazê-lo funcionar na Winegard DM-46, mas também testaremos a diferença da nova antena, já que a nossa instalada no trailer é de prato de 45cm. Além da antena toda desmontada com seus componentes e kit de parafusos, também estavam lá o rolo de 15m de cabo coaxial e o LNB.

SOBRE O RECEPTOR: Ele é agradavelmente pequeno e leve. Isto faz enorme diferença para quem deseja aplicá-lo num trailer. Pouco mais de 10 centímetros são suas medidas quadráticas, sendo que sua altura é de apenas 3cm. Cabendo atrás de qualquer TV, sobra espaço atrás da nossa que é pequena de 14 polegadas que demanda uma inclinação grande pra não perder visibilidade. Ele tem bastante ventilação na parte de baixo e nas duas laterais com pezinhos de borracha antiderrapantes que já mantém o aparelho com aquela ventilação inferior livre. Possui cinco conexões, sendo elas o pino de rosca do cabo coaxial da antena, o plug 12V padrão e mais comum encontrado, Porta HDMI que leva audio e video em alta resolução, conector P3 para saída A/V e, na lateral, uma porta USB. Mesmo super pequeno, possui gama de botões na parte superior com as funções básicas, para que, na falta do controle remoto, se possa operar o liga/desliga, canais e volume para cima e para baixo.

A FONTE DE ALIMENTAÇÃO: Uma boa vantagem da adaptação desde modelo de receptor no nosso universo campista e caravanista é que mesmo com o aparelho sendo acompanhado de uma fonte 110V/220V, ela transforma para 12V que pode ser alimentado direto da bateria. Sim, sabemos que a bateria sendo carregada, pode variar de 11V a 15V, porém tanto este receptor (até agora) como todos os modems da AQUÁRIO que já testamos e usamos nunca apresentaram qualquer defeito desta natureza. Dispensando inversor, temos inclusive estes aparelhos sempre ligados, mesmo quando pisca, falta luz ou desconectamos da rede. Para ser utilizado, poderá ser necessário cortar o cabo da fonte para aproveitar o plug de entrada ou então utilizar um cabo 12V de padrão “isqueiro” com o mesmo plug na outra ponta, o que é bem fácil de encontrar. No nosso caso nem mexemos na fonte original, já que tínhamos sobras deste plug que, inclusive, já era disposto ali no local da TV para o receptor antigo.

SUBSTITUINDO OS APARELHOS ANTIGOS: Um belo alívio na nossa “gambiarra”. Na ocasião que instalamos a antena parabólica no trailer, fizemos uma ligação de dois receptores diferentes, sendo um da OI TV que gerou um review na ocasião e outro de um plano pré-pago agregado da Sky. Ambos já sem uso devido cancelamento dos serviços. Além do receptor da OI ser enorme, ali haviam cabos adaptadores para juntar os sinais de entrada e saída de ambos. Tudo agora pôde ser retirado para um único aparelho enxuto.

INSTALANDO DENTRO DO TRAILER: Com espaço sobrando atrás da TV, fixamos o aparelhinho com uma distância extra não só pra garantir o máximo de ventilação, como também para termos acesso à porta USB de forma fácil. Plugamos o conector de 12V que era o mesmo do anterior, além do cabo coaxial de rosca. Também plugamos os dois cabos de saída, já que para a TV utilizaremos o HDMI e o cabo AV (padrão antigo) será enviado para uma TV externa. Na porta USB plugamos um velho pen drive com 4GB para testar, com um vídeo e algumas fotos gravadas nele.

LIGANDO NA ANTENA WINEGARD: Apesar de diversas aplicações até hoje, sempre nos paira a dúvida de se a antena de prato de 45cm vai funcionar. É claro que quando perguntamos a técnicos e fabricantes, sempre ouvimos que não. Porém a praticidade da anteninha de 45cm não tem preço. Então conectamos a mesma no nosso Sat Box da AQUÁRIO e iniciamos o apontamento. Apesar da taxa e nível não chegarem ao patamar da antena de 60cm, os canais abriram com excelência e não passamos por nenhum travamento durante o uso até aqui. Portanto, antenas de 45cm tanto Winegard como as antigas externas que são muito procuradas pelos campistas, funcionam muito bem pelo menos aqui no sudeste. É possível que ao subir em direção ao Norte/Nordeste esta capacidade diminua.

POSICIONADO FORA DO TRAILER / MOTOR HOME: Neste ponto não há segredos. Quem não deseja investir em uma antena embarcada ou mesmo prefere ter uma antena comum para o caso de estacionar sob sombras, a antena da AQUÁRIO ou qualquer outra será de uso tranquilo após apontada. Em relação à nossa Winegard DM46, o nível de sinal e taxa aumentaram com a antena externa original, já que esta é de 60cm de prato contra os 45 da Winegard. É comum para quem usa externamente, fazer uma base de madeira já com pontos de fixação de espeques ou estacas onde a antena ficará firme durante a estada no camping. Desta forma também é necessário estender o cabo coaxial e entrar com o mesmo em algum ponto do RV até a TV e por esta  razão que gostamos da praticidade e minimalismo da antena embarcada Winegard.

PROCESSO DE MONTAGEM DA ANTENA EXTERNA

APONTAMENTO DA ANTENA AO SATÉLITE: O satélite mais comum e sugerido pela AQUÁRIO (e pelas demais marcas) é o velho e bom StarOne D2. De alta órbita e geoestacionário, foi lançado pela Embratel e substituiu o Antigo StarOneC2 e já está preparado para o 4K. Orbitando no 70W pode ser achado e apontado utilizando um aplicativo livre para celulares que indicará as coordenadas a cada novo local que a gente estiver. São basicamente três regulagens, sendo as que mais variam são o ângulo de inclinação da antena e o azimute do plano horizontal. O terceiro será o ângulo de rotação no LNB, que se faz muito importante, mas que não variará muito nas próximas paragens. É bom lembrar que a velha técnica de olhar para outras antenas próximas provavelmente não servirá neste caso, já que o satélite da TV aberta é bem diferente dos das TV’s por assinatura. Depois de apontada, enquanto utilizamos a configuração em tela do receptor para monitorar o sinal, foi a hora de fazer o cadastramento dele no sistema brasileiro de canais abertos da parabólica a fim de liberar os sinais regionais da Globo, SBT e Band. Depois com os canais já liberados, foi apenas sair usando o receptor. Aproveitamos também para configurar o controle remoto com os comandos básicos da nossa TV, uma função muito útil. Alguns desses passos estão detalhados nos próximos parágrafos desta reportagem.

CONFIGURAÇÃO INICIAL E REGISTRO DE LOCAL: Como algumas emissoras como Globo, SBT e Band possuem transmissões regionais e afiliadas locais, a fonte destas dependerá de onde você registrar o seu receptor. Apesar de morarmos no Estado do Rio de Janeiro, moramos por mais de 35 anos em São Paulo-SP, nos acostumando com a programação local. Além disso, quando não estivermos viajando, já assistimos estas emissoras com programação do Estado do RJ, portanto teremos a opção de escolha, principalmente para jornalismo e jogos de futebol. Então, antes de você registrar o local preferido, leve em consideração qual a programação que vai querer assistir quando estiver viajando pelo Brasil e Mercossul. É possível trocar de região, mas apenas 60 dias após o registro anterior.

CONTROLE REMOTO UNIVERSAL: O controle remoto que opera o receptor da AQUÁRIO possui, além dos botões das suas próprias operações, um conjunto de funções básicas para comandar as da sua TV. Assim, é possível ligar/desligar, subir e descer o volume e operar as funções de entrada da TV, como “AR”, HDMI, AV, USB e Etc. Para programar o controle é super simples, bastando manter pressionada a tecla SET do controle do receptor até que o LED acenda forte e vermelho. Aí é o momento de posicionar o controle da TV em sua frente, mais ou menos a 5cm um do outro. Aí é só pressionar o botão desejado do controle do receptor onde o led irá começar a piscar aguardando que se pressione o botão correspondente do controle da TV. O LED indicará que ele “aprendeu” o código, podendo passar para as próximas funções. Não leva mais do que dois minutos para fazer esta configuração que poderá ser refeita sempre que desejar ou trocar de TV. Ao final do cadastramento, aperta-se SET novamente para finalizar. No nosso caso funcionou perfeitamente. Para nós só faltou uma tecla a mais para que pudéssemos configurar a função “seta”, já que nossa TV em particular não alterna as entradas apenas através da única tecla “input”. De qualquer maneira, uma vez na entrada HDMI, não precisamos mais do controle da TV para ligá-la e aumentar ou diminuir o volume, enquanto o resto é tudo operado no receptor.

USANDO: O uso é bastante tranquilo. O ponto de destaque é mesmo a velocidade boa que o receptor trabalha, sem atrasos ou travas na operação. A troca de canais é precisa e com um delay bastante aceitável em um sistema digital que pode ser configurado entre um intervalo de tela preta ou congelamento da mesma. Preferimos a primeira. O aplicativo de apontamento também funcionou bem e possui opção de “beep”. O sistema de gravação também trabalha sem falhas e se pudermos apontar alguma falta, seria mesmo mais um botão coringa na área da TV no controle remoto e também uma opção no mesmo, de navegação dos canais favoritos, já que o sistema não possui forma de renumerar os canais para organizar os preferidos. Para nós abriram mais de 50 canais, sendo a maioria religiosos ou culturais, mas todos os canais abertos comuns que existem pelo Brasil abrem normalmente, com destaque para as regionais SBT, Globo, Record e Band, que geralmente possuem restrições (que são facilmente dribladas pelo registro) e também para canais interessantes que só pegam em um Estado, como por exemplo a TV Cultura com rica programação infantil. Canais importantes de notícias estão presentes, como Jovem Pan News, Record News e CNN.

GRAVAÇÃO: Para os primeiros testes, plugamos um PEN Drive de 4Gb. Nele havia um pequeno video Mp4 e 5 fotos jpg para testes. Como a TV também tem função de ler vídeos e imagens, concentramos a função USB do receptor para a gravação da programação da TV. De qualquer maneira, testamos o player do receptor e tanto as fotos quanto o vídeo rodaram normalmente, podendo dispensar funções “SMART” na sua televisão. Já para a função PVR de gravação, pode ser feita de três maneiras. A primeira é a mais simples, que durante a exibição de qualquer canal, é possível gravar apertando a tecla REC. O segundo modo é a programação, onde é possível escolher dia, hora e canal para gravar um programa específico ou através da guia de programação que dependerá da disponibilidade de cada canal. Caso esteja a grade de programas, é só escolher qual deseja que seja gravado no Pen Drive ou HD externa. O terceiro modo é a função “pausar ao vivo”, onde, ao pressionar a tecla “pause” durante um programa da TV, ela congela a imagem e passa a gravar a partir daquele ponto para que se possa assistir com calma e interrupções. No caso do nosso pequeno e velho PEN Drive de 4Gb, ele foi suficiente para gravar 3h e 20 minutos, o que se fez bastante suficiente para uma era que nem temos mais este costume de gravar. Uma coisa bastante interessante é que o pen drive formatado para trabalhar no receptor da AQUÁRIO não ficou inutilizado para outras funções. Plugando-o no computador pudemos visualizar os arquivos e até mesmo gravar vídeos e fotos ali.

VISUALIZANDO FOTOS E VÍDEOS NO PEN DRIVE

INTERFACES DE CONEXÃO: A principal conexão do receptor com a TV é mesmo o cabo e interface HDMI. Isto porque o aparelho trabalha até os 1080p de resolução, onde somente esta porta pode transmiti-la. Porém para quem quer usar uma TV mais antiga, existe a velha conexão AV, de plugs RCA. Este cabo também acompanha o produto e no nosso caso, utilizamos em paralelo para mandar o mesmo sinal sintonizado no aparelhinho para uma TV externa no trailer. Ela é velhinha. Ligado na TV comum, é mais do que nítida a diferença de qualidade de video de ambas, mas para o nosso uso externo em uma TV que sequer possui uma resolução boa, quebra o galho para acompanhar algum programa ou esporte que esteja entretendo o espaço da varanda.

LNB DA ANTENA: O sistema utiliza o LNBF universal do sistema KU. No caso da nossa antena embarcada, sequer mudamos o mesmo que utilizávamos para as operadoras pagas e funcionou redondo. Ali dentro desta peça estão dois pinos em posição cruzada que captam os sinais que são captados pela parabólica e “aglutinados” no foco da sua curvatura que é exatamente onde está posicionado o LNBf. Ele tem ali um sistema amplificador e filtro para mandar ao receptor um sinal mais limpo e amplificado para que seja decodificado. Os LNBs utilizados por auqi trabalham numa faixa de frequência de 10.7 a 12.75 GHz na entrada e 950 a 2150 MHz na saída. O modelo da AQUÁRIO, o DTH-01 declara 60dB de ganho. O modelo que acompanha a antena é monoponto, mas existe o modelo para duas saídas de cabo coaxial para que dois receptores sintonizem diferentes canais ao mesmo tempo na mesma antena. Em outras marcas, existem modelos de quatro ou até mais saídas.

FUNÇÃO RÁDIO: Além dos canais de TV aberta, o receptor também sintoniza diversas rádios brasileiras. O que pode parecer bobagem, pode ser uma fonte bacana de notícias e músicas em locais que visitamos no meio no nada. Dentre outras, rádios bastante conhecidas estão na lista que certamente aumentará com o tempo.

CONSUMO: O aparelhinho pede 1A, o que quer dizer no máximo, mas não deve passar dos 400mA em estado normal. Ele não esquenta, o que é bom para a sua vida útil, mas também significa que não está perdendo energia em calor, algo que é vital para um veículo de recreação.

MANUAL DE INSTRUÇÕES: O Manual de instruções segue a tendência mundial de ser extremamente simples e resumido. Ali temos algumas pontuações de cuidados e segurança, um guia rápido de conexões dos cabos, da configuração inicial dos canais, um bom guia ilustrado das funções do controle remoto e que inclui a forma de “parear” com o controle da TV. Ademais, especificações técnicas, termos de uso e informações de garantia.

CONCLUSÃO: Por mais que a internet e o streaming estejam tomando nosso consumo, a TV será sempre presente na vida dos brasileiros. Principalmente para quem viajam onde a internet ainda é limitada para baixar vídeos e filmes, a TV pode trazer programações jornalísticas e esportivas ao vivo que sempre serão relevantes. Para nós que viajamos, também é interessante assistir a jornais locais que trazem até mesmo programações culturais interessantes para o turismo. Por isso mantemos na mesma TV nossa Antena de sinal aberto. No nosso caso, nossa antena parabólica da Winegard no trailer estava ociosa, exatamente porque não fazia mais sentido pagar por um plano de TV por assinatura, ainda mais para usar apenas em viagens. Já com o receptor que não nos traz nenhum custo adicional, temos mais de 50 canais abertos que suprirão qualquer necessidade de assistir TV ou algum evento importante com toda a praticidade da DM-46 e da alimentação 12V da TV e Receptor sem a necessidade de energia elétrica em qualquer lugar. Em tempo, o receptor da aquário possui um sistema parental muito interessante que pode ser limitado integralmente por canais ou então escolhendo a idade limite no menu. De acordo com a faixa  de classificação indicativa de cada programa que consta na programação digital, o receptor bloqueará a imagem.

NÃO CAIA NO PAPO DAS OPERADORAS PAGAS: Com toda esta liberação da TV aberta ao público através dos receptores populares, o que as operadoras pagas bloquearam por anos a fio, agora vira tendência de serem liberados para poderem vender as opções de canais fechados alternativamente. Mas é importante lembrar, que mesmo quando podiam, todas as operadoras se valeram desta “exclusividade” da antena compacta para vender o sinal. Algumas delas também chegaram a lançar modalidades “livres” com canais abertos liberados em troca da compra do kit com receptor, mas pouco tempo depois já bloqueavam, consignando a liberação em recadastros ou mesmo pagamentos pré pagos. Este movimento não foi nada bacana e por esta razão, nós cancelamos nossos planos para nunca mais fazer uso deles. É bom lembrar que, após todas cancelarem as modalidades livres prometidas, agora com a abertura do sinal na banda Ku, todas vêm novamente ao mercado oferecendo como “benefício” os canais que já são públicos com receptores como este que estamos testando.

CARACTERÍSTICAS: Código: DTH-9000; Processador: FHD 2000 DMIPS Secure SOC with HEVC; Memória RAM: 256MB DDR3; Memória Flash: 16MB; Resolução: 480i, 576i, 720p@50, 1080i@60 e 1080p@50Hz; Formato do vídeo: PAL-M/NTSC; Compatível: Com formatos de vídeo de alta qualidade H.264 e H.265; Alimentação: Fonte Bivolt; Conexões: Conector RCA1 x HDMI tipo A/1 x USB 2.0 Tipo A; Acessórios: Acompanha Cabo HDMI/RCA/PILHA; Peso do produto: 130g; Medidas do produto: 10,6cm x 10,5cm x 3cm; Peso da embalagem com o produto: 456g; Medidas da embalagem: 203 x 145 x 51mm

PREÇO: Na ocasião deste review o preço na LOJA OFICIAL DA AQUÁRIO era de R$ 319,90 em até 12X para o só o receptor ou R$ 499,90 em até 12X para o kit completo do receptor + antena + cabo. Já em revendedores pela internet o preço pode ser menor (chegamos a encontrar nesta data por R$ 224,91).

ONDE COMPRAR: Nos milhares de sites e lojas físicas pelo Brasil ou na loja virtual própria da AQUÁRIO.

REVIEW – PRODUTO: Este equipamento foi enviado pela AQUÁRIO que confiou no know-how do MaCamp para testar seus produtos na seção de Reviews. Testes foram feitos com aplicação em um trailer KG-330 com antena embarcada e em um Motor Home com a antena fixa original numa propriedade rural em Paraty. Será utilizado em viagens por todo o Brasil.

 

 

 

 

 

Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

4 COMENTÁRIOS

    • Olá adão. Não somos distribuidores. Apenas testamos e desenvolvemos os produtos para o mercado de campismo e caravanismo. MAs você pode procurar o pessoal da aquário

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!