Acervo Karmann Ghia (Manual não Oficial) >> Por Eneias Polini
Os trailers com mais de 750 kg devem contar com freios. Estes freios são essenciais para a segurança quando um veículo transporta um trailer, porque se o veículo trator frear e seu trailer não possuir um sistema de freios próprio, ele (o trailer), com sua própria inércia, empurraria o veículo trator. Isto aconteceria porque ambos estariam circulando previamente na mesma velocidade. Portanto, existiria uma diferença de velocidade em relação à massa do trailer que pode superar a capacidade de frenagem do veículo trator. No mínimo prolongaria as distâncias de frenagem de maneira significativa. A força da inércia é gerada pela tendência do trailer em continuar com a velocidade que tinha.
Para evitar este “empurrão” e outros possíveis descontroles são utilizados (e assim é exigido pela legislação em vigor) freios de tipo inercial para reboques acima de 750 kg. Os freios inerciais agem quando se diminui a velocidade do veículo trator. O “empurrão” gerado pelo trailer é que atuará na bomba de freio instalada sobre a lança, produzindo uma frenagem eficazmente proporcional sem chegar ao travamento das rodas.
Este sistema de freio (inercial) é acionado com movimento para frente. Para dar ré (manobras de estacionar o trailer), este sistema permite que automaticamente se desbloqueie sem necessidade de colocar travas para imobilizar o amortecedor dianteiro. Este amortecedor de dupla ação serve para amenizar os “trancos” das arrancadas e freadas, por isso é de suma importância que os freios estejam bem regulados para que este conjunto atue corretamente.